Saiba como ser mais assertivo com e-mail marketing
Com o e-mail marketing ou em qualquer outra estratégia de marketing digital, é de grande importância trabalhar a assertividade em prol de melhorias contínuas.
Afinal, é preciso acompanhar as tendências, principalmente, em relação às mudanças no comportamento dos consumidores, o que envolve a importância do valor nas relações.
Esse valor pode ser empregado, justamente, por meio da assertividade ao alinhar fatores, como conteúdos mais enriquecedores, personalizados e enviados de uma forma mais ágil.
Para compreender como melhores resultados podem ser obtidos por meio do e-mail marketing, é interessante abordar alguns conceitos básicos sobre essa tática, principalmente, sobre seu papel nas estratégias.
Qual é a importância de usar o e-mail marketing?
Um dos pontos de maior destaque ao abordar o e-mail marketing é que se trata de uma ferramenta capaz de estabelecer uma comunicação mais direta com os clientes e consumidores em potencial.
Por esse motivo, além de corresponder a um método tradicional, reúne muitos benefícios, especialmente, em relação à versatilidade, uma vez que sua utilização pode ser para disparar e-mails dos seguintes tipos:
Novidades sobre a área ou empresa
A chamada “newsletter” corresponde a uma das práticas mais convencionais de e-mails, em que por exemplo, um fornecedor de grama dispara para sua base de contatos, atualizações com uma frequência estabelecida com cuidado.
Essas atualizações podem ser caracterizadas por uma diversidade notável, uma vez que é possível enviar conteúdos, tanto a respeito desse mercado quanto do empreendimento ou destaques do blog.
Atualizações de blogs
Por mais que, anteriormente, a possibilidade de enviar destaques do blog tenha sido abordada, é interessante citar neste ponto que os profissionais de marketing podem ir além.
Por exemplo, uma demolidora de casas pode notificar por meio do e-mail sobre os novos conteúdos do blog, sobre tipos de demolição, os cuidados e como buscar uma empresa de confiança.
É uma forma de estimular o engajamento e elevar o tráfego da plataforma, ao mesmo tempo em que a autoridade da marca é reforçada.
Descontos ou convites
Uma empresa que realiza polimento de mármore e granito está com promoção para esse e outros serviços? Esse é um tipo de conteúdo que pode ser elaborado e disparado por e-mail.
Tanto ofertas quanto convites para eventos, podem ser facilmente promovidos por meio dessa ferramenta.
Ambos exigem precisão nas informações, caso contrário, grandes transtornos podem surgir devido à falta de dados.
A partir de opções como essas, entre outros conteúdos segmentados e de grande valor para audiência, também pode haver grande vantagem em apostar no e-mail marketing para a nutrição de leads.
Para um melhor entendimento, é válido citar que os leads são clientes em potencial, que em algum ponto apresentaram interesse pela marca.
Dicas para obter melhores resultados
Ser assertivo vai muito além de trabalhar a diversidade dos e-mails, é preciso direcionar a atenção para cada etapa da elaboração da estratégia.
Sendo assim, entre as principais dicas que podem ser adotadas, é possível citar:
Tenha consistência na abordagem
Certamente, a relação de uma empresa que aluga caçamba estacionária para entulho com sua audiência é diferenciada com outros setores, o que é comum em qualquer meio no mercado.
Afinal, cada empreendimento, até mesmo os que pertencem ao mesmo segmento, apresentam suas particularidades, principalmente em relação à identidade.
Tendo em vista essa situação, é necessário buscar uma consistência com o seu público, não apenas um contato compatível.
Soma-se a esse cenário a necessidade de buscar proximidade em cada conteúdo, o que pode ser trabalhado por meio da inserção do nome dos contatos nos materiais, além de ressaltar pontos específicos.
Escolha o template com cautela
Nesse tópico, é preciso considerar que a flexibilidade dos e-mails é um dos principais benefícios desse recurso, mas caso não seja executada de maneira adequada, pode ter resultados negativos.
Basta considerar que os materiais podem contar com diferentes elementos gráficos, propostas e textos de tamanhos variados.
De qualquer forma, ao escolher o template, é preciso ter cautela para que seja responsivo, especialmente ao levar em consideração que, hoje em dia, as pessoas acessam e-mails e demais plataformas a partir de dispositivos variados.
