Saiba como engajar o seu público através da rede social
Atualmente nenhuma empresa ou marca pode ignorar a importância do marketing digital para o mundo dos negócios. Dentre as várias soluções e benefícios que a internet trouxe, um dos principais é, sem dúvida, o da rede social.
De fato, nas últimas décadas as mídias sociais se tornaram, basicamente, aquilo que a televisão e o rádio eram antes da disseminação da esfera digital. Além disso, o povo brasileiro ainda é, comprovadamente, um dos mais conectados do mundo.
Segundo pesquisas, somos o país que mais utiliza as redes sociais na América Latina, sendo que também ganhamos em termos de cliques em conteúdos pagos, o que chega a quase 40% do uso total.
Segundo o mesmo levantamento, em todas as pesquisas dos últimos anos nós ficamos sempre entre os cinco primeiros países do mundo. Não raro ficamos em segundo, como no último período anual, em que perdemos apenas para Filipinas.
É justamente aí que se encontra um mercado enorme, cheio de possibilidades, que permitem às empresas e marcas da atualidade uma série de retornos incríveis.
Quem utiliza a internet apenas para “vender mais” deixa de lado boa parte da novidade, embora ela também seja excelente para isso. Sua maior força é justamente aquela de estar onde seu público está, aparecendo para as pessoas certas na hora certa.
Graças a isso, é possível engajar esse público como nunca antes, fazendo ele avançar pelas etapas do funil de vendas com uma assertividade bem maior. Daí que após virar um comprador seu cliente possa se tornar um fã e defensor da marca.
Há vários estudos que tentam, inclusive, compreender esse fenômeno que na verdade ainda está em seu início. Cada vez mais as crianças têm acesso e liberdade de uso em relação à internet, o que amplia o sentido social e cultural das mídias sociais.
Tudo isso aponta para um futuro (e até para um presente) no qual as marcas e empresas que não souberem se adaptar ficarão para trás e, com o tempo, vão se tornar cada vez mais ineficientes e incapazes de “falar a língua” do público.
Então, se você quer compreender a fundo como fazer o melhor uso das redes sociais, engajando e aumentando seu público, fortalecendo sua marca no curto, médio e longo prazo, além, é claro, de vender mais, siga conosco até o fim da leitura.
As mídias sociais e a famosa jornada da compra
Acima falamos sobre o “funil de vendas”, que nada mais é que a jornada da compra vista pela ótica do marketing e do departamento comercial de uma empresa.
Não é possível falar sobre engajamento e fidelização de clientes sem abordar esse conceito que, embora seja antigo na história das vendas, atualmente tem se renovado cada vez mais em função da internet e do marketing digital.
O foco dele é entender que, uma empresa que venda algo como tinta impermeabilizante para parede externa, precisa ter uma estratégia dividida em etapas, a fim de atingir seus clientes, em vez de esperar que eles descubram sozinhos a existência desse produto.
Ou seja, o seu público não se divide entre pessoas que ignoram a existência da sua marca ou mesmo da sua solução (embora esta pudesse facilitar muito a vida delas), e aqueles que já se tornaram clientes.
Na verdade as etapas intermediárias são o grande campo onde a marca pode agir para conseguir transformar seus contatos ou leads em clientes efetivos. E é justamente aí que entra o papel das redes sociais como modo de captar e converter mais leads.
A divisão tradicional das etapas do funil de vendas é a seguinte:
- Tráfego: hora de atrair contatos;
- Primeira Conversão: hora de torná-los leads;
- Relação: hora de alimentá-los;
- Filtragem: hora de qualificá-los;
- Segunda Conversão: hora de vender;
- Clientela: hora de fidelizar.
Uma pessoa que acaba de se interessar pela postagem de um buffet de churrasco para casamentoestá na primeira etapa. Ao fazer contato para tirar alguma dúvida ela pode fornecer seu próprio contato para o buffet, e tornar-se um lead.
Aí se iniciam as etapas da jornada. Depois disso a empresa coloca aquela pessoa no seu banco de dados ou CRM, e começa a interagir com ela mediante publicações esporádicas. A qualificação existe para descobrir quando o lead vai estar em momento de compra.
Muita gente acha que o serviço acaba na venda. Mas como vimos acima, é aí que começa o esforço de fidelização do comprador, transformando-o em cliente e fã da marca.
