Dicas para conseguir clientes no exterior
A prospecção de consumidores no exterior pode parecer um processo complexo à primeira vista, mas existem algumas práticas que podem facilitar muito o trabalho e ajudar a ampliar sua cartela de clientes.
Muitas empresas estão começando a pensar no mercado internacional como uma forma de ampliar seus negócios, em grande parte por conta do processo de transformação digital que o mundo tem passado.
Os avanços tecnológicos que permitem uma boa estrutura de mercado usando a internet e ferramentas digitais tem sido altamente influente para trabalhar com efetividade esse tipo de ação, utilizando ferramentas como tradução de sites.
Hoje, a maioria das empresas possui um site e está se preparando para fazer negociações online, o que dá uma abrangência muito maior para sua estrutura de negócios e permite uma prospecção maior de clientes no exterior.
Entretanto, ainda existem alguns pontos que requerem atenção quando falamos de transações internacionais, uma vez que algumas dificuldades relevantes podem acabar diminuindo seu retorno financeiro, o que é prejudicial para a empresa.
Um erro comum de muitos empreendedores é acreditar que apenas grandes companhias tem capacidade de apresentar seus produtos fora do país de origem.
Esse tipo de pensamento leva em conta a dificuldade de realizar transações internacionais que ficaram no passado.
Hoje, uma empresa de cobertura metalica possui uma série de facilidades para realizar as vendas, sendo necessário apenas um excelente planejamento e um bom estudo sobre as leis e regras de importação e exportação.
Dessa maneira, é possível trabalhar com vendas no exterior e alcançar um público muito maior, aumentando consideravelmente suas oportunidades de vendas e lucros.
O primeiro passo para você trabalhar com clientes no exterior é entender o que é a prospecção e porque ela é essencial.
É considerado prospecção de clientes todo processo cujo resultado final é um novo cliente para sua empresa, mantendo os que já tem negócios com você.
Esse é um processo muito importante, porque ele define alguns padrões que serão usados no marketing de empresas de terraplanagem e pavimentação, por exemplo.
Entender seu público é um importante passo para adaptar sua empresa, uma vez que o público-alvo será o foco de todas as suas ações de marketing e suas estratégias de vendas.
É considerado o público-alvo todos dentro de um grupo de pessoas que tem similaridades em seus gostos e padrões de consumo, cuja propensão de comprar com sua empresa é muito grande.
Embora não haja nenhum tipo de restrição quanto a localização na formação de seu público-alvo, é importante que você trabalhe alguns pontos muito importantes. O primeiro deles é a língua, que pode ser uma barreira de comunicação.
Para trabalhar com o público do exterior, é importante que sua empresa tenha recursos de tradução para a comunicação.
Embora o ideal seja falar a língua de onde você pretende prospectar, o inglês serve como um idioma internacional para o mercado.
Diante disso, o site da sua empresa de soluções em TI (Tecnologia da Informação) deve ter pelo menos uma versão em inglês para que os clientes no exterior consigam entender o que você está oferecendo e o que você pode fazer de negociações com os consumidores.
A prospecção é uma boa prática de comércio, e por isso você deve fazer o possível para tornar o ambiente o mais confortável possível para seu cliente, garantindo assim seu interesse e criando novas oportunidades de negócios.
Prospectando com qualidade
Existem alguns elementos que podem ajudar a alavancar sua prospecção internacional, garantindo muito mais clientes para sua empresa e otimizando este processo para oferecer o melhor resultado possível.
Entretanto, é preciso ter em mente que cada loja de equipamentos odontologicos, por exemplo, é única, e as dicas citadas não são um manual infalível.
É preciso adaptar as informações que você julgar mais relevantes para a realidade de sua empresa, conseguindo conquistar assim uma estrutura de trabalho mais adequada e alcançando clientes com muito mais facilidade.
Estudo de mercado
O primeiro ponto que você precisa ter em mente quando decide investir no exterior é conhecer o mercado em que você irá prospectar.
Cada país tem suas peculiaridades, e é importante conhecer o mercado local para criar expectativas que sejam condizentes com a realidade sobre o tipo de retorno que você pode ter em sua área de atuação.
Ao pesquisar o mercado com qualidade, você conseguirá identificar o tipo de investimento que pode ser realizado para aumentar suas vendas.
