Razões para você estar em um marketplace
O marketplace é um modelo de negócios que tem ganhado muito destaque recentemente, em grande parte por conta da facilidade de montar uma loja dentro da plataforma e iniciar as negociações quase imediatamente.
O mundo tem passado por uma série de mudanças, principalmente do ponto de vista comercial. Crises econômicas e políticas têm impulsionado as pessoas a buscar formas alternativas de renda, e muitos encontram essa solução no empreendedorismo.
Entretanto, os custos para a abertura de uma empresa até pouco tempo atrás eram muito altos, além da preocupação com questões como local, estoque e muitos outros elementos que precisavam estar prontos antes de você iniciar uma loja.
O processo conhecido como transformação digital veio para mudar esses paradigmas. Através de uma série de avanços tecnológicos, ele tornou o comércio digital muito mais seguro, possibilitando que o público perdesse o receio desse tipo de interação.
Isso abriu espaço para muitas pessoas que desejavam empreender, mas não possuíam o capital para uma empresa física. A estrutura digital é muito mais barata e pode ser utilizada até mesmo por um fornecedor de estrutura metálica, e é tão funcional quanto os outros modelos.
Ainda que abrir um e-commerce seja muito mais fácil que uma empresa convencional, ele ainda demanda uma série de conhecimentos técnicos, principalmente de programação e web design, para que a loja fique no ar.
Além disso, é preciso se atentar a alguns outros elementos importantes, como um provedor de hospedagem, um sistema para estabelecer, e uma série de outros detalhes que demandam sua atenção.
A solução que o mercado digital criou para esse tipo de situação está nos marketplaces.
Essas plataformas permitem que usuários comuns, empresas ou pessoas físicas, possam estabelecer uma loja dentro da ferramenta e imediatamente começar a vender seus produtos ou serviços.
Dando oportunidade até mesmo para um escritório de contabilidade abertura de empresas começar a fazer negócios na internet.
Um dos grandes diferenciais do marketplace é que ele não exige nenhum tipo de ferramenta para ser trabalhado. Ele funciona como uma espécie de shopping center digital, onde diversas companhias podem criar suas lojas e os consumidores têm acesso aos produtos.
Esse conceito não é nenhuma novidade, tendo surgido no Brasil no ano de 2012. Entretanto, desde então o potencial dos marketplaces tem crescido consideravelmente, em grande parte com o apoio de grandes empresas no mercado.
A maioria das redes varejistas do país viu nos marketplaces uma nova oportunidade de negócios, além de uma ampliação de seu mix de produtos nos canais digitais.
Por conta disso, até mesmo uma empresa de montagem de painel elétrico busca utilizar esse modelo em sua loja. Para você começar a vender, o processo é relativamente simples. Basta seguir estes passos:
- Fazer um cadastro;
- Colocar os produtos a venda dentro de seu perfil;
- Inserir imagens, descrição e preço;
- Começar a divulgar os links de venda.
A maioria dos marketplaces não cobra nenhum valor por sua utilização, o que ajuda ainda mais a popularizar esse tipo de ferramenta. Para conseguir trabalhar, você simplesmente faz o cadastro e começa a vender.
A plataforma normalmente fica com uma porcentagem da venda, para arcar com as taxas de manutenção da ferramenta, e esse valor pode ser facilmente adicionado ao valor de venda do produto para que você não tenha nenhum tipo de prejuízo.
Benefícios do marketplace
Depois de entender melhor o conceito do marketplace e como ele funciona, é muito importante entender os motivos para sua empresa fabricante de túnel de encolhimento estar em uma dessas plataformas de venda, garantindo resultados satisfatórios para suas vendas.
É importante ter em mente que cada companhia é única no mercado, entretanto, esse modelo pode não servir para todos. Por isso, é muito importante entender que nem sempre duas empresas conseguirão fazer as mesmas quantidades de vendas.
Isso acontece mesmo quando ambas estão em um mesmo segmento de atuação, o que acontece porque o mercado de um marketplace é bastante concorrido, e é preciso se destacar para garantir um bom retorno.
Por isso, adaptar estes elementos a sua realidade é fundamental para garantir resultados mais efetivos em suas ações, otimizando esse tipo de processo e permitindo uma interação maior com seus consumidores.
Dessa forma, você consegue aproveitar o que o marketplace tem a oferecer, entendendo as engrenagens desse sistema e como ele pode otimizar as ações de até mesmo de um distribuidor de purificador de água, garantindo um impacto muito maior em suas vendas como um todo.
