A importância do Marketing Digital para as empresas. Entenda!
O Marketing Digital já é uma realidade há bastante tempo. Portanto cada vez mais se torna importante para empresas, profissionais e clientes. Mas você entende realmente qual é a importância do Marketing Digital?
Esse artigo vai mostrar os pontos que comprovam porque as estratégias de marketing digital são fundamentais para o sucesso de um negócio. Confira!
O cenário do mercado de marketing digital:
- Segundo o IBOPE Media, são mais de 105 milhões de brasileiros na internet.
- O Brasil é o5º país mais conectado no mundo.
- 92% dos usuários utilizam a internet para pesquisar sobre empresas, produtos e serviços antes de realizarem uma compra.
- A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás somente do rádio e da TV.
- Um estudo recente feito pela Accenture revelou porque, em 5 anos, o Marketing Digital será responsável por mais de 75% dos investimentos do setor.
- Também segundo a Accenture, a indústria está caminhando para o mercado digital, mas, gerenciar essas mudanças ainda é a maior barreira para implementação de iniciativas para42% dos CMOs (Chief Marketing Officers) entrevistados.
- Além disso, a pesquisa identificou que 78% dos CMOs concordam que o marketing passará por grandes mudanças nos próximos 5 anos.
Por que devo investir em Marketing Digital?
Primeiro porque o cenário de crescimento da presença digital dos consumidores é fato. Fica evidenciado a importância das marcas estarem presentes neste ambiente. Apesar dessa percepção já ser uma realidade para grandes empresas, ela agora se estende até o pequeno negócio.
Desenvolver a identidade e presença digital de uma empresa é requisito básico para quem quer atuar nesse mercado. Já é fato. Para ter sucesso em suas ações de marketing, a empresa deve conhecer e acompanhar cada passo de seu target. A internet acaba proporcionando uma relação mútua entre a marca e seu público, de uma forma como nunca aconteceu antes.
A oportunidade de entender cada detalhe de sua persona está totalmente ao alcance das empresas. Por isso, é preciso extrair o potencial que o ambiente digital oferece para conquistar e fidelizar os clientes.
Mas como fazer isso?
Antes de udo, para garantir o sucesso em suas estratégias de marketing digital, a empresa precisa desenvolver um planejamento estruturado, com objetivos claros e estratégias aderentes ao mundo online.
Vale ressaltar que a presença digital não se resume a empresa ter um site, uma rede social. Isto é, estar na internet. Ela precisa atuar de forma estratégica, se tornando essencial para o consumidor, ganhando visibilidade e gerando resultados tangíveis para o negócio.
Com um planejamento estratégico bem definido em mãos, e considerando que um dos objetivos seja aumentar a presença da sua marca no ambiente digital, é totalmente indispensável seguir etapas específicas e responder as perguntas a seguir:
Qual é meu objetivo no ambiente digital?
Antes de começar qualquer ação, é indispensável que seja traçado muito bem quais são os objetivos da empresa ao entrar no ambiente digital.
É muito comum a cultura de traçar os objetivos como se fossem “métricas de vaidade” como, por exemplo, ter likes em publicações, acessos ao site e etc.
O objetivo deve ser algo palpável e extremamente mensurável, como:
- Número vendas;
- faturamento;
- números de oportunidades.
Aumentar tráfego do site será uma consequência para atingir uma meta de faturamento, mas não deve ser considerada como o KPI primário.
Qual é a meta? (Curto e longo prazo)
Um piloto não inicia a viagem sem saber para onde está indo!
Antes de iniciar qualquer ação, é necessário ter definido quais são as metas, como serão alcançadas e o que isso refletirá na sua operação.
Metas bem alinhadas ajudam no crescimento do seu negócio. Elas avaliam progressão, indicam o quanto o plano evoluiu e quais atividades ainda são necessárias para alcançar o seu objetivo principal.
Qual será meu ROI estimado?
É necessário compreender que o marketing digital possibilita uma série de oportunidades. No entanto, é necessário que a teoria seja transformada na prática da melhor maneira possível para, posteriormente, colher os bons frutos.
Ao investir no marketing digital as empresas precisam compreender que os frutos não chegarão de forma instantânea. É preciso ter em mente que resultados sólidos só começam a aparecer com o tempo.
Todas as ações devem estar orientadas a um ROI (Return Over Investiment ou retorno sobre o investimento). Para isso é preciso calcular a divisão da receita gerada pelo valor de investimento na ação. Na prática, este cálculo mostra o quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que foi investido.
O cálculo do ROI será extremamente importante para administrar futuros investimentos e nortear futuras ações para otimizar resultados.
Minha equipe está preparada para esta demanda?
Diante do poder oferecido pelo marketing digital, que coloca em contato direto empresa e público alvo, torna-se imprescindível que haja uma equipe atualizada, bem capacitada e eficaz para harmonizar o planejamento e execução.
Para isso, não meça esforços para investir em treinamento e capacitação de seus funcionários. Colaboradores bem capacitados são mais produtivos e trazem melhores resultados.
Qual é o meu target?
Para atingir e se relacionar com seu target é necessário conhecê-lo. Antes de se basear em alguns questionários, saiba que o que é relevante para seu target depende, única e exclusivamente, da natureza do seu negócio.
Convém levar um bom tempo para desenvolver uma persona detalhada, com uma interpretação sensível dos dados. Porque ele fundamentará todo o planejamento.
Para definir o seu público, é aconselhável ter as seguintes informações sobre ele:
- Características sociais, demográficas;
- comportamento de consumo em geral e cultural;
- comportamento específico do mercado;
- concepção do mercado;
- relacionamento com as marcas;
- papel no ciclo de compra.
Quais canais online devo explorar?
É preciso que tenha claro o objetivo da empresa, de nada adianta investir em estratégias que não agregam ao seu crescimento ou fogem do objetivo principal do seu negócio.
Tendo definido o objetivo, o próximo passo é o planejamento de investimento que está disposto a realizar, a área geográfica que pretende alcançar, além do público-alvo e os produtos que deverão ser direcionados.
Alguns dos principais canais para explorar no princípio de uma estratégia digital:
- Tráfico Orgânico: Um dos melhores e mais eficientes canais, com uso de estratégias de SEO eMarketing de Conteúdo.
- E-mail Marketing: canal com melhor ROI, excelente para diversas estratégias comerciais ou de educação e relacionamento com o seu público como no envio de ofertas, newsletter, ativações, cartões comemorativos e etc.
- Redes Sociais: Ótimo canal para ampliar a visibilidade da marca, estimular o compartilhamento de ideias e criar ambientes para troca de informações com os leads/clientes.
Vale ressaltar que as ações no ambiente digital devem estar em sinergia com suas estratégias off-line.
Apesar de muitas vezes terem públicos diferentes, as ações ON e OFF devem estar alinhadas, para que os objetivos sejam os mesmos e, na busca desses resultados, as estratégias conversem entre si.
Todos os conceitos apresentados neste artigo foram pensados acima de tudo para lhe mostrar a importância do marketing digital como vantagem competitiva no mercado atual.
É extremamente importante que as empresas compreendam e iniciem suas atividades voltadas ao consumidor, isto é, no mundo digital. Compartilhe esse artigo com seus amigos!