Redes sociais: como impulsionar a sua marca
É difícil imaginar o mundo sem as redes sociais. Hoje em dia, praticamente todo o mundo está conectado pela internet, trocando mensagens de maneira instantânea, simples e prática.
O Brasil é um dos países que mais utiliza as redes sociais. Cerca de 62% da população brasileira está ativa nas plataformas online, sendo que 58% dos usuários já buscou por algum produto ou serviço na internet.
Entre as redes mais usadas pelos brasileiros, destacam-se o Youtube (60%), o Facebook (59%), o Whatsapp (56%) e o Instagram (40%).
Por essa razão, as redes e as mídias sociais assumem papel de destaque nas estratégias de marketing digital.
As empresas perceberam as potencialidades da internet, visto que 29% dos consumidores têm sua decisão de compra influenciada pelos conteúdos online.
Mas, quais são as vantagens das redes sociais para as empresas?
As redes sociais são importantes canais de comunicação. Podemos encontrar vários assuntos e temáticas por lá, desde dicas para manutenção motor de arranque, com vídeos no Youtube, até uma simples receita de bolo.
Tendo em vista a grande variedade de conteúdo, o público, cada vez mais, se informa por essas plataformas.
Desse modo, as redes sociais aparecem como espaços atrativos para que as empresas tenham visibilidade no mundo digital e, ainda, estejam presentes no dia a dia dos usuários, com possibilidade de atração de um público amplo de clientes.
Sendo assim, grande parte dos empreendimentos está investindo nas redes – desde pequenos negócios, como oficinas que realizam troca de óleo automotivo para carros Toyota, até grandes multinacionais.
Além disso, há muitas outras vantagens das redes sociais para empresas, entre elas:
1 – Consolidação da marca no mercado
Fortalecer a imagem da empresa é uma tarefa que exige planejamento e dedicação.
Por isso, as empresas precisam ter a consciência que a consolidação no mercado não ocorre do dia para a noite, entretanto, existem alternativas atrativas para aumentar o engajamento e, consequentemente, a presença da marca.
As redes sociais são excelentes canais para a consolidação da empresa, pois elas oferecem conteúdos diversificados (fotos, imagens, textos, vídeos, etc.), sendo possível humanizar as publicações.
É por meio da utilização dessas ferramentas, que é possível alcançar muito mais engajamento do público, além, de ganhar em credibilidade.
2 – Interação direta com o público
Pela facilidade na troca de mensagens, as redes sociais se tornaram um canal de interação direta com os usuários.
Dessa maneira, caso um cliente tenha dúvidas sobre as especificações de uma renovação de CNH de outro estado, é possível entrar em contato de maneira simples com a empresa, seja por mensagem no Facebook ou por meio de um WhatsApp corporativo.
Com isso, o público se sente mais informado e contemplado pelos serviços do estabelecimento, o que influencia positivamente na fidelização dos clientes.
Além disso, as conversas podem ser aprofundadas e a empresa pode oferecer produtos/serviços relacionados, como regularização de CNH suspensa, caso perceba a demanda.
3 – Melhor ROI (Retorno sobre Investimento)
Uma das grandes vantagens do marketing para empresas nas redes sociais é o baixo custo de investimento.
Mesmo em campanhas pagas, como anúncios no Facebook, o preço é muito mais econômico, do que em comparação com a publicidade tradicional (propaganda em jornais, revistas e TV).
Como resultado, tem-se melhor ROI, e as empresas podem desfrutar de um significativo aumento da lucratividade.
4 – Informação pelo banco de dados
O banco de dados é um conjunto de informações sobre o usuário. As empresas podem usar disso para orientar suas divulgações de maneira mais assertiva.
Por exemplo, as oficinas de carros podem colher dados de pessoas que procuram por revisão automotiva para viagem e, assim, direcionar anúncios para esse público específico.
O banco de dados colhe muito mais do que o comportamento e as pesquisas dos usuários. Entre dados importantes, temos:
- Localização geográfica;
- Faixa etária;
- Preferências e hobbies;
- Nível de escolaridade;
- Perfil socioeconômico.
Com isso, a empresa pode definir melhor o seu público-alvo e orientar as estratégias de marketing digital para esses usuários.
O resultado é um aumento nas taxas de conversão e maiores possibilidades de concretização de vendas.
Como usar as redes sociais para impulsionar a sua marca
Diante de todas as vantagens das redes sociais para as empresas, não é de se espantar que os empreendimentos estejam concentrando esforços para impulsionar estratégias nessas plataformas.
Sendo assim, separamos algumas dicas que podem ajudar na elaboração de campanhas de marketing digital para as redes sociais, com resultados positivos para as empresas.
