Quais as melhores estratégias de SEO para o seu blog
O SEO é uma realidade presente na grande maioria dos blogs, principalmente naqueles que desejam aumentar o seu crescimento e posicionar-se de maneira eficiente nas primeiras posições dos buscadores da internet.
O Search Engine Optimization é considerado uma técnica de otimização para blogs e sites, que faz com que eles sejam bem ranqueados de maneira orgânica, trazendo um maior número de visitantes para a página.
Como se sabe, a principal ideia de um blog é a postagem de conteúdos de qualidade, que atraiam um grande número de leitores de modo a aumentar o volume de tráfego para um site.
O SEO, quando aplicado a um blog, visa conseguir coletar um maior número de leads, tornando possível que a empresa obtenha maiores lucros e resultados a partir disso.
Ele é importante, pois, levando em conta os dados estatísticos, a grande maioria das pessoas que realiza uma pesquisa virtual se contenta com os resultados mostrados na primeira página de um buscador, ou seja, o blog que não estiver entre os primeiros lugares da busca certamente sairá prejudicado.
Por isso, a intenção dessa postagem é oferecer estratégias eficientes de SEO, que podem melhorar o posicionamento do seu blog e, consequentemente, trazer maiores resultados para o seu negócio.
Estratégia 01: Escolher um bom título
O título tem grande importância na estratégia de SEO, pois ele pode induzir o leitor a clicar na sua página e ler de maneira integral o seu conteúdo.
Apesar de muitas pessoas ainda tratarem esse tópico com pouca atenção, ele pode ser fundamental na promoção do seu blog.
Os títulos devem conter uma abordagem direta que mostre ao interessado o benefício que ele pode conseguir ao clicar no link para realizar a leitura.
Por exemplo, ao escrever um artigo sobre tacógrafos, ao invés de criar um título simples como “Características de um tacógrafo”, você pode comunicar no título o tema principal da postagem e os benefícios que ela oferecerá ao leitor, escrevendo algo como “Conheça as principais vantagens de um tacógrafo eletrônico” ou ainda “Os benefícios do uso do tacógrafo em seu veículo”.
Esses são, certamente, títulos mais atrativos, que fazem com que o leitor seja instigado para conhecer o conteúdo disponibilizado na sua página.
Estratégia 02: Escolher boas palavras-chave
O SEO comporta o uso de palavras-chave que são responsáveis por trazer um maior número de visitantes para o blog.
Elas devem ser escolhidas pensando no tipo de leitores que você deseja atrair, ou seja, o seu público-alvo.
Por isso, ela deve ser escolhida pensando em como o seu leitor poderá realizar a pesquisa nos buscadores, levando em consideração informações como:
- Um produto/serviço que você ofereça;
- O local onde o produto/serviço é encontrado;
- Benefícios oferecidos pelo produto/serviço;
- Como é feito ou para que serve, etc.
Por isso, existem palavras-chave classificadas como long tails, ou seja, elas são palavras de maior extensão, que garantem as visitas de um público mais específico, o que traz resultados mais assertivos para o blog.
Um exemplo disso é: em vez de optar pela palavra-chave “vistoria veicular”, que certamente é mais difícil de ranquear pela quantidade de blogs que já utilizam a expressão em seus conteúdos, uma boa opção é escolher o termo “vistoria veicular em Mogi das Cruzes”, que trará leitores buscando especificamente o conteúdo que você está ofertando no seu blog.
Estratégia 03: Escrever conteúdos diretos e claros
Depois de optar por um bom título e pelas palavras-chave mais adequadas, é importante se atentar para escrever um conteúdo de qualidade que trate do assunto específico que você escolheu.
Isso quer dizer que se você está escrevendo uma postagem sobre o tema do primeiro emplacamento de moto, é indicado que você trate do assunto de maneira clara e direta, sem fugir do tema ou abrir a explicação para falar sobre emplacamento de carros, por exemplo.
Nesse caso, é importante oferecer informações específicas sobre o assunto, como:
- Os locais que realizam o serviço;
- Documentos necessários para o processo;
- Tempo médio de duração do procedimento;
- Valores.
A fuga do tema sempre torna as postagens desinteressantes, e faz com que o leitor rejeite o conteúdo, saindo rapidamente da sua página.
Nesse sentido, isso também prejudicará o posicionamento da sua página e os resultados desejados não serão alcançados.
Estratégia 04: Criar conteúdos mais visuais
É sempre muito importante investir em conteúdos de qualidade e pensar em como proporcionar mais facilidade na leitura é essencial.