Popularidade
Um dos principais motivos pelos quais muitas pessoas optam pelo marketplace é a popularidade dessas plataformas. Tratam-se de sites muito bem estabelecidos no mercado, o que traz confiança para os clientes.
Por se tratarem de nomes grandes no mercado, os marketplaces atraem um volume de público muito maior, que acaba procurando todo o tipo de produto. Para um lojista pequeno, o marketplace é uma oportunidade de crescimento.
Ao longo do tempo, os clientes podem continuar voltando na loja da sua empresa de construção e engenharia e até mesmo se fidelizando, procurando sempre seus produtos para consumir e otimizar esse tipo de ação.
A vitrine virtual do marketplace é uma excelente ferramenta de negócios por si só, e quando você consegue atraí-los com seu material, isso se torna ainda mais importante para otimizar seus resultados.
Retenção de público
Por conta da diversidade explorada pelos marketplaces, é muito comum que os clientes passem um longo tempo procurando por produtos ou serviços, e muitas vezes acabam comprando até mesmo mais do que inicialmente estavam procurando.
A praticidade de comprar diferentes produtos em uma mesma plataforma, e realizar um único pagamento para todos os itens, independente das empresas que o cliente optou por comprar são uma excelente maneira de reter estes consumidores.
Menos gastos com marketing
Uma das principais vantagens do marketplace é que a própria ferramenta possui suas estratégias de marketing e conquista de clientes, o que acaba trazendo todos os dias milhares de novos usuários buscando os mais variados modelos.
Isso não isenta a empresa de investir em marketing, entretanto, uma vez que você precisa se destacar para conseguir sobressair em seu segmento de atuação. Entretanto, é possível fazer esse investimento dentro da própria plataforma.
A maioria dos marketplaces possui ferramentas de impulsionamento de publicação, que colocam seus itens em sua página inicial. Normalmente, esses custos são muito mais baixos do que uma ação externa.
A grande vantagem, é que com sua publicação na área inicial, todos os usuários que procurarem qualquer item no mercado terão acesso ao que sua empresa de cabeamento estruturado está tentando oferecer, o que acaba se provando muito interessante.
Quanto mais pessoas tiverem acesso ao seu material, maiores serão as oportunidades de vendas que sua empresa conseguirá. Por isso, é interessante pensar em outros elementos de marketing que possam ajudar a impulsionar ainda mais esse material.
A economia com esse tipo de investimento acaba sendo muito interessante para você aplicar em outros segmentos de sua empresa, melhorando o material de trabalho e até mesmo seu estoque.
Alcance
O alcance de um marketplace é outro de seus principais benefícios, principalmente para os usuários menores. Quando você cria um e-commerce, a maior dificuldade é fazer com que as pessoas conheçam seu site.
Entretanto, isso não acontece com o marketplace, que já recebe milhões de visitas diárias. A exposição de sua empresa é muito maior do que em qualquer outro modelo, fazendo com que as oportunidades de venda cresçam consideravelmente.
Por isso, muitas empresas já estabelecidas no mercado acabam se juntando aos marketplaces, como uma forma de alcançar um público novo e ainda maior.
A distância também se torna uma questão pequena, uma vez que muitas dessas plataformas possuem facilidades nesse sentido. Seja uma parceria com transportadoras, ou mesmo um serviço próprio, é muito fácil levar seus produtos para todo o Brasil, e às vezes até para fora.
Além de diminuir os custos com publicidade, você acaba expandindo consideravelmente sua marca, obtendo uma visibilidade muito maior e podendo até mesmo pensar em expansão a longo prazo, com ferramentas de impacto no mercado.
Esse tipo de ação é fundamental para o crescimento de qualquer empresa que deseja se tornar uma liderança no mercado em que está inserida.
Considerações finais
O marketplace é uma ferramenta fundamental para o comércio digital. Ele permite a exposição de produtos diversos, de empresas de todos os portes em um único lugar. Por isso, saber trabalhar com essa ferramenta é fundamental.
Quanto mais você utiliza com qualidade esse tipo de ação, melhor estruturada será sua empresa, que terá o potencial de alcançar muitos outros usuários e fazer muito mais negócios dentro de suas possibilidades.
Por conta disso, suas empresas de limpeza e higienização de reservatórios de água estarem em um marketplace é uma boa pedida, mesmo para empresas que já possuem uma estrutura de atividades, possibilitando um engajamento ainda maior.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.