O que é Marketing Digital
Marketing Digital é diferente porque reúne conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. Em contraste com o marketing tradicional por envolver o uso diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.
A internet está incorporada à nossa vida de tal maneira que certamente é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Desde coisas simples, como obter o telefone da pizzaria, até coisas complexas, como realizar pesquisas de opinião pública. Ou, ainda, desenvolver um software de gestão de projetos, quase tudo passa pela internet.
Não à toa, é cada vez mais difícil ver as pessoas desconectadas de seus celulares. Porque com a internet ao alcance dos dedos nossa vida já não é mais a mesma com a internet. O mesmo se pode dizer do processo de compra.
É muito comum procurarmos produtos e serviços que queremos na internet. Seja para pesquisar os melhores preços (quando já sabemos o que queremos). Da mesma forma usamos buscar informações sobre determinado produto ou serviço (quando ainda estamos estudando a possibilidade de compra). Ou mesmo descobrir mais sobre um problema que temos (quando ainda nem sabemos qual solução poderá nos ajudar).
A isso tudo chamamos de Marketing Digital. Ou seja, um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.
Década de 90
Surgiu na década de 1990. Desde o início, o Marketing Digital mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. Como resultado o termo tem se tornado mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra. Seja para pesquisarem sobre os produtos, e da mesma forma para realizar as compras em si.
Mas como isso mudou o processo de compra? Bom, basta dizer que, no passado, quase a totalidade de informações que poderíamos obter sobre produtos e serviços estava na mão das empresas que ofereciam essas soluções.
Ou seja: para saber sobre um produto ou serviço, você tinha que ir até o vendedor. Enquanto muito provavelmente ele “puxaria a sardinha” para o lado da empresa em vez de fornecer informação isenta sobre as soluções.
Hoje a internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo. Em números, significa dizer que 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.
Mas, apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócio, já que, cada vez mais, a internet vai fazer parte da vida das pessoas.
Além disso, inclui diversas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, redes sociais, dentre outras, o que aumenta seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores.
Algumas estatísticas que comprovam certamente o seu potencial para crescer:
- O orçamento de mídias digitais deve dobrar nos próximos 5 anos (Fonte: WebDAM.com);
- 87% dos usuários de internet agora possuem um smartphone (Fonte: Global Web Index);
- O Inbound Marketing gera 54% mais Leads que o Outbound Marketing (Fonte: WebDAM.com);
- Marketing de Conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera aproximadamente 3 vezes mais leads (Fonte: Demand Metric);
- Três milhões de anunciantes usam o Facebook para alcançar os seus consumidores (Fonte: AdWeek);
- As empresas B2B que possuem blogs geram 67% mais Leads do que as empresas que não o têm (Fonte: WebDAM.com);
- O Instagram passou a marca de 200 mil anunciantes 5 meses após abrir a sua plataforma de anúncios (Fonte: AdWeek);
- 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais (Fonte: Ironpaper);
- Profissionais de marketing que priorizaram trabalhar com blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo (Fonte:Socialemedia).
Como fazer Marketing Digital
Da mesma forma que existe um grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, existem ainda aquelas estratégias/técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e trazerem normalmente resultados positivos. São elas:
- Marketing de Conteúdo;
- Email Marketing;
- Redes Sociais;
- Otimização de Conversão – CRO;
- Marketing de Busca – SEM.
Na R4 Digital acreditamos que a melhor maneira de chegar ao sucesso é focar no seu negócio ou produto e terceirizar todo o resto, por isso sugerimos que para ter melhores resultados no marketing digital, se esse não for seu expertise contrate uma agência da sua confiança.