Como utilizar influenciadores digitais em sua estratégia de marketing?
Conquistar a audiência de um público, imerso entre uma quantidade cada vez maior de conteúdos que aparecem na internet, exige estratégias otimizadas para essa obtenção de atenção entre os usuários. Trabalhar com influenciadores digitais pode ser uma solução.
A atenção do público é disputada em todos os minutos do dia. Antes por meio de canais tradicionais, revistas, jornais, rádio e predominantemente, a televisão, com anúncios espalhados entre os conteúdos presentes nesses veículos.
Com a internet essa conexão com o público foi sendo fortificada, muito pela praticidade de acesso que foi sendo apresentada, com o avanço da tecnologia. Se hoje o usuário tem acesso a um número abundante de conteúdo, é por causa do barateamento desses meios.
Por outro lado, ter uma forte corrente de informações, em um aparelho que muitas vezes cabe no seu bolso, exige um exercício de filtro por parte do leitor, separando o conteúdo relevante do desnecessário, de acordo com os seus interesses.
E no meio dessa briga por atenção entram as marcas e os conteúdos patrocinados. É preciso identificar um ponto em comum com o seu público, fazendo com que um anúncio de curso de youtuber ead, por exemplo, tenha sucesso com um usuário interessado no tema.
O marketing apresenta diversas ferramentas para que seja possível estudar esse comportamento do público, e a partir dessa análise entregar um conteúdo que se relacione com a sua audiência segmentada, garantindo uma melhor performance desse anúncio.
Uma forma de fortalecer essa ligação com o público é encontrando um ponto de comum contato, ou seja, um tópico de assunto que desperte o interesse da sua audiência compartilhada.
Os influenciadores digitais têm um papel essencial nesse sentido, provocando uma conexão direta com o público de forma natural, sem a necessidade de se realizar com propaganda tradicional, pois as marcas não estão lidando com um ambiente convencional.
A internet é um campo fluido, acompanhando tendências que se renovam de maneira contínua, assim como o comportamento dos seus usuários.
Sendo assim, uma empresa de construção e reforma precisa adaptar a sua comunicação para que seus anúncios tenham o efeito desejado, seja ele apresentar os serviços da empresa ou apenas divulgar o nome da sua marca para os usuários.
Os influenciadores digitais podem ser auxiliares ao cumprimento desses objetivos, fazendo um contato com o público mais intensificado do que aquele que seria alcançado através de um anúncio unilateral, com pouca interação do público.
Esses novos profissionais da comunicação possuem uma grande importância para o mercado publicitário atual, logo, é preciso conhecer a fundo o trabalho desses comunicadores, já que o seu público pode compartilhar da atenção deles.
O que faz um influenciador?
A principal função de um influenciador digital é inspirar o seu público por meio dos canais digitais, e em casos de parcerias comerciais, persuadir a sua audiência a consumir um produto específico ou contratar um tipo de serviço.
Na verdade essa é uma definição errada do mercado, pois mesmo sendo uma realidade que aponta as maiores oportunidades de se trabalhar com um influenciador, não é essa relação comercial que tornou esse comunicador digital em alguém popular.
O destaque do digital influencer – termo em inglês que também é bastante usado no país, para definir esses novos profissionais – vem da sua proximidade com o público, produzindo conteúdos relevantes para a sua audiência.
A questão da representatividade do público, com uma audiência específica buscando conteúdos feitos por alguém que se conecte a sua cultura ou origem, é o que fortalece essa conexão entre os usuários e os influenciadores, conquistando assim a sua notoriedade.
E é com essa proximidade que um comunicador específico se torna o melhor canal possível para anunciar os seus produtos.
Como um influenciador que aborda temas relacionados ao mundo da tecnologia em seus conteúdos, permitindo que um anúncio de sistema de áudio e vídeo tenha um destaque natural entre os seus textos ou vídeos, dando naturalidade a essas peças publicitárias.
Como unir os influenciadores às suas estratégias
Diante desse conjunto de oportunidades que os influenciadores digitais podem trazer às suas estratégias comerciais, é importante contar com eles no processo de elaboração do seu planejamento comercial.
E para isso é preciso conhecer bem os dois lados dessa relação de contato, os influenciadores e o público, para realizar parcerias que se conectem aos interesses da audiência e os assuntos abordados pelos influenciadores contratados.
E para estruturar o melhor plano de marketing possível, utilizando dessa parceria, é necessário se ter atenção a alguns tópicos, tais como:
A definição do público-alvo
Assim como a sua empresa trabalha com um estilo de comunicação e estratégias voltadas aos interesses do seu público consumidor, os influenciadores também trabalham com uma audiência segmentada.
Um fornecedor de alimentos sem glúten, por exemplo, trabalha com mercados específicos, como lojas de produtos saudáveis. Da mesma forma, a sua comunicação também deve ser voltada a um público que consome e procura por esse tipo de alimento.
Ao decidir propor uma parceria comercial com um influenciador digital, esse fornecedor deve procurar por profissionais que falem a mesma linguagem do seu público, nesse caso sendo pessoas com hábitos saudáveis de alimentação ou que praticam exercícios.
Sendo assim, antes de