Geração de conteúdo e divulgação da marca
Ao contrário do que pensam alguns, para as redes sociais ajudarem na performance de marketing e de vendas da empresa, o material criado não precisa se limitar às plataformas sociais.
Isso quer dizer que a rede social sempre pode servir como trampolim para a disseminação de outros materiais, criados fora dela.
É o caso do marketing de conteúdo, por exemplo, que visa a criar materiais gratuitos e de qualidade que possam levar algum conhecimento útil ao leitor, tornando-o mais interessado em seus produtos ou serviços.
Essa estratégia pode ser utilizada em qualquer segmento, desde a venda de produtos de maior apelo até serviços mais nichados como produção de eventos e festas.
Os materiais mais comuns que podem ser gerados são:
- Posts de blogs;
- E-books;
- Posts de vlogs;
- Podcasts;
- Infográficos;
- Entre outros.
Uma vez que o marketing de conteúdo tem seus materiais ou campanhas finalizados, basta traçar uma estratégia para utilizar das redes sociais, como modo de fazê-lo chegar ao maior número possível de pessoas.
Essa estratégia é uma das mais eficientes da atualidade, já que atualmente o público busca justamente uma conexão maior com as marcas, e espera delas muito mais do que apenas uma relação de compra e venda, mas também de aprendizado.
Assim, um blog pode escrever uma matéria sobre sanca de gesso para sala, e em vez de precisar encaminhar todos os leitores para o blog por meio do acesso ao site, utilizar das redes sociais como link para a matéria.
Vlogs, podcasts, e-books e qualquer outro material gerado podem, igualmente, chamar bastante atenção nas mídias sociais, justamente por entregarem mais do que um simples e habitual post, apelando para o marketing de conteúdo.
Em termos de engajamento e fidelização por meio das redes sociais esse método se mostra bastante eficiente e assertivo.
A linguagem e a missão das marcas modernas
Como temos visto, engajamento é envolvimento, ou seja, é uma participação deliberada que alguém do seu público faz diretamente com você, por meio das redes sociais.
Isso pode incluir uma curtida, um comentário, um compartilhamento e uma série de ações esperadas, a depender do que cada rede social prioriza e propõe aos seus participantes.
Além do funil de vendas e do marketing de conteúdo, também é preciso levar em conta as regras internas de cada plataforma social. Se a empresa lida com investigação confirmatória, sua linguagem difere daquela que vende tênis ou joias, concorda?
Portanto, falar a linguagem do seu público e gerar empatia é o primeiro passo para conseguir um engajamento sólido e sustentável. Outra medida universal é a dos call to actions, também conhecidos pela sigla CtA.
Nesses casos, ao postar sobre válvula tipo gaveta, você pode perguntar ao final, “Qual a última vez que utilizou uma dessas?”; ou, se for sobre manutenção, “Qual a maior dificuldade que você já teve ao utilizá-la?”. Isso puxa a participação do público.
O fundamento do CtA é bem simples, e também tem a ver com a questão da linguagem que você utiliza: no fundo, hoje as marcas precisam “ter um rosto”, isto é, se apresentar como amigas das pessoas, e não como uma Pessoa Jurídica ou entidade fria.
Propagandas e aumento de vendas no curto prazo
Além do crescimento orgânico, as redes sociais também permitem fazer uso das campanhas pagas e dos anúncios e propagandas.
Naturalmente, um post voltado para o setor gráfico, que trate de plotagem A1, A2 ou A3 (que são letras enormes voltadas para a composição de placas), terá mais alcance se for impulsionado pela própria plataforma.
O mais interessante dessas soluções é que as redes sociais são pensadas para serem manejadas por qualquer usuário fluente em internet. Além de serem intuitivas, elas também têm um nível incrível de customização.
Antigamente as propagandas tinham vários limites de canalização de público e de métricas durante (ou mesmo após) as campanhas. Mas com as redes sociais não é assim.
Ao impulsionar um post sobre registro gaveta 50mm, ou sobre qualquer outro item, uma casa de construção pode definir para que tipo de público o anúncio deve aparecer, durante quanto tempo, em quais horários do dia e até em que região do país ou cidade.
As métricas geradas também são tão precisas que permitem uma apuração e redefinição de estratégias a cada campanha executada. Com isso a assertividade e o engajamento do público tende a aumentar sempre mais e mais.
Assim, vemos que há vários modos de uma marca engajar e fidelizar o seu público por meio das redes sociais. Bem como a importância de recorrer a isso para o fortalecimento da marca no curto, médio e longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.