Como as pessoas vivem em uma rotina cada vez mais dinâmica, é preciso criar estratégias para simplificar a absorção de um conteúdo postado em sites e blogs.
Por isso, vale a pena investir na postagem de imagens e vídeos explicativos, que possam complementar de maneira atraente o texto postado.
Por exemplo, para complementar o conteúdo explicativo das vantagens do uso da pistola para pintura eletrostática, você pode optar por incluir um vídeo demonstrativo do equipamento em uso, o que facilita a compreensão do assunto.
Nesse sentido, disponibilizar o texto narrado em sua página é outra ferramenta interessante para que o site obtenha um maior número de acessos, pois o áudio pode ser aproveitado durante a locomoção de uma pessoa, por exemplo.
Estratégia 05: Incluir link building nas suas postagens
O link building é uma estratégia muito eficiente para SEO, e funciona com a inserção de links externos dentro da sua postagem.
Essa é uma ferramenta bem vista pelos mecanismos de busca, além de que os links podem criar uma referência direta para sites considerados boas autoridades na internet.
Isso faz que com o seu blog ganhe maior relevância na busca orgânica e, então, ele vai subindo no ranqueamento dos buscadores.
Por isso, se você está escrevendo um conteúdo informativo sobre o aparelho para injeção eletrônica invista em incluir no decorrer do texto um link para páginas externas com postagens relacionadas, aumentando o tráfego do seu blog e melhorando o seu posicionamento na internet.
Estratégia 06: Organizar postagens antigas e corrigir erros
As postagens realizadas em períodos anteriores podem ser responsáveis por um baixo resultado de SEO.
Isso porque os buscadores levam em conta a atualização de conteúdos, e esse pode ser um bom motivo para que você reveja postagens antigas.
Também é indicado que você realize a revisão dos links que foram incluídos no seu conteúdo, justamente porque eles podem estar fora do ar ou não existirem mais. Esses são motivos que fazem o ranqueamento cair na busca orgânica na internet.
Por isso, se anteriormente você escreveu um conteúdo sobre os benefícios do uso de uma máquina contadora de dinheiro para redes bancárias, por exemplo, e fazia uma linkagem direta para uma página de vendas de um modelo que já não está mais disponível para compra, é indicado que você exclua esse link.
Desse modo, o SEO do seu blog começa a reagir positivamente, e então vai retornando para uma boa posição nos buscadores.
Estratégia 07: Estimular os comentários na sua postagem
Ao desenvolver uma postagem, uma boa estratégia de SEO é estimular que seus leitores escrevam comentários, sejam eles de avaliações e sugestões ou sejam eles para tirar dúvidas sobre o conteúdo postado.
Isso porque quando as suas publicações obtêm maior interação do público, como no caso de estimular perguntas e respostas, os parâmetros de alguns buscadores consideram que esse conteúdo pode ser bastante relevante, e aumentam a exposição do seu site na busca orgânica.
Sendo assim, se você optar por escrever uma postagem sobre os benefícios do uso de um secador de ar comprimido em atividades industriais, é interessante que você consiga se comunicar bem com o público no decorrer do texto, fazendo com que o leitor queira interagir com a sua postagem por meio dos comentários.
Estratégia 08: Manter uma frequência de postagens
Postar conteúdos frequentemente é essencial para qualquer blog, principalmente se você deseja manter o seu público-alvo engajado.
A internet se mostra como um ótimo caminho para adquirir cada vez mais conhecimentos e, por isso, é comum encontrar um número crescente de blogs que investem na promoção de informações qualificadas, que são responsáveis por cativar os seus leitores, fazendo com que retornem sempre à página.
Por isso, criar um cronograma de postagens é fundamental, principalmente levando em consideração a estratégia de SEO.
Os buscadores levam em conta a movimentação de um blog, principalmente daquele que é visto como autoridade no oferecimento de conteúdos de qualidade.
Sendo assim, é importante criar um cronograma, que não exige postagens diárias, mas que precisa administrar uma movimentação periódica.
Assim, se você postou um conteúdo interessante sobre o serviço de locação de caçamba de entulho em um dia, planeje-se para postar um conteúdo sobre equipamentos essenciais para construção civil para dali um ou dois dias, e outro sobre coleta seletiva para obras na mesma média de tempo, e assim por diante.
Com o uso das estratégias de SEO mencionadas nesta postagem, certamente o seu blog alcançará maiores resultados, crescendo no ranqueamento da busca orgânica de diversos buscadores e engajando cada vez mais o seu público leitor.