Integrar redes sociais ao site de sua empresa: veja as vantagens
Ter um negócio e não integrar com as redes sociais é sinônimo de perder clientes e, consequentemente, vendas. Isso porque o número de usuários nestes meios é enorme, logo, estar presente contribui para a expansão do negócio.
Nesse sentido, atuar nesse ambiente permite que o comércio tenha uma relação mais eficaz e mais agradável com seus usuários, a interação melhora e os seguidores também conseguem fazer sugestões.
Além disso, estar nessas redes contribui para a divulgação e para conseguir novos consumidores, sendo assim, verifique neste texto qual a importância de usar as redes em uma estratégia, bem como os benefícios desta ação.
Por que usar as redes sociais?
Hoje em dia, muitos indivíduos usam a internet. Inclusive, segundo dados, 88% dos brasileiros acessam algum tipo de rede social. Isso coloca o Brasil no segundo lugar de países que mais usam as redes da América Latina.
Por isso, um negócio que tem redes sociais consegue diversos benefícios, por exemplo:
- Realizar uma apresentação marcante para o público;
- Conseguir o reconhecimento da marca;
- Melhorar a divulgação;
- Aprimorar a comunicação.
Nesse sentido, com as redes o negócio tem a possibilidade de se apresentar para o público. Isso porque, com um perfil nesse meio, as chances do estabelecimento ser reconhecido são maiores.
Assim, no meio de tantos adversários, as redes permitem que a empresa consiga algum destaque. Além disso, se a atuação for frequente, permite que os resultados obtidos por meio destas plataformas sejam satisfatórios.
Por consequência, ao conquistar um espaço nesse meio e se manter sempre presente, é possível que o negócio cresça e seja reconhecido, assim o comércio se posiciona no mercado e é lembrado pela sua atuação.
Sendo assim, ao aderir às redes, uma empresa de auditoria blindagem segurança, por exemplo, consegue estabelecer a sua atuação no meio. Além disso, permitir que as marcas sejam reconhecidas é essencial para transmitir confiança.
Outro ponto importante é que a divulgação pode ser ampliada, isso porque se antes os negócios precisavam investir em propagandas, agora apenas com a sua presença nas redes eles conseguem divulgar as mercadorias.
Assim, por meio de hashtags e também de compartilhamentos, os posts vão sendo disseminados nas redes, permitindo que a divulgação seja ampliada e chegue a mais pessoas, do que com propagandas tradicionais.
É isso que empresas de usinagem, por exemplo, vão perceber ao integrarem as redes ao site. Isso porque, ao visitarem o site, as pessoas podem ser direcionadas para as redes. Assim, muitas pessoas preferem conferir estas plataformas ao invés do site.
Isso ocorre porque as redes são mais dinâmicas e permitem que rapidamente se entenda e conheça as mercadorias, já o site pode ser de difícil navegação com muitas abas e também com textos no blog.
Por isso, as redes que são visuais e priorizam fotos podem atrair mais visitantes, assim ao ver estes posts, os usuários se interessam e podem ser direcionados para o site, e vice e versa.
Isso porque tanto o site pode direcionar os usuários para as redes, assim como as redes podem direcionar para o site. Logo, isso contribui para que os acessos sejam aumentados, podendo ajudar no aumento de vendas.
Por fim, a comunicação do comércio muda, isso porque com as redes existe a possibilidade de mudar a linguagem e ser mais informal, coisa que o site não permite, por exemplo.
Além disso, com as redes sociais o comércio fica mais próximo do público, principalmente com as interações por comentários e outras funcionalidades, assim é possível pode mudar o relacionamento com os usuários.
Desse modo, existe a possibilidade de ouvir opiniões, pedir sugestões e até mesmo ouvir críticas, tudo para que a performance do estabelecimento seja melhorada.
Além disso, também é possível ter uma interação mais discreta, conversando com o cliente por mensagens.
Nesse sentido, uma loja de bomba de diafragma, por exemplo, pode se comunicar melhor com os usuários com as redes integradas ao site, isso porque o site é um canal de comunicação mais burocrático.
Em geral, para conversar por essa plataforma, é preciso passar um formulário onde o visitante preenche e aguarda que o comércio retorne, ou existe a possibilidade de ser feito por e-mail.
Tendo isso em vista, as redes ajudam porque só com uma mensagem já dá para falar com a empresa em questão. Inclusive, esse é um fator que agrada muito os usuários, pois assim eles não precisam usar o e-mail.