Dica 01: Conheça o seu público-alvo
Conforme explicitamos anteriormente, as redes sociais oferecem às empresas informações do banco de dados, sendo possível definir de maneira mais objetiva o público-alvo.
Dessa forma, o seu conteúdo terá o destino correto, ou seja, para o público que, realmente, se interessa pelo assunto.
Ou seja, um usuário que procura por embreagem eletromagnética, provavelmente, tem interesse em automóveis e serviços de carros, além de contar com um poder aquisitivo um pouco mais alto para investimento em melhorias veiculares.
Portanto, o resultado de conversão é maior, se uma oficina divulgar para essa pessoa específica, do que enviar conteúdos aleatórios para um público não-definido.
Dica 02: Humanize o seu conteúdo
Com a proximidade das redes, as empresas não precisam agir como se fossem robôs, até porque isso afasta o público.
Sendo assim, ao criar um conteúdo, anúncio ou divulgação, seja mais humano, use uma linguagem orientada para os seus usuários e perceba quais são as dúvidas, inquietações e necessidades dos clientes.
Por exemplo, quem procura um sombrite para garagem, provavelmente, deseja uma cobertura eficiente, para poupar os veículos estacionados dos efeitos das intempéries.
Nesse sentido, a empresa pode oferecer sombrites de alta resistência, perguntar sobre as especificações da garagem e, assim, mostrar um produto adaptado para o cliente.
Dica 03: Perceba as diferenças entre as redes sociais
Cada rede social possui a sua especificação. O Instagram, por exemplo, tem foco em imagens e conteúdos visuais, por esse motivo, é fundamental investir em fotos bem feitas, edição de imagens e comunicação visual.
Por outro lado, o Facebook permite uma mescla maior de formatos, com textos maiores.
Sendo assim, as empresas precisam conhecer cada uma das redes e orientar campanhas de acordo com as singularidades de cada plataforma.
Pode ser interessante falar sobre primeiro emplacamento moto em um texto corrido, ao invés de tratar o assunto em um infográfico.
No entanto, uma demonstração de produto/serviço pode ter melhor engajamento, se tratada com tutorial em vídeo.
Portanto, as empresas precisam avaliar e planejar com afinco quais conteúdos são direcionados para cada rede.
Outra técnica importante e eficiente, é apostar na união entre plataformas, assim o cliente terá mais de um modo de visualização.
Dica 04: Invista em anúncios pagos
Os anúncios pagos são uma ótima alternativa para as empresas que desejam aumentar a visibilidade no mundo digital.
Eles podem ser orientados de acordo com as preferências do empreendimento, como:
- Aumento no número de curtidas;
- Aumento no número de comentários;
- Aumento nas interações com a página;
- Direcionamento para landing pages;
- Download de materiais relevantes (ebooks);
- Cadastro de usuários em listas de e-mails.
O Facebook tem uma grande capacidade de personalização dos anúncios e, além disso, é possível investir em campanhas integradas com outras redes, como o Instagram.
Dica 05: Tenha uma periodicidade nas postagens
As redes sociais trabalham com algoritmos, que são os responsáveis por avaliar e direcionar os conteúdos.
Quando há uma periodicidade nas postagens, o seu perfil na plataforma ganha mais visibilidade por conta dos algoritmos, o que significa a necessidade de manter uma organização no cronograma de publicações.
O ideal é manter um equilíbrio. Uma quantidade excedente de postagens pode ser considerada spam e, como consequência, há menor engajamento, já que as redes sociais costumam bloquear esses conteúdos.
Por outro lado, a falta de publicações também não é bem vista, ainda mais por usuários que buscam mais informações sobre a empresa nas plataformas online.
Dica 06: Priorize publicações em horários de pico
Cada rede social possui um horário de pico diferente. Por essa razão, é interessante perceber quais são os dias e horas com mais visualizações e interações e, dessa forma, orientar as postagens, conforme o cronograma.
Em geral, intervalos de almoço e após às 18h00 costumam ser os horários de maior audiência, mas isso pode variar de acordo com o conteúdo e rede social.
Sendo assim, a recomendação é construir um banco de informações, por meio da análise de cada uma das postagens, em relação aos dias e horas.
Dica 07: Aproveite as oportunidades do mercado
Assim como a publicidade tradicional, as redes sociais também são orientadas pelas mudanças no mercado.
Por isso, é interessante aproveitar as oportunidades e elaborar anúncios que ofereçam algo aos clientes.
Por exemplo, as épocas de final de ano são ótimas para as promoções como “Black Friday”, compras de Natal e Ano Novo.
Assim, as empresas podem personalizar ofertas e investir em designers para as redes sociais com temáticas relacionadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.