Saiba as diferenças entre marketing vertical e horizontal
Na mesma medida em que a sociedade vem passando por uma série de mudanças, como resultado principalmente da evolução de diferentes tecnologias, o mesmo acontece com o mercado, o que abre espaço para táticas variadas como o marketing vertical e horizontal.
Tudo a levar em conta as novas estratégias que vão surgindo no mercado e na sociedade, de forma a acompanhar as novas necessidades assim como o comportamento que o público como um todo apresenta. Isso em um conceito que é válido para diferentes setores.
Tal como acontece com o mercado digital, que se encontra em plena expansão, trazendo novas possibilidades para diferentes áreas comerciais, como o mercado de restaurantes, que nos últimos anos vem ampliando sua ação através de aplicativos de entrega.
Além de muitas outras áreas, já que através da internet hoje é possível até mesmo manter contato com um escritório de contabilidade abertura de empresas, recebendo todo tipo de auxílio na gestão do seu negócio prestes a ser aberto através de um contato digital.
Mas ao mesmo tempo que surgem essas novas oportunidades, são criados também novos desafios, sendo então dever de quem gerencia um negócio saber como acompanhar a situação atual do mercado, tudo de modo a manter seu projeto como algo competitivo.
Afinal, os mesmos benefícios que aparecem para uma empresa só mostram-se disponíveis para os seus concorrentes, o que aumenta a importância de contar com um bom programa de gestão, capaz de se adaptar a toda possibilidade que possa aparecer.
Como uma empresa de montagem de painéis elétricos SP que, além da sua comunicação tradicional em canais de mídia da região, pode aumentar o seu alcance ao apostar em uma rede de anúncios na internet, sendo possível direcionar tal campanha.
Uma ação que permite que esse negócio expanda o seu destaque através das redes, ao mesmo tempo podendo manter a sua comunicação segmentada para o público que mais lhe interessa. Um tipo de ação que pode se expandir para os mais diferentes tipos de negócios.
Para tanto, só é preciso conhecer a fundo todas as possibilidades que podem estar atreladas ao seu projeto através das ferramentas e estratégias de marketing que se mostram presentes, incluindo esse modelo conhecido como marketing vertical e horizontal.
A pluralidade do marketing
Marketing é um termo que costuma estar atrelado ao encontro das melhores soluções e estratégias para um negócio, fazendo assim com que tal empreendimento consiga estabelecer a melhor relação possível com o seu público de interesse.
E é justamente a partir desse contato especializado que uma empresa pode alcançar melhores resultados comerciais, tais como o número de clientes, seu percentual de vendas, além de todo tipo de alcance que pode estar atrelado a tal empreendimento.
E da mesma forma em que o mercado é amplo, com uma presença cada vez maior de diferentes variedades, operando com novos produtos e serviços, o marketing também acompanha essas mudanças, apresentando formatos inéditos e positivos para todos.
Agradando tanto uma empresa de instalação elétrica predial como o perfil de cliente que possa estar atrás desse tipo de serviço, tal como alguém do setor de construção, por exemplo, com ambos os lados podendo se apoiar nas soluções de nível digital.
A empresa para divulgar os seus serviços e o público para recorrer ao contato de companhias que trabalham nesse tipo de setor. Diante desse cenário, o marketing digital se revela como uma variação do mercado importante de ser estudada.
E isso vai se ampliando para as diferentes variações de marketing que vão surgindo e vêm sendo aplicadas para variados perfis comerciais, em certos casos com a aplicação de técnicas que são positivas para negócios de campos distintos, como uma ampla solução.
Dentro dessas variações, dois modelos de contraste acabam recebendo uma atenção maior diante dos benefícios que podem ser alcançados a partir da aplicação das técnicas apresentadas em cada uma dessas áreas, como o marketing vertical e horizontal, sabendo que para os dois formatos é importante ter umsite profissional.
Marketing Vertical: linha única de atuação
O marketing vertical se define como uma estratégia baseada em um público de perfil segmentando, tratando-se de uma ação a ser seguida por companhias que atuam com uma audiência de comportamento e características similares.
Tal como uma empresa de serviços de limpeza em condomínios, cujas atividades estão voltadas unicamente para clientes que se encaixam dentro desse perfil residencial, o que é diferente de uma companhia de limpeza que oferece serviços para um público mais amplo.