Conheça a persona
Para qualquer empresa, ter conhecimento da audiência é imprescindível, principalmente ao considerar que é uma maneira de direcionar de uma forma mais eficaz cada estratégia.
Sendo assim, é algo decisivo para o e-mail marketing, uma vez que a persona corresponde a um perfil semi fictício do cliente ideal.
As marcas, por exemplo, uma empresa que comercializa aquecedor de piscina externo, definem a persona essencialmente para que exista uma melhor compreensão dos clientes e de quais são as melhores soluções.
Nesse contexto também é de grande importância distinguir o conceito de público-alvo com o de persona, sendo que ambos são cruciais para as estratégias.
Enquanto a persona está associada com aspectos como ambições, interesses e dores, o público-alvo tem relação com fatores essencialmente demográficos e socioeconômicos.
Por esse motivo, é muito comum que a persona seja apresentada como uma forma humanizada de compreender o público-alvo, uma vez que mais informações são levantadas.
Saiba usar o CTA
O CTA (Call to Action) corresponde à chamada para ação, sendo um recurso textual ou visual de grande importância não apenas para os e-mails, como também para blogs e sites.
Por exemplo, uma empresa da área de construção pode oferecer dicas sobre a elaboração de um projeto de livraria por meio de um e-book, além de apresentar um call to action para estimular o download.
Essa chamada por ser empregada de diversas maneiras, como por meio de um link. De qualquer forma, é importante que os profissionais identifiquem o call to action mais adequado para o conteúdo de e-mail marketing.
Uma grande dica nesse caso, é: optar por chamadas curtas, mas que sejam persuasivas, especialmente, para reforçar a necessidade de ações imediatas.
Aposte na automação
Imagine que uma raspadora de tacos, ou empresa de qualquer outro setor, necessita de maior praticidade para atender as demandas nas estratégias.
Nesse caso, recorrer a uma ferramenta específica para automação pode ser significativo para alcançar resultados positivos.
Isso se deve ao fato de que, por meio desse tipo de recurso, há possibilidade de integrar diferentes áreas, principalmente, ao se tratar do marketing digital.
Além disso, as ferramentas voltadas para e-mail marketing permitem disparar um número maior de mensagens com a qualidade necessária.
Como captar mais leads?
Conforme abordado, uma das principais maneiras de captar os leads é por meio das landing pages, principalmente, ao considerar que os dados captados podem ser cruciais para uma base de contatos qualificada.
Um dos pontos principais é que as empresas ofereçam opções gratuitas e que agreguem valor para os usuários, o que potencializa as chances de captação.
No entanto, além de oferecer ofertas atrativas, como um e-book com dicas para preservar um sistema de despoeiramento na área industrial, é preciso ter cautela com o tipo de página gerada.
Basicamente, a página deve apresentar apenas os dados cruciais para que o usuário tenha a atitude almejada pela empresa, como compartilhar informações, inscrever-se para receber novidades ou baixar o e-book.
Quando as landing pages estão predominantemente voltadas para a etapa de venda, ou seja, para atingir personas mais preparadas para a compra, o ideal é que recursos gráficos sejam utilizados de forma ainda mais diferenciada para viabilizar o negócio.
Uma vez que a proposta da landing page é identificada, o que, normalmente, gira em torno de um CTA, é preciso que exista atenção em alguns fatores.
Por exemplo, deve-se chamar a atenção das pessoas o mais cedo possível, o que pode ser realizado não apenas com um título e cores atrativas, como também com uma oferta clara.
Uma grande dica para potencializar os resultados é realizar testes com os CTAs, hoje em dia, uma série de ferramentas podem contribuir com a aplicação de chamadas e análises de resultados.
Por mais que o formulário, o CTA e um texto curto sejam os principais elementos, outros recursos podem contribuir com que a empresa expresse sua autoridade na área e trabalhe a confiabilidade com o público.
Algumas das opções que podem ser exploradas são depoimentos de clientes, contador de compartilhamentos e menções na mídia.
Ao detectar que a marca já levou soluções para diversas pessoas, as chances de disponibilizar os dados para obter a oferta são maiores.
Sem dúvidas, ao considerar as informações apresentadas, é possível notar não apenas o potencial do e-mail marketing, como também de uma lista de e-mails bem estruturada.
Por essa razão, além de apostar em landing pages de qualidade, é indispensável construir a própria base de e-mails, especialmente para que a assertividade na elaboração dos conteúdos tenha resultados eficazes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.