O que é Marketing de Resultados na era digital?
Marketing Tradicional x Marketing Digital x Marketing de Resultados
Antes de tudo, o Marketing de Resultados não nasceu na era digital. A busca por resultados reais sempre esteve intimamente ligado as campanhas criadas por agências para seus clientes. A grande questão na prática sempre foi medir esses resultados. Com a chegada do Marketing Digital essa história começou a mudar, finalmente as ferramentas de mensuração estavam mais acessíveis e com muitos números! Então, surgiu a nova questão – Como usar esses interpretar esses números de forma que gerassem resultados?
Essa é a resposta que o Marketing de Resultados busca responder, e acredite, aqui também cada caso é um caso. Você deve estar pensando agora, mas porque o marketing de resultados seria mais eficiente do que o marketing digital tradicional?
Bem, é muito comum quando pensamos em publicidade e marketing darmos muita importância ao número de curtidas na página do Facebook, visualizações no Youtube, panfletos entregues ou visitas no site. Mas única coisa que esses números traduzem é o alcance das suas campanhas. O alcance das ações é muito importante, porém quanto mais pessoas você quiser atingir maior será o custo a ação.
O Marketing de Resultados também visa aumentar o alcance da sua empresa. A grande diferença é que neste modelo se foca na mensuração de quantas dessas pessoas realmente foram convertidas em leads e posteriormente em vendas.
Convertendo visitantes em leads e leads em vendas.
Vamos usar um exemplo para facilitar a explicação dessa parte. Numa campanha de marketing digital tradicional, sua página no Facebook atingiu 500 likes, os cliques no Google Adwords aumentaram bastante, seu site teve muito mais visualizações. A pergunta é: e aí? Suas vendas aumentaram? provável. Quantas delas vieram por causa da campanha? Você sabe? Você consegue saber quantos clientes ficaram tentados mas não estavam preparados para realizar a venda naquele momento? Você sabe quantos visitantes se transformaram em leads?
A única coisa que você sabe são quantos visitantes, curtidas e visualizações você teve.
Esses números são muito pobres para medir realmente os resultados da campanha porque você não conhece o número de leads gerados. Muitos possíveis clientes foram atingidos pela campanha mas não fecharam negócio por falta de alimentação em informação e relacionamento.
Vamos trocar para uma campanha de marketing de resultados agora. A campanha irá trazer 500 visitantes. Desses possíveis clientes 100 foram convertidos em leads. Esses leads vão sendo alimentados, a sua empresa se relaciona com eles e consegue mapear quais estão preparados para a venda. No final dos mesmos 3 meses 20 desses leads são convertidos em vendas e consequentemente as vendas aumentam em 20%. Isso tudo com um investimento igual ao que foi realizado no marketing digital tradicional.
O marketing de resultados não para por aí
Esse não é o final da história. Não é só converter mais no mesmo período. Daqueles 100 clientes que viraram leads 20 foram convertidos em vendas certo? E os outros 80? Foram esquecidos? Não.
A sua empresa continua se relacionando com eles e eventualmente aumenta o número de conversões em vendas. A longo prazo o marketing de resultados também traz mais retorno. Durante esse processo você vai saber exatamente quais visitantes foram convertidos em leads e leads em vendas. Ou seja, você tem como acompanhar a evolução do relacionamento do cliente com a empresa.
Com o marketing digital tradicional você perde o canal de comunicação com os visitantes que não foram convertidos em vendas, enquanto no marketing de resultados você mapeia eles e constrói uma relação que no final trará mais conversões.
O foco no resultado é o objetivo sempre. Mas entre várias agências que trabalham com o mesmo objetivo porque escolher a R4 Digital?
Essa é a pergunta que gostamos de responder. E a resposta é simples. Nossa agência está no mercado a mais de 12 anos, e os profissionais que aqui atuam estão no ramo a muito mais tempo, criando campanhas no marketing tradicional e digital, sempre focados no resultado, e isso significa que nós temos pleno conhecimento de todas as ferramentas para alcançarmos esses resultados para você, usaremos os métodos que forem mais eficientes para o seu caso, lançando mão do digital, do tradicional, ou mesmo usando ações combinadas com os dois. Conte com nossa experiência e tenha o melhor custo benefício!