Onepage ou multipage, qual escolher?
Um dia desses, um cliente nos ligou com a seguinte pergunta: O que é onepage e multipage em um site profissional?
Depois de explicarmos que esses termos se referem à forma como um site é desenhado quanto à sua navegação e número de páginas, ou seja, onepage é um site construído em uma única página e multipage já é feito com várias páginas para navegação, ele quis saber qual a melhor opção para o novo site da sua empresa.
Pergunta bastante coerente, por isso resolvemos falar um pouco sobre isso nesse post.
Tudo depende da função que essa ferramenta, que é o site, desempenhará na comunicação da empresa.
Importante frisar que sites, redes sociais, anúncios, panfletos, catálogos e toda essa gama de materiais só têm sentindo se fizerem parte de uma estrutura de marketing e comunicação de um negócio.
Voltando ao site, se você tem pouco conteúdo ou para apresentar um novo produto ou serviço da sua empresa, o onepage pode ser a escolha ideal. Ao invés de lutar para preencher um número de páginas com informações você pode incluir todas as informações que os clientes potenciais irão precisar em apenas uma única página. Esse formato enxuto é vantajoso para apresentar sua comunicação de forma resumida e rápida e também por ser mais barato. As ações de marketing digital para esse tipo de site principalmente no formato mais tradicional, ou seja, outbound marketing, pois o modelo onepage não é o ideal para criar conteúdos mais completos ou mesmo para alcançar um bom posicionamento orgânico (SEO).
Para brigar de igual para igual com os melhores sites pela primeira página do Google, e também usar toda a força do marketing digital, incluindo em sua estratégia o marketing de conteúdo ou Inbound marketing, o site multipage é a melhor opção. Neste modelo, há espaço para conteúdos completos e também para um blog, que é uma importante ferramenta para as ações de Inbound marketing.
O foco deve ser sempre o usuário
A facilidade de navegação fará a diferença no sucesso do site, os visitantes devem encontrar o que procuram de forma fácil e intuitiva. Pode ter certeza que isso é um divisor de águas entre ter um site que vende ou apenas um cartão de visitas online.
Outro detalhe, de muita importância é que a boa experiência do usuário têm repercussões bastante positivas para Search Engine Optimization (SEO), o que eleva suas chances de aparecer bem posicionado no Google.
Os algoritmos do Google são capazes de classificar os sites e ver se, além de informativo ele também é de fácil de navegar.
Como garantir uma boa experiência do usuário?
Independente do modelo de site ser onepage ou multipage, é preciso respeitar as
etapas de criação, que se iniciam num briefing bem elaborado, passando
engenharia de navegação, layout, criação de conteúdo e publicação. Durante todo
o processo o foco na navegação deve estar presente. Além de ser imprescindível
que o
site seja responsivo. A navegação precisa fluir perfeitamente independente
da tela que o usuário está acessando, seja de um computador de mesa, laptop ou
smartphone.
Como identificar a melhor opção para seu negócio?
A resposta é depende. Depende do objetivo do site. Mas vamos listar alguns fatores para levar em consideração:
Escolha onepage se você:
- Não necessita de um bom posicionamento orgânico;
- Não vai investir em marketing digital de conteúdo;
- Precisa de uma solução simples e rápida;
- É focado em um só produto ou serviço.
- Tem pouco conteúdo;
- Precisa de uma opção mais barata.
Escolha multipages, se você:
- Necessita de um bom posicionamento orgânico;
- Vai investir em marketing digital de conteúdo;
- Tem mais de um produto ou serviço para apresentar;
- Tem muito conteúdo para colocar no seu site;
- Vai ter publicações constantes (ex: notícias e blog);
- Quer que seu usuário tenha uma experiência mais completa.
Como em praticamente tudo o que fazemos, é sempre uma boa opção buscar ajuda de profissionais. Na maioria das vezes, é uma decisão acertada e que evita desperdício de tem e de dinheiro.
As lojas virtuais estão conquistando cada vez mais espaço no mercado, mas esse é um assunto para outra postagem. Saiba mais em https://r4digital.com.br/sistema-de-e-commerce/.