Entenda a importância de um bom Inbound Marketing para sua marca
O conceito de Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, faz referência a um conjunto de estratégias que envolvem produção de conteúdo, SEO, relacionamento e outras ações focadas em oferecer soluções aos clientes.
O marketing passou por muitas etapas e, atualmente, vivemos em tempos onde é evidente que o cliente tem o poder de compra e decisão e é atraído por marcas que compreendem suas necessidades reais, de forma empática, clara e criativa.
Se você acredita que o centro de estratégias de marketing se resume a fazer promoções, banners, flyers e frases chamativas para atrair as vendas, é hora de rever os conceitos.
O que a marca transmite de valor para o cliente? Qual o índice de autoridade da empresa na internet e de que forma os clientes encontram as soluções?
Este artigo trará mais informações sobre o que são essas estratégias e qual a importância deste investimento para o negócio.
Princípios do inbound marketing
Inbound marketing é um conjunto de estratégias que partem da produção de conteúdo relevante como um caminho para atrair clientes, desenvolver relacionamentos e despertar experiências interessantes em relação à jornada de compra da persona da sua marca.
Imaginando uma empresa que oferece serviços de manutenção elétrica residencial, como exemplo. Se deve pensar em como os clientes encontram os serviços da marca quando precisam de reparos e manutenções periódicas?
Se a marca não está nos navegadores online, algo não está certo.
Por isso, o primeiro passo, além de ter um propósito definido de como os serviços de manutenção elétrica ajudarão a resolver problemas residenciais de forma diferenciada, é investir em otimização de site e conteúdo relevante.
As boas práticas de SEO, compõem os mecanismos de busca orgânica ranqueadas pelo Google.
Quanto mais conteúdo de qualidade a marca produzir sobre os temas mais procurados e que possuem dúvidas frequentes, mais comuns a respeito de manutenção elétrica, maiores as chances da empresa ser encontrada e reconhecida como autoridade.
Este conteúdo pode ter formatos como: e-books, artigos, vídeos, tutoriais, imagens, tabelas, entre outros.
Cabe ao departamento de marketing estudar os hábitos de consumo, comportamentos, preferências e estilo da persona na hora de produzir e divulgar os conteúdos de forma estratégica.
A persona é a representação fictícia de um cliente ideal da marca, que surge a partir de insights, pesquisas, entrevistas, informações compartilhadas entre os times de vendas, atendimento e pós-venda.
Esses recursos ajudam a compor a imagem de uma pessoa real, com idade, preferências, estilo, necessidades e preferências de compra.
Fazendo toda a diferença na hora de estruturar uma estratégia para que a marca de manutenção ou venda de itens de reforma como a escada metálica externa, por exemplo, apareçam no momento exato para a pessoa certa.
As vantagens de entender com quem a sua marca deve conversar, quando, como e quais palavras e conteúdos oferecer é imensa para ações estratégicas.
Muito além do marketing, o inbound também é uma mentalidade que reflete os tempos atuais. Não é à toa que há algumas etapas que caracterizam essa metodologia como atração, encantamento e conversão.
Se engana quem pensa que somente o conteúdo deve encantar e trazer soluções para o cliente, já que essas etapas são responsabilidade das equipes como um todo.
No entanto, para resumir a ideia dos princípios do inbound, vamos destacar alguns aspectos.
- O inbound é o contraponto ao Outbound: focado em propagandas;
- Na fase de atração, o papel do Inbound é despertar interesse;
- Ao encantar, a ideia é trazer conteúdos que superem expectativas;
- Na conversão, o cliente sabe que a sua marca é a resposta.
Como construir uma estratégia inbound
Agregar valor à vida do cliente, entender o que ele consome, quais são suas dores, necessidades, perfil e desafios é algo que deve ser compartilhado em todos os segmentos quando a ideia é criar ou fortalecer uma estratégia digital.
No caso de uma demanda específica como a manutenção cabine primária, que é uma caixa de entrada da energia que faz parte da rede de distribuição e tensão elétrica, o primeiro passo para criar uma estratégia é transmitir confiança ao seu cliente.
Afinal, como é que as pessoas vão procurar uma empresa que trabalha com algo tão delicado como uma rede de alta tensão e que pode trazer riscos em relação aos choques elétricos e outras situações?