Ademais, usar as redes, nesse sentido, é mais prático porque os usuários já estão ali presentes, assim eles não precisam fazer tanto esforço e podem resolver tudo enquanto navegam.
Quais as vantagens das redes junto com o site?
As redes sociais podem, junto com o site, alavancar o modo de atuação de um negócio, ajudando em vários segmentos.
Pensando nisso, veja alguns benefícios de adotar essa tática:
Visibilidade
Só com um site uma empresa pode não alcançar a visibilidade que ela deseja, isso porque para chegar até ela é preciso que o usuário entre no site. Então, para melhorar o alcance, uma empresa de manutenção de áreas verdes, por exemplo, pode apostar nas redes.
Além disso, para que isso aconteça é preciso que o internauta faça uma pesquisa no buscador em que apareça o site do comércio ou que ele entre por conta de alguma divulgação.
Fato é que garantir que o site tenha visibilidade sem as redes é mais complicado. Por isso, elas cumprem o papel de direcionar os seguidores para a página, assim, mais pessoas têm acesso ao site.
Por outro lado, o contrário também é válido, então o site também pode contribuir para o aumento de seguidores.
Tráfego elevado
Muitos comércios usam os sites como loja, sendo assim, esse canal é usado para obter informações sobre mercadorias e comprá-las. Além disso, ele pode ser usado para compartilhamento de conteúdos, que podem ajudar os clientes.
Ele também tem a função de ter informações mais detalhadas sobre a empresa, isso porque na internet não há essa possibilidade, principalmente, porque isso é feito em texto.
Ademais, em geral, essas redes priorizam imagens e textos curtos, por isso o site também é usado para essa função.
Sendo assim, com toda essa relevância para a empresa é importante que essa página tenha um tráfego bom, e nisso as redes ajudam, pois podem ser divulgadoras dessa página e direcionar o público para ela.
Sendo assim, se uma instituição de ERP para pequenas empresas, por exemplo, deseja ter mais visitantes no seu site, integrar as redes é uma alternativa, assim mais pessoas que descobrem a empresa no meio social e vão visitar a página.
Novos clientes
Já dissemos que as redes facilitam para que o site da empresa seja encontrado, sendo assim, isso contribui para que novos clientes sejam conquistados.
A população pesquisa e procura por mercadorias muitas vezes nas redes e, por isso, estar presente lá é fundamental.
Assim, ao realizar a pesquisa e descobrir a rede, ele pode se interessar e buscar por mais informações no site, desse modo, se adquire um novo consumidor.
É isso o que qualquer empresa, por exemplo, uma de locação de mão de obra temporária percebe com a integração.
Conhecimento sobre o público
Uma das coisas que as empresas precisam saber para que os seus serviços sejam desenvolvidos de maneira adequada são informações sobre o público. Para isso, são realizadas pesquisas em busca de maior conhecimento sobre eles.
No entanto, as redes ajudam nisso, pois elas mesmas possuem análise métrica onde são disponibilizados dados sobre os seguidores, como: gênero, idade e, até mesmo, os horários em que há mais pessoas online.
Também há informações sobre o desempenho das postagens e ações, desse modo, se uma empresa de contabilidade para micro empresas, por exemplo, fizer uma postagem em que ela pede para que os seguidores entrem no link disponibilizado, existe a possibilidade de analisar quantos usuários fizeram isso.
Essa ação permite que a empresa tenha postagens mais assertivas e que conheça quais são as preferências dos seguidores, logo, dá para aperfeiçoar a tática e escolher até os momentos que são melhores para realizar as divulgações.
Clientes fidelizados
Como as redes permitem que haja uma comunicação com os clientes, isso possibilita que ambos fiquem mais próximos por meio dos comentários e interações, coisas que a página de web não permite.
Fato é que toda essa proximidade contribui para que o estabelecimento construa uma relação com o usuário. Ademais, o atendimento gerado nas redes contribui para que esse cliente se sinta confiante e seja fidelizado.
Sendo assim, uma empresa de assessoria contábil em São Paulo, por exemplo, pode elevar o seu número de clientes fiéis ao realizar a integração das suas redes, oferecendo um atendimento mais adequado.
Conclusão
Integrar os canais do estabelecimento permite que a empresa tenha uma relação melhor com os seus consumidores.
Além disso, as redes chegam para somar na estratégia, já que possibilitam coisas que o site não oferece, como a interação.
Assim, um negócio só sai ganhando ao realizar a integração, oferecendo o melhor serviço para os seus consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.