Inbound ou outbound marketing: saiba qual o mais vantajoso
O marketing evoluiu ao longo dos anos e incorporou diversas estratégias para divulgação em mídias tradicionais, pontos de venda e na internet.
Por esse motivo, não é fácil escolher a melhor técnica para o seu negócio, diante das muitas possibilidades disponíveis.
No entanto, entre as mais usadas e com melhores resultados, destacam-se o Inbound e o Outbound Marketing – dois métodos que colaboram com a aquisição de clientes, fidelização do público e reconhecimento no mercado.
Além disso, o Inbound e o Outbound Marketing podem ser aplicados em todos os tipos de negócios, desde multinacionais até oficinas para a troca de óleo para motos e profissionais autônomos.
O artigo de hoje irá trazer considerações a respeito do Inbound e do Outbound marketing e mostrar qual deles é o mais vantajoso para a sua empresa. Acompanhe a leitura!
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é um conceito relativamente novo, mas que já está sendo incorporado por muito empreendimentos brasileiros. O principal objetivo dessa metodologia é atrair e fidelizar clientes, por meio da oferta de conteúdo relevante e de qualidade.
Ou seja, o Inbound Marketing visa despertar o interesse do público para que as pessoas venham até o seu negócio, interessadas no produto ou serviço que a empresa oferece. Não é à toa que a estratégia também é conhecida como “Marketing de Atração”.
Assim, ao invés de oferecer uma propaganda invasiva com a oferta de uma injeção eletrônica automotiva, como ocorre com os comerciais televisivos, por exemplo, o Inbound Marketing produz conteúdo falando sobre o componente, suas vantagens e aplicabilidades.
Desse modo, a produção de conteúdo é considerada o principal combustível da metodologia Inbound. Por isso, é importante investir na elaboração de materiais ricos e ainda mais aprofundados para os clientes.
Ademais, como a ideia é atrair o público e despertar um interesse genuíno nos produtos e serviços, é preciso compreender bem quem são as pessoas, isto é, o perfil do cliente ideal.
Para isso, recomenda-se realizar uma pesquisa sobre público-alvo, definindo algumas características, tais como:
- Faixa etária;
- Nível de escolaridade;
- Nível socioeconômico;
- Gênero;
- Localidade;
- Preferências e hobbies.
A partir desses dados, é possível oferecer resoluções para problemas específicos da audiência.
Por exemplo, os interessados em manutenção de vidros blindados são integrantes de um perfil muito específico e saber o que eles querem é uma maneira de produzir conteúdo especializado e direcionado.
As informações a respeito do público-alvo também permitem a construção de uma persona, que nada mais é que um personagem semi fictício do seu cliente ideal.
Desse modo, humaniza-se a audiência, sendo mais fácil produzir um conteúdo, quando se tem uma representação do cliente.
O Inbound Marketing também visa orientar o comprador ao longo do funil de vendas, quer dizer, fazer o público “caminhar” até a compra, transformando a audiência em clientes efetivos.
Assim, com conteúdos atrativos, pode-se aumentar o tráfego dos sites profissionais, mesmo ainda na fase de visitantes.
Posteriormente, quando a pessoa já conhece mais sobre o assunto, é possível criar pontos de conversão, ofertando materiais mais aprofundados sobre o produto, serviço ou assunto trabalhado.
Portanto, o Inbound Marketing publica o conteúdo certo, no momento certo para o cliente ideal, sendo uma maneira não intrusiva de conhecer a audiência. O resultado é um trabalho de qualidade, orientado e específico.
O Inbound Marketing na prática
Apesar de não ser exclusivo para a internet, o Inbound Marketing conquistou melhores resultados com campanhas online, justamente porque os ambientes digitais oferecem possibilidades de compartilhamento de conteúdo e direcionamento de ações para um público-alvo específico.
Sendo assim, na prática, a produção de conteúdo em blogs é um dos exemplos mais notáveis de Inbound Marketing.
Assim, uma empresa de vistoria para carros pode ter um blog dentro do site institucional, onde publica materiais a respeito do serviço prestado, bem como materiais interessantes sobre o mercado de atuação.
Além dos blogs, outra ferramenta interessante de Inbound é o e-mail marketing. Com ele, é possível nutrir os leads que já conhecem o seu negócio e se mostram interessados em fechar negócio.
No e-mail marketing, a empresa pode produzir conteúdos como boletins informativos (newsletters), ofertas exclusivas, e-books, webinars, entre outros.
