Primeira página do Google. O que fazer para aparecer para seus clientes?
Porque preciso aparecer na primeira página do Google?
Primeira página do Google. Aparecer nas buscas no Google pode ser a diferença entre vender e não vender.
Todos já vimos diversas pesquisas e estatísticas falando sobre como, cada vez mais, aparecer no Google, Yahoo ou qualquer outro meio de pesquisa na internet, já deixou de ser um diferencial de vendas para, já a algum tempo, ser vital para a sobrevivência dos negócios. Seu concorrente está lá, então se você não estiver está perdendo a corrida pelos melhores clientes, e pode estar condenando sua empresa.
Mas afinal, de forma simples e direta, o que podemos fazer para aparecer na primeira página do Google?
Para isso temos dois caminhos, o bom e essencial trabalho de SEO que te faz aparecer nas buscas orgânicas do Google, ou seja, sem precisar pagar pelos anúncios e os anúncios pagos, os famosos links patrocinados.
Sobre o SEO
Existem muitos métodos para desenvolver o SEO do seu site. Destacaremos aqui duas formas principais de trabalhar o SEO de sua empresa, a Tecnologia de Palavras Chaves e O SEO Tradicional.
Na Tecnologia de Palavras Chaves, é usado um mínimo de 30 palavras chaves que são definidas em conjunto entre a agência e o cliente, baseadas nos seus produtos e tipo de buscas, que seus consumidores usam. Neste método, as alterações não são realizadas diretamente no seu site profissional. São desenvolvidas páginas específicas, altamente indexáveis, com as palavras chaves e esse método resulta numa rápida ascensão de algumas dessas palavras chaves, mais ou menos 20% delas, na 1ª página do Google, de forma orgânica, em até três meses.
A grande vantagem desta técnica, principalmente se comparada aos links patrocinados, é que sua empresa aparecerá nas buscas em qualquer momento, sem depender de pagamentos feitos ao Google e, ainda, você não será cobrado cada vez que alguém clicar em suas páginas. Existem pesquisas que apontam que 70 à 95% das pessoas pulam os links patrocinados que aparecem nas primeiras posições na página do Google, e vão direto aos links orgânicos, por considerarem que ali terão uma melhor experiência, e encontraram empresas que estão focadas no assunto da busca.
O ponto negativo deste método é que os resultados duram por pouco tempo após o termino das ações realizadas pela agência, exigindo a permanência no contrato entre esta e o cliente.
SEO Tradicional
Já no SEO Tradicional, as intervenções técnicas são feitas diretamente no seu site. Essas interações englobam diversos aspectos do site como textos, imagens, tempo de carregamento, programação interna, entre outras. Neste método o seu site começará a aparecerá na 1ª página do Google, nas buscas orgânicas, a partir dos 6 meses após as alterações, mas continuará subindo de posição enquanto continuarmos com o processo de interações, além de abranger cada vez mais palavras de busca. Outro aspecto interessante deste método é que os resultados são mais duradouros, mesmo após o encerramento do contrato com a agência seu site continuará a aparecer por meses. Os benefícios são os mesmos da Tecnologia das Palavras Chaves, porém são mais duradouros.
O ponto negativo é o tempo de maturação para perceber os primeiros resultados.
Google Ads (links patrocinados)
O link patrocinado é o sistema em que pagamos o Google para que ele exiba nossos anúncios nas buscas feitas por consumidores, relacionados ao produto. O mais conhecido e utilizado é anúncio por clique. Neste método é imprescindível uma configuração profissional da conta de anúncios, para evitar gastos além do previstos e frustração com os resultados. É bastante comum ouvirmos relatos de pessoas e empresas que anunciaram no Google e não conseguiram bons resultados, às vezes, não conseguem resultado nenhum! Acredite, o barato aqui sai caro. Aqui na R4 Digital, já ouvimos relatos de pessoas que anunciaram por conta própria e além de não conseguirem o resultado esperado, quando chegou a fatura do dos anúncios perceberam que o gasto foi muitas vezes superior ao que haviam planejado.
Mas, quando esses anúncios são feitos e a conta configurada corretamente, o resultado é certo!
Outra grande vantagem é que a sua empresa começa a aparecer imediatamente no Google após o inicio das ações, em alguns casos aparecerá na primeira posição dá página! Como a concorrência é sempre acirrada, contar com um planejamento profissional, com objetivos bem traçados, será a diferença entre ter sucesso ou não.
A desvantagem deste método é que seus anúncios só aparecerão para seus clientes enquanto você estiver pagando.
Os resultados precisam ser mensurados
Em todos os casos os resultados precisam ser mensurados e a agência deve apresenta-los em relatórios periódicos.
Bom, até aqui falamos de duas ferramentas do marketing digital, porém o tal Marketing Digital é muito mais do que isso. O pulo do gato para o crescimento sustentável da sua empresa com aumento de vendas e reconhecimento da marca pelo mercado é a criação de um planejamento estratégico de Marketing Digital.
Este planejamento é, em seu período mínimo de 1 ano, e engloba diversas ferramentas do marketing digital. Nas ações estabelecidas no plano, são usadas ferramentas como as apresentadas anteriormente como também várias outras, incluindo o gerenciamento de redes sociais, disparo de e-mail marketing inteligente e segmentado, criação de conteúdo relevante para mídias sociais e blogs. Para garantir o sucesso do planejamento e das ações, as agências contam com alguma plataforma de gerenciamento que automatiza diversas ações. Existem muitas dessas plataformas no mercado como a RD Stations, ou a HubSpot. Algumas agências utilizam inclusive plataformas próprias, o que pode ou não ser uma boa notícia para seus clientes, sobre isso falaremos em outro post.
Esperamos ter ajudado com essas informações. Para saber mais entre em contato conosco!