Dentro desse modelo vertical, focado em falar com indivíduos de interesses comuns, destaca-se a relação entre três estilos de negócios que trabalham de forma conjunta, que é o caso dos fabricantes, atacadistas e varejistas.
Setores do mercado esses que podem atuar de forma conjunta, tal como um fabricante de peças de utensílios domésticos, cujo material de trabalho é vendido para grupos atacadistas que irão lidar com o mercado varejo, esse destinado a trabalhar já com o público final.
Isso em uma relação que pode se ampliar ainda mais, se levarmos em conta também o fornecedor de matéria-prima que tornará possível essa produção.
Nesse caso em particular, um produto de liga plástica, que pode fornecer também a umaempresa de cabeamento estruturado, estabelecendo assim uma relação comercial que vai além do marketing vertical, já que passa a trabalhar com um público mais diversificado.
Marketing horizontal: mercado de perfil amplo
O modelo horizontal de mercado se destaca por trabalhar com uma audiência de clientes um pouco mais ampla, exigindo assim a adoção de estratégias que estejam voltadas a um perfil mais diversificado, com diferentes necessidades e expectativas acerca de suas ações.
É necessário planejar estratégias que estejam voltadas a um perfil variado de público, que de comum pode ter apenas a sua atenção acerca de um produto ou serviço em particular, tal como ocorre com uma companhia de armação de aço para construção.
Ação que pode ser destinada para uma rede de hotéis, um cliente de perfil individual, além de outras variações que podem ter interesse nesse tipo de serviço oferecido por essa companhia, no qual suas táticas devem acompanhar essas expectativas mais abrangentes.
O que faz do marketing horizontal algo positivo tanto para quem lida com o público final como para as companhias de perfil industrial, já que ambas atuam de acordo com a relação com o seu público, seja um grupo mais segmentado ou de perfil mais vasto.
Inclusive, conhecer as características da sua audiência é um ponto essencial para se definir qual modelo de marketing pode ser mais positivo para um negócio, levando em conta não só as expectativas do seu público, mas os anseios do próprio mercado em si.
Qual modelo devo aplicar aos meus negócios?
Frente às diferentes características do marketing vertical e horizontal, pode existir a possibilidade de um gestor ficar com dúvidas sobre qual estratégia comercial pode ser mais benéfica para os seus negócios, já que ambas levam a bons resultados.
No entanto, para que tanto uma loja de doces como uma de roupas lide com um cenário comum, onde o seu objetivo é agradar o seu público, é esperado que cada negócio trabalhe com o produto que a coloque em destaque em relação à procura do seu público.
E o mesmo acaba sendo válido também para a adoção da estratégia adequada, o que pode fazer com que uma empresa terceirizada de limpeza de escritório obtenha os melhores resultados em sua.
Sendo assim, para definir qual modelo de marketing seguir, os seguintes questionamentos devem ser feitos:
- Qual o perfil do seu público?
- Quais as características do seu mercado?
- Quais benefícios podem ser alcançados via internet?
- Quais resultados estão sendo alcançados?
Isso além de muitas outras perguntas que podem levar um empreendedor a conhecer melhor o seu negócio e baseado nisso tomar as melhores decisões possíveis. Ação que será bem vista não só pelo público, mas também pelos acionistas de tal companhia.
É possível, inclusive, traçar melhores estratégias para o futuro, permitindo assim com que tal negócio possa crescer dentro do seu mercado, seja de forma vertical, sendo a marca consumida do seu segmento ou de forma horizontal, como um líder comercial.
Ambas as posições podem ser almejadas para um negócio em particular, como uma companhia da área de construção reforma engenharia civil, que deve levar em conta a realidade do mercado para assim trabalhar com metas alinhadas aos seus métodos.
Algo que de forma horizontal ou vertical pode fazer com que um negócio consiga crescer dentro do seu setor, a ponto de estar aberto a melhores oportunidades tanto para a companhia como para todos que a ela tenham algum tipo de associação.
Passando então pelos seus clientes, funcionários e fornecedores. Um perfil de diferentes audiências que costumam estar sempre conectados, seja de forma vertical ou horizontal, cabendo a uma companhia definir qual sistema pode ser o melhor aos seus negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.