Esse é um modelo que pode funcionar tanto no momento de aplicar suas estratégias de marketing para cativar o público local quanto escolher produtos e serviços que serão divulgados em sua entrada no país.
Para isso, você pode ter atenção a uma série de elementos, como por exemplo:
- Entender as tendências locais;
- Identificar concorrentes;
- Estudar o processo logístico;
- Verificar custos de transporte.
Estes elementos ajudam a ter uma visão muito mais ampla do mercado e de como você pode trabalhar para conquistar mais espaço nesse tipo de ambiente, garantindo um resultado de mais qualidade.
Participação em eventos
Os eventos são uma excelente maneira de se destacar, uma vez que você se faz presente no país e começa a abordar potenciais parceiros e clientes de maneira direta, recebendo um feedback muito mais rápido ao trabalhar com banner para eventos preço.
A regra que diz que quem não é visto, não é lembrado e isso se aplica também no conceito de prospecção, uma vez que você precisa se mostrar interessante para que o cliente do exterior deseje ver o que você tem a oferecer.
Qual o diferencial que sua empresa traz para este mercado? Esse questionamento deve ser o foco de sua apresentação em eventos, criando assim um interesse maior e instigando potenciais clientes a procurarem mais sobre sua empresa.
Além disso, os eventos são uma ótima maneira de fazer networking, uma vez que você conhecerá outros empreendedores e potenciais parceiros de sua empresa, criando uma rede de contatos sólida para seu trabalho com a ajuda de um pórtico para eventos SP.
Procure também estar de acordo com seu nicho de atuação. Existem feiras, seminários e exposições dos mais variados setores, e você deve encontrar o seu para trabalhar com mais efetividade e garantir um resultado expressivo.
Se você se apresenta com qualidade e se mantém na cabeça dos clientes, conseguirá prospectar muito mais durante o período em que procurar por consumidores para sua empresa.
Presença online
Ter um site e contas nas redes sociais é fundamental para trabalhar com clientes no exterior. Mas não basta criar as ferramentas e deixá-las paradas, é preciso que você seja ativo e trabalhe sua presença online com confiança e efetividade.
A internet proporciona uma série de benefícios, sendo o maior deles a credibilidade. Quando você é ativo e marca sua presença online, isso funciona como uma certificação da qualidade do seu trabalho e do profissionalismo, uma vez que você pode se comunicar mais rapidamente.
Para que esse tipo de ação tenha efeito, é importante pensar no tipo de conteúdo que você deseja apresentar. Propagandas demais podem soar desesperadas, o que não é o tipo de material que um cliente do exterior deseja ver de um fabricante de painel elétrico.
Por isso, produzir conteúdo de qualidade é muito importante para que você consiga trabalhar efetivamente com estes recursos, aumentando o público interessado em seu material. Aqui, vale também a questão linguística.
Não deixe de publicar o material em sua língua nativa, mas procure uma tradução para o inglês pelo menos para atingir um público mais amplo e aumentar suas chances de engajamento.
Trabalhe com uma assessoria
Para dar conta de tudo, muitas vezes você precisará de uma ajuda profissional. Uma assessoria de exportação pode ajudar a resolver qualquer problema durante o processo logístico, o que permite que você consiga se focar na prospecção.
A assessoria pode, inclusive, se tornar um argumento de vendas, uma vez que você estará protegido e preparado para lidar com qualquer tipo de problema que surgir no caminho.
Dessa forma, você não se sobrecarrega e pode garantir resultados melhores com seus clientes.
Além disso, a assessoria pode ajudar a criar contratos e fazer as transações de forma mais segura para ambas as partes, garantindo uma estrutura mais qualificada para seu atendimento.
Considerações finais
O trabalho de sua empresa para prospectar clientes no exterior pode ser muito interessante se você tiver os passos para esse tipo de atividade planejados, garantindo uma estrutura completa enquanto você verifica as ações disponíveis para realizar.
Portanto, quando você começa a captação de clientes, estará pronto para questionamentos e dúvidas, oferecendo propostas que os clientes no exterior se interessarão e acabarão fechando negócios com você.
Dessa maneira, sua empresa alcança um outro patamar de negócios, muito além do mercado convencional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.