Como utilizar links patrocinados para impulsionar o seu site
Links patrocinados, o nome se refere às postagens publicadas pelas empresas dentro das plataformas de busca e/ou das redes sociais que são impulsionadas, levando um usuário para certos sites desejados pelas marcas por meio de apenas um clique.
Essa ferramenta é conhecida como patrocinada porque quando o anunciante investe uma determinada quantia monetária nas redes sociais e/ou em plataformas de busca, a postagem, consequentemente, recebe um alcance maior de usuários em relação a uma publicação veiculada apenas para os seguidores de uma página ou perfil.
Por isso, os links patrocinados são um tipo de anúncio que precisam ser pensados de modo a agir como tal. Nesse sentido, existem cinco técnicas essenciais que devem ser levadas em conta durante a criação e veiculação de um link patrocinado:
- Criação de títulos adequados;
- Segmentação do público-alvo;
- Elaboração de um bom mix de produtos;
- O investimento necessário;
- Realização de otimizações e de testes.
A elaboração de títulos e as suas vantagens
O título de um link patrocinado deve ser composto por frases curtas e objetivas, tendo em vista que o intuito do título é atrair um usuário para um site desejado. Tomando como exemplo uma empresa especializada em isolamento térmico, pode-se criar um artigo com o nome: “5 motivos pelos quais é importante realizar o isolamento térmico da sua casa”.
Assim, observa-se um título capaz de atrair os usuários pelo motor de buscas de sites como o Google, pois carrega uma mensagem que chama a atenção do consumidor. Além disso, podem ser criados títulos com mensagens que remetem a notícias, como: “novas lojas de móveis planejados em Campinas estão conquistando centenas de clientes”, ofertas misteriosas e que estão vinculadas a um benefício especial, perguntas e frases imperativas as quais exigem uma ação por parte do leitor, as chamadas “call to action”.
Estas podem ser vistas em títulos, tais como: “conheça os preços dos nossos transformadores!”, no caso de uma fábrica de transformadores.
A importância da segmentação do público-alvo
Uma das maiores vantagens em utilizar plataformas virtuais para divulgar um link patrocinado é que este pode ser segmentado e veiculado para tipos de pessoas específicos. No caso de uma loja de portas, os seus links podem ser direcionados para uma faixa etária um pouco mais velha, de 25 anos para cima, e para um grupo de interesse nesse assunto.
Além disso, os links patrocinados podem ser segmentados por localização geográfica, sendo, portanto, uma ferramenta muito eficaz para lojas locais. Todas essas formas de segmentação são importantes para que os anúncios sejam direcionados a pessoas que estão mais propícias a consultar o conteúdo, até porque não vale a pena investir uma grande quantia para veicular centenas de anúncios para um público que não demonstra nenhum interesse pelo e-commerce em questão.
Assim, por exemplo, o conteúdo criado por empresas de automação industrial pode, talvez, ser mais relevante para indústrias que precisam de serviços de automação para os seus processos produtivos.
O mix de produtos
Um mix de produtos refere-se a todos os itens que uma empresa vende. Assim, um mix bastante amplo resulta em um comércio capaz de atingir uma ampla variedade de segmentos de clientes, permitindo uma dominação cada vez maior de fatias do mercado.
Isso faz com que um link patrocinado de um e-commerce possa atingir uma quantidade maior de pessoas, resultando em mais vendas para a loja.
Quanto se deve investir em links patrocinados
É importante ter em mente que o investimento que deve ser feito em links patrocinados precisa ser proporcional ao porte do site. Ou seja, grandes investimentos devem ser feitos em grandes sites e pequenos investimentos em pequenos sites.
Nesse sentido, o valor que deve ser investido pelo site corresponde ao valor de cada clique de usuários no link. Assim, se um clique vale 4,90 reais e 400 pessoas clicaram em um determinado link patrocinado, o site precisará pagar 1.960 reais.
As otimizações e os testes
Testar os links patrocinados é uma ação de suma importância para um e-commerce. Ao produzir dois ou mais links para públicos diferentes, uma empresa é capaz de verificar qual é o melhor percentual de acesso. Assim, é possível ver qual é o investimento mais apropriado para uma marca.
Portanto, tendo em vista as estratégias citadas, verifica-se que os links patrocinados são ferramentas de suma importância para os sites nos dias atuais. Eles permitem que os conteúdos disponibilizados dentro da internet recebam maior visibilidade do que receberiam sem o impulsionamento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.