Mostrar que a empresa é certificada, possui uma equipe treinada, capacitada e que respeita as normas de segurança relacionadas à manutenção de cabines, nas residências e indústrias é um bom começo.
Esses princípios podem ser eficientes na elaboração de materiais para a fase de atração do cliente que irá ao encontro do que se entende pela jornada de aprendizado e descobertas, em que o potencial cliente tem um problema e busca uma solução confiável.
O mesmo sentimento de confiança deve ser transmitido caso o negócio trabalhe com a venda de equipamentos industriais como a ponte rolante manual, que é um equipamento utilizado para o içamento de cargas pesadas.
Não há uma “receita de bolo” de como construir a primeira estratégia ou acertar na estratégia de primeira, ainda mais quando o inbound é um conjunto de ações, de mentalidade e de prática.
No entanto, algumas características devem ser adotadas nas ações de comunicação da sua empresa, para que a estratégia seja conhecida como parte desse princípio. São elas:
- Comunicação aberta;
- Entrega de conteúdo relevante, no momento oportuno e desejado pelo cliente;
- Mensagens que não criam interrupções;
- Confiança como base para o relacionamento;
- Engajamento como meta.
Essas características também são princípios que podem transformar o posicionamento, a entrega e a forma de prospecção de novos clientes.
Empresas que trabalham com a usinagem de peças pequenas em metal, por exemplo, precisam mostrar como as peças são produzidas, de forma estratégica e atrair o público que precisa das peças pela qualidade e diferenciais.
Essa missão pode ser viável quando a empresa resolve disponibilizar um e-book completo para as indústrias de forma gratuita em troca de um contato.
Se o público acreditar que o conteúdo é relevante, há chances maiores de engajamento e a tomada de uma decisão assertiva e desejada pela empresa.
A partir desse contato, a missão de engajar esse cliente em potencial, oferecendo soluções para as quais ele tem disponibilidade e interesse é uma estratégia.
Outra possibilidade para criação de conteúdo relevante é quando uma organização possui uma demanda específica.
Por exemplo, a elaboração de um guia de funcionamento do sistema de execução de manufatura, com boas práticas, segurança, passo a passos e outras especificidades.
Quem souber atender essas soluções, certamente terá um engajamento maior na marca.
Qual a importância do inbound para as marcas?
Desde que os princípios do inbound surgiram, em 1999, como “Marketing de Permissão”, as práticas são aprimoradas constantemente, mas a essência é a mesma: oferecer valor e conquistar o cliente com o que ele precisa e não empurrar soluções vazias e ineficientes.
A importância de elaborar estratégias que seguem esse conceito para as marcas é imensa, já que todos são seres psicossociais, com sentimentos, emoções, necessidades e irritações.
Mais de 90% das pessoas abandona uma empresa quando recebe mensagens irrelevantes ou spam. Contudo, a ideia do inbound vem para quebrar esse incômodo já que o objetivo é divulgar sua marca de uma forma sutil e desejada.
Para exemplo, pode se usar as empresas que trabalham com enchimento para torre de resfriamento nas indústrias. Na qual, as marcas que adotam o conceito sustentável na produção de cosméticos, por exemplo, ganham vantagens sobre as demais.
Toda organização precisa ter um propósito e compartilhar conhecimento com as pessoas, para fortalecer a marca, melhorar o engajamento e construir credibilidade.
Com as técnicas de atração adequadas, elas conseguem ser encontradas pelo público que procura por elas e isso aumenta a aproximação com os clientes e até pode encurtar o ciclo de vendas.
Se você vende acessórios como chapa de aço antiderrapante, é provável que seu público esteja procurando soluções para indústria ou construção civil.
Dessa forma, conhecer o público, saber como conversar, interagir e mostrar o motivo da empresa ser a escolha certa para o que ele precisa é o que traz sucesso e relevância à marca.
As táticas de relacionamento, encantamento e soluções relevantes estão aí para isso.
Agora que se sabe um pouco mais sobre o que é Inbound Marketing e como essa metodologia pode auxiliar as marcas, existe a possibilidade de rever as estratégias e melhorar o posicionamento.
Aumentando consideravelmente as chances de fazer negócio e se relacionar melhor com as pessoas.