O que é Email Marketing?
Email Marketing é toda comunicação via email que acontece entre uma empresa e seus contatos ou clientes. Uma campanha de Email Marketing pode ser desenvolvida em texto ou HTML e conter produtos, promoções, conteúdos etc. Em geral, as mensagens são enviadas com uma ferramenta de disparo de emails.
De acordo com o site Statista, o número de usuários de email ao redor do mundo será de 2,9 bilhões em 2019 — mais de um terço da população.
É provável que o público-alvo da sua empresa esteja entre essas pessoas, certo?
A história do Email Marketing começou no fim da década de 1970. Quando o gerente de marketing da Digital Equipment Corp, Gary Thuerk enviou 400 emails promovendo computadores da companhia. Resultou em 13 milhões de dólares em vendas.
Mas foi nos anos 1990 que a internet massificou o Email Marketing.
Para fazer um Email Marketing efetivo e não acabar na caixa de spam, é importante seguir as boas práticas.
Isso abriu as portas para uma nova forma de comunicação, mas também fez surgir os indesejáveis spams. Por consequência, as regras para proteger os consumidores dessa prática.
Nos anos 2000o quadro mudou. Tornou-se claro que pensar que somente enviar emails, sem pensar no destinatário ou no conteúdo, não era suficiente.
Desde então entendeu-se o que é importante para fazer um Email Marketing efetivo e não acabar na caixa de spam. É fundamnetal seguir as boas práticas.
O surgimento de tecnologias como os smartphones e de novas formas de relacionamento, como as redes sociais, teve impacto também sobre o Email Marketing.
No entanto, independentemente da tecnologia, sabe-se que hoje é importante focar nas necessidades de cada usuário ao receber o email.
Assim, o que iniciou como comunicação de massa desenvolveu-se para uma estratégia de relacionamento com Leads e clientes.
Hoje existem os sistemas de automação de marketing. Eles permitem segmentações avançadas e a análise das mensagens enviadas, em uma abordagem estratégica do Email Marketing.
Vantagens do Email Marketing
Muita gente chegou a dizer que o Email Marketing estava próximo do fim. Por causa do crescimento das mídias sociais, mas não foi o que aconteceu.
Isso porque as pessoas têm o email totalmente incorporado às suas vidas: ele é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na internet. Muitos vão além e são até compulsivos com seu uso, passando o tempo todo com a caixa de email aberta e conferindo cada nova mensagem que chega.
Sem dúvida as redes sociais, por exemplo, são uma ótima forma de espalhar sua mensagem e chegar aos seus clientes. No entanto, esses canais geralmente são encarados com mais informalidade e menos compromisso que o email.
As pessoas não se sentem na obrigação de ver todos os posts na página do Facebook das empresas que seguem, nem de lerem todos os posts publicados nos blogs das suas marcas favoritas.
Além disso, é mais difícil acompanhar todas as atualizações publicadas nas redes sociais. Já os emails são olhados cuidadosamente, em geral todos os dias.
Por mais que todos tenhamos que lidar com alguns spams indesejados, se a pessoa assinou o conteúdo da sua empresa e sabe que é relevante para ela, há uma tendência muito grande de o seu email ser aberto e lido.
Desse modo, usar de forma adequada o Email Marketing é uma arma muito eficiente para manter um relacionamento com as pessoas, sejam elas clientes atuais ou apenas potenciais interessados.
Esse é um ativo que deve ser nutrido com o tempo e explorado com cuidado, mas os resultados valem o esforço.