As redes sociais também são ótimos canais para o Inbound Marketing. Elas podem ser usadas para o compartilhamento de conteúdo, mas também para a elaboração de materiais únicos.
Por exemplo, o YouTube como mídia para publicar um tutorial em vídeo sobre troca de óleo motor.
De fato, as possibilidades do Inbound na internet são inúmeras. Por se tratar de uma metodologia a longo prazo, ela consegue construir um bom relacionamento com o público e, além disso, em termos financeiros, é muito mais barata do que o Outbound Marketing.
O que é Outbound Marketing?
O Outbound Marketing é definido como a estratégia tradicional de marketing, em que a marca ou empresa é ativa no processo de prospecção de clientes.
Ou seja, ao contrário do Inbound, que faz o público ir até o seu negócio, o Outbound leva o empreendimento até a audiência, geralmente com o uso de propagandas comerciais.
Por exemplo, quando estamos vendo um filme na televisão e somos interrompidos pela publicidade sobre conserto painel automotivo.
Por conta disso, muitas pessoas chamam a estratégia de “Marketing de Interrupção”, já que ele visa impactar os clientes durante uma outra atividade.
Em geral, o Outbound Marketing não é direcionado, visto que os conteúdos são produzidos de maneira massiva. Dessa forma, a intenção é atingir o máximo de pessoas possíveis, mesmo que elas não tenham o perfil do cliente ideal.
No entanto, apesar de ser uma estratégia mais tradicional, o Outbound Marketing também oferece muitas vantagens, especialmente para empresas que desejam resultados imediatos.
Isso porque, enquanto o Inbound precisa de um tempo para gerar resultados, o Outbound é capaz de atingir seu público a curto prazo, desde o momento em que a empresa decide investir na metodologia.
Como consequência, o retorno de resultados também é muito mais rápido. Assim, se a intenção é trazer um maior número de visitantes para o site de uma empresa de manutenção do kit GNV, em uma semana, o Outbound pode ser o mais indicado.
O Outbound Marketing na prática
O Outbound Marketing é muito fácil de visualizar nas mídias tradicionais, com televisões, rádios, jornais e revistas. Mas ele também conquistou espaço na internet.
Por exemplo, quando estamos no Facebook e vemos um anúncio de um produto ou serviço, ou estamos no YouTube e somos interrompidos por uma propaganda no meio do conteúdo, isso é Outbound Marketing.
Normalmente, eles aparecem como anúncios e links patrocinados, que são capazes de gerar um maior número de visitantes dentro das páginas web.
Contudo, na internet há uma vantagem em relação às outras mídias: os anúncios pagos podem ser direcionados aos públicos específicos. Assim, somente pessoas interessadas em um laudo veicular ECV, por exemplo, recebem propaganda sobre esse conteúdo.
Ou seja, é possível incorporar os pontos positivos de uma divulgação massiva, ao mesmo tempo em que se conduz anúncios para o perfil dos clientes ideais.
Mas, afinal de contas, qual é a melhor estratégia?
A resposta é: depende. As duas estratégias, o Inbound e o Outbound Marketing, são capazes de trazer ótimos resultados para a divulgação da sua empresa, desde que bem planejadas e executadas.
O ideal é saber equilibrar essas metodologias, para aproveitar os pontos positivos, tanto do Marketing de Atração quanto do Marketing de Interrupção.
Porém, há algumas observações que devem ser levadas em conta, quando vamos decidir em qual estratégia investir.
Por exemplo, para empreendimentos que estão começando agora e não dispõem de muitos recursos financeiros para planejamento de marketing, o mais recomendável pode ser o Inbound Marketing, visto que a estratégia é barata e tem um ótimo ROI (Retorno sobre Investimento).
Assim, conforme a empresa for atingindo melhores resultados, ela pode, aos poucos, separar uma quantia para o investimento em Outbound Marketing, como os anúncios pagos das redes sociais e os links patrocinados.
Por outro lado, se a intenção da empresa é educar melhor o público a respeito do produto ou serviço, já que muitos empreendimentos têm dificuldade de mostrar com o quê trabalham para a audiência, o Inbound Marketing pode ser a melhor alternativa.
Isso porque ele visa a produção de conteúdo relevante, tornando mais fácil a orientação a respeito do mercado de atuação.
Ou seja, tudo irá depender dos objetivos da empresa, da disponibilidade de recursos e do tempo para alcançar resultados.
Por causa disso, ter um planejamento de marketing bem estruturado e detalhado é a chave para escolher a melhor estratégia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.