Como escolher as redes sociais para suas campanhas
As redes sociais deixaram de ser apenas uma fonte de entretenimento e, hoje em dia, ela também é uma excelente ferramenta de trabalho, principalmente quando o assunto é marketing e criação de conteúdo para a internet.
Pensando nisso, o texto de hoje abordará como escolher as redes sociais para as suas campanhas, quais critérios devem ser considerados antes de tomar uma decisão, quais as vantagens das escolhas, entre outras dicas e orientações.
O mundo digital chegou para ficar e com ele vieram diversas inovações, possibilidades e horizontes a serem explorados, tanto pelas pessoas mais comuns quanto por diversas empresas, aumentando o seu alcance e autoridade da marca.
Mesmo uma empresa de tintas e verniz entende que, para conseguir se manter em constante movimento e atrair novos leads e convertê-los em clientes, é necessário investir no marketing de conteúdo e administrar bem sua página nas redes sociais.
Elas são o epicentro onde tudo acontece e onde a maioria das pessoas se encontram. Lá é conversado e falado de quase tudo, onde existem grupos de discussões e comentários em postagens, além do engajamento e compartilhamento do público.
Um lugar como esse é perfeito para se fazer campanhas e verificar a aceitação do público sobre alguns assuntos em específico, como um novo produto ou serviço lançado pelo seu escritório de contabilidade em São Paulo, por exemplo.
Porém, tão importante quanto entender como as pessoas se comportam e quais vantagens e benefícios elas trazem para a sua empresa nas redes sociais, é entender qual o público de cada um e como elas trabalham para gerenciar essas pessoas.
Cada uma dessas redes, embora tenham diversas funcionalidades parecidas e próximas, normalmente possuem públicos em comum, mas que buscam coisas diferentes nelas. Ou seja, é necessário entender como elas funcionam.
Por fim, mas não menos importante, é preciso também saber qual a métrica e os dados que cada um passa para o seu negócio, utilizando deles para impulsionar as decisões e lucros de sua empresa, seja ela de tecnologia ou uma empresa de gestão ambiental.
Agora que a situação está um pouco mais clara, confira nos tópicos a seguir o poder das redes sociais e como elas podem ser importantes para a criação de campanhas para a sua organização.
Como as redes sociais funcionam?
O seu trabalho como empresa deve ser escolher a rede social que melhor se adapta a sua estratégia de campanha e, como dito na introdução deste texto, cada um tem uma relação diferente com o usuário e pode se destacar da outra, mesmo que suas funcionalidades sejam parecidas.
Algumas das redes sociais mais utilizadas nos dias de hoje, seja por entretenimento ou para vender um curso de youtuber EAD (Ensino a Distância), são:
- Facebook;
- Instagram;
- Youtube;
- TikTok;
- Twitter.
Algumas já foram mais utilizadas no passado, outras são mais utilizadas nos dias atuais, mas, sem sombra de dúvidas, todas ainda são bastante influentes em diversos grupos de pessoas. Vamos entender melhor como cada uma delas pode te ajudar.
01 – Facebook
Sem sombra de dúvidas, é a rede social com maior número de usuários, contando aproximadamente 2 bilhões de pessoas.
Ainda é muito influente nos dias de hoje e possui diversas funcionalidades que foram sendo inseridas ao longo dos anos, adaptando a maioria delas de outras redes sociais.
Ao publicar com o Facebook, tente não passar informações referentes apenas a sua marca. Por exemplo, uma consultoria de informática SP pode, além de falar sobre produtos que comercializa, dar dicas sobre como construir e montar seu próprio computador.
É possível mensurar todos os dados através das configurações em sua página e, o conteúdo a ser postado aqui deve ter uma boa qualidade e ter uma certa frequência, afinal, para que não se esqueçam de você, é bom estar sempre no imaginário dos usuários.
Normalmente, os usuários dessa rede social gostam um pouco de tudo, podendo misturar vídeos com postagens de fotos informativas e memes. Em caso de enquetes, é possível usar as reações para entender quais opções são as mais escolhidas.
02 – Instagram
O novo queridinho das pessoas, o Instagram possui cerca de 800 milhões de usuários cadastrados, incluindo até mesmo pessoas comuns e empresas de contabilidade e consultoria.
