Busca orgânica x anúncios – como o SEO pode ajudar seu site?
Na atualidade é muito difícil falar o que é SEO sem falar de posicionamento orgânico e links patrocinados. O SEO é adotado por mais de 69% das empresas, segundo a SEO Trends.
Esses dois modelos de posicionamento tem sua importância e pode ser usados de maneiras diferentes.
Enquanto o posicionamento orgânico é uma estratégia de longo prazo gratuita que atua com fatores como conteúdo e palavras-chave, os anúncios pagos são links em textos ou imagens que ficam em destaque na primeira página dos buscadores rapidamente.
Mesmo esses termos existam há bastante tempo, ainda existem muitas dúvidas em relação o assunto e também sobre as vantagens verdadeiros que cada modalidade pode trazer aos negócios.
Para te ajudar a resolver essa questão, vamos explicar com detalhes o que são e como a busca orgânica e os anúncios podem ajudar as empresas que estão na internet.
O que é posicionamento orgânico?
O posicionamento orgânico, também conhecido como resultados orgânicos são as páginas e links que são exibidos “de forma natural” nos mecanismos de busca como o Bing e Google, por exemplo.
Esse tipo de posicionamento tem como principal objetivo o ranqueamento, posição que um site ocupa na página de resultados dos buscadores.
Para que um conteúdo seja bem ranqueado nessas plataformas, é necessário seguir alguns padrões de posicionamento como: originalidade e qualidade do conteúdo, densidade das palavras-chaves, links internos e externos, otimização de imagens e a autoridade do domínio.
Muitos desses atributos são fundamentais para que uma página ou conteúdo tenha bom posicionamento, tendo em vista o monitoramento e variação dessas características, que são muito trabalhadas pelas empresas que vendem na internet.
Vantagens do posicionamento orgânico
Ter um bom posicionamento nos buscadores é primordial para muitas empresas e acaba sendo a principal meta de negócios. E agora vamos mostrar as principais vantagens da busca orgânica:
Gera resultados a longo prazo
Um dos principais destaques de estar bem posicionado nos buscadores são os resultados gerados de forma constante.
Como exemplo disso é a criação de conteúdos de alto valor e relevância para um público segmentado, gerando leads e futuramente clientes no longo prazo.
Aumenta a autoridade da sua marca
O posicionamento orgânico ajuda no aumento no número de acessos, contatos comerciais e na construção da marca.
Obter bons resultados com a busca orgânica pode gerar maior autoridade e admiração pela empresa e com isso a empresa só ganha.
O que são Links Patrocinados?
Os links patrocinados funcionam por meio da escolha de palavras-chaves estrategicamente pensadas que sejam condizentes com o que as pessoas buscam na internet.
A razão é que o link patrocinado é um anúncio que aparece em destaque nos buscadores com pagamento de um determinado valor para aumentar a visibilidade nos sites de busca e como vender mais.
Dessa forma, os links são exibidos em destaque na página de busca, independente do período no qual a empresa está anunciando.
Vantagens dos links patrocinados
Para quem busca esse tipo de anúncio existem várias vantagens para quem adere aos links patrocinados. Veja agora os benefícios dos links patrocinados que são:
Rápidos resultados
Considerada a principal razão do investimento, a estratégia de anúncios pagos é uma excelente forma de atrair público e clientes para loja virtual na sua busca por produtos ou serviços.
Tráfego qualificado
Boa parte dos clientes que clicam nos anúncios geralmente já efetuaram uma busca específica e se chegaram até a loja virtual é devido ao interesse no seu produto.
Com o aumento no número de acessos na loja é mais provável que esse cliente faça alguma compra por meio da busca paga.
Use o posicionamento dos buscadores para alavancar suas vendas!
Os sites de busca como Bing e Google são grandes oportunidades para as empresas aumentarem a visibilidade e suas vendas.
Se uma empresa estiver na primeira página, significa que ela foi bem avaliada pelos mecanismos de busca.
Todavia, há uma dúvida entre os meios de conseguir um bom posicionamento: investir na busca orgânica ou nos anúncios?
Em ambas as modalidades de buscas os benefícios podem ser grandes para o negócio.
Por um lado, o posicionamento orgânico é uma estratégia a longo prazo que busca usar requisitos como conteúdo de qualidade e autoridade do domínio.
Já o link patrocinado é um método pago que posiciona os produtos a curto prazo por meio de anúncios em destaque.
Portanto, a questão crucial é analisar bem os custos e possivelmente investir nas duas estratégias para não depender apenas de um método.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais, para R4 Digital.