Saiba como fidelizar pacientes em sua clínica odontológica
Fidelizar pacientes em sua clínica odontológica, é preciso se ajustar com a evolução tecnológica, muitas coisas vão mudando e evoluindo, inclusive a área da odontologia. Novos tratamentos surgem, métodos de atendimento diferenciados emergem e os pacientes estão cada vez mais exigentes.
O mercado odontológico é grande e muito segmentado, então existem muitas opções de consultórios e clínicas para que os pacientes escolham o que mais os agrada.
Para que a sua clínica dentária seja sempre a primeira opção a ser cogitada, você precisa investir em estratégias para que a fidelização de seus clientes seja feita com sucesso.
Continue lendo esse conteúdo e vou te explicar melhor como fazer isso!
Conheça os benefícios da fidelização de cliente
Vamos lá, você concorda comigo que é muito mais trabalhoso elaborar uma estratégia para atrair novos clientes, do que uma estratégia para fidelizar os seus clientes atuais? Pois é, além de trabalhoso é muito mais caro.
Ao fidelizar os seus clientes atuais, os responsáveis pela clínica odontológica saem ganhando, mas os pacientes também! Realizar tratamentos com profissionais conhecidos é algo muito mais tranquilo, do que com alguém que você não conhece.
Ou seja, essa fidelização é boa também para os próprios pacientes, pois eles vão confiar no odontologista que está os atendendo. Além disso, seguirão as instruções fornecidas pelo doutor, visto que este já tem a confiança do paciente em questão.
Ao cuidar bem da sua atual carteira de clientes, você faz com que estes não busquem por novas opções de clínicas e profissionais, sempre irão ver você como uma referência.
Além disso, um cliente satisfeito possivelmente irá te indicar para seus colegas, amigos, familiares e com isso, será gerada uma propaganda gratuita, o famoso “boca a boca”.
Para que você se situe e compreenda melhor as estratégias que pode utilizar, vou deixar aqui algumas dicas.
Melhores investimentos
Fidelizar clientes não é uma tarefa fácil, então é indispensável que você leve em conta o uso do marketing na odontologia, para dessa forma compreender melhor quem são os seus pacientes e qual é a melhor forma de se comunicar com eles.
Veja aqui algumas estratégias interessantes e decida qual é a que mais se adequa aos seus pacientes:
- Blog: os blogs são ferramentas importantíssimas na hora de fidelizar clientes e até mesmo gerar novos leads. Você pode produzir conteúdos ricos explicando problemas bucais, cuidados após tratamentos e dando dicas relevantes para o seu público. Nestes conteúdos, utilize palavras-chave relacionadas ao seu nicho, por exemplo “aparelho invisível preço” e “cirurgia de bucomaxilo”;
- Decoração da clínica: o consultório odontológico já é temido o suficiente, então trabalhe em uma decoração leve e que irá proporcionar descontração aos seus pacientes. Revistas, wi-fi e televisão, são algumas das opções que você pode utilizar para deixar o ambiente mais leve e tornar a espera pelo atendimento mais tranquila;
- Personalize o seu atendimento: seus clientes não podem ser vistos apenas como números, caso isso ocorra, certamente irão se afastar do seu consultório e procurar por algum outro que forneça melhor atendimento. Portanto, respeite as peculiaridades de seus pacientes, seja gentil e demonstra aos eles que você se importa com cada um individualmente. Além disso, promova treinamentos aos seus funcionários, para que saibam como atender da melhor forma possível os seus pacientes;
- Ter um diferencial: existem milhares de odontologistas por aí, você não é “só mais um”. Especialize-se, mantenha os seus conhecimentos em movimento sempre e seus pacientes verão que a melhor opção é escolher você;
- Parcerias: realize também atendimentos através de um convênio odontológico ou, disponibilize a opção de emitir nota fiscal para que seja feito um reembolso aos pacientes clientes de outros convênios diferentes do que você atende;
- Mídias sociais: atualmente, as redes sociais são super populares e possibilitam uma relação mais próxima entre você e os seus pacientes. Através do instagram, por exemplo, você pode publicar fotos e vídeos do seu dia a dia, para que seus pacientes se sintam mais próximos de você. Além disso, podem te contatar sempre que necessário, tirar dúvidas e ter um certo estreitamento de laços.
Viu só? Não é tão difícil, basta saber onde e como investir!
A hora é agora!
Se coloque no lugar de seus pacientes, pois em algum momento você já foi ou será o paciente também. Como você deseja ser tratado? O que te faria voltar? Trabalhe nisso, foque em dar o melhor atendimento para que os seus clientes vejam que não são apenas números para você!
Isso fará com que os pacientes vejam um grande diferencial na sua clínica odontológica e até mesmo em você, cirurgião dentista!
Não se esqueça das dicas que demos aqui e principalmente, lembre-se de fornecer um atendimento excelente, para que você sempre seja a primeira opção para os seus pacientes!
Conteúdo produzido por Letícia Deperon | Produtora de conteúdo na Vue Odonto.