Possui diversas funcionalidades igual ao Facebook, porém, o foco da plataforma é a postagem de fotos e os famosos Stories que bombaram e são muito utilizados até os dias de hoje, fazendo com que muitas pessoas acessem a rede social apenas para isso.
É ótimo para engajamento de vídeos curtos e objetivos, além de ter as próprias maneiras de mensurar os dados assim como outras redes sociais.
03 – Youtube
Embora não seja exatamente uma rede social, o Youtube é extremamente útil para ser utilizado junto das redes, sendo uma plataforma de vídeos onde todo tipo de assunto é encontrado, desde algo para entretenimento até kit academia ao ar livre preço.
É essencial para criação de conteúdo, e pode direcionar usuário para as suas redes sociais e site, mostrando algo interessante para as pessoas de forma mais dinâmica e aumentando o engajamento de seu público, que pode variar muito dependendo do que você criar.
04 – TikTok
Voltado para um público que busca algo mais rápido e cômico, o TikTok é uma rede social que tem crescido bastante nos últimos tempos e que tem como objetivo divertir ou criar conteúdo dinâmico.
Isso significa que, embora a maioria dos vídeos tenham um tom mais cômico e engraçado, você pode utilizá-los para criar conteúdos rápidos para a sua empresa e ganhar a atenção de um público mais jovem, podendo utilizar a sua consultoria de diagnóstico ambiental como forma de conscientização.
Assim como as outras redes sociais, possui suas próprias regras e métricas para avaliar o engajamento e ver quais as melhores estratégias que sua empresa pode utilizar para crescer e criar conteúdo dedicado ao público.
Vantagens das redes sociais
Assim como qualquer decisão empresarial, existem algumas vantagens que podem ser obtidas ao investir nas redes sociais, seja em ganho de popularidade, alcance da marca, otimização de tempo, aplicação de recursos, entre muitos outros aspectos.
Os benefícios e vantagens podem ser a diferença na sua decisão em qual rede social decidir para investir com a sua empresa e, como primeira grande vantagem, podemos mencionar um maior alcance da marca.
Se o seu objetivo como empresa é aumentar o número de pessoas que suas postagens podem atingir, busque a rede social que melhor atende a sua necessidade. Caso queira algo mais rápido decida por uma, ou se deseja algo mais planejado, a outra pode ser melhor.
Já se o foco da empresa é criar um conteúdo com listas e ter um público mais fiel e que goste de consumir o conteúdo, a utilização do youtube pode ser melhor, além de conseguir um público que é mais adepto ao conteúdo audiovisual.
Dependendo da forma como realizar a organização de postagens e conteúdo, é possível também aumentar o número de parcerias e chamar a atenção de outras empresas, conseguindo, inclusive, novos investidores para os seus negócios.
Lembrando que, quando se trata de redes sociais, seus seguidores são clientes em potencial, afinal de contas, parte do seu objetivo como negócio é envolver os leads e seguidores e, futuramente, convertê-los em clientes.
Assim como um site, as redes sociais de sua empresa são uma espécie de vitrine que mostram as primeiras ideias de seu negócio ou a forma como ele trata os clientes e lidar com os recursos de marketing que tem em seu domínio.
Com essas vantagens e opções em jogo, fica um pouco mais simples da sua empresa decidir qual que melhor atende às suas necessidades, faltando apenas estudar qual melhor se adapta ao seu estilo de negócio.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou e se aprofundou em como escolher as redes sociais úteis para as campanhas de marketing de sua empresa, mostrando como cada uma delas funciona, qual o público-alvo e mostrando o impacto que elas causam no seu negócio.
A verdade é que tudo irá depender da sua empresa, do ramo comercial que ela atua, quais os objetivos, missão, visão e valores, maneira que lida com o público, periodicidade de postagem nas redes, como utilizará elas para divulgar as campanhas, entre diversos outros aspectos.
No momento de decidir entre qual a melhor rede social para a suas campanhas, é necessário levar todas essas informações, além de saber qual tipo de campanha será realizada.
Campanhas rápidas e com um objetivo em específico podem ser atendidas melhor com o Instagram, já aquelas mais demoradas, servem para atrair mais pessoas a longo prazo, podendo utilizar anúncios pagos, talvez com o facebook seja melhor.
Agora que já entende como funcionam as redes sociais e já está por dentro do assunto, resta analisar qual melhor se adapta a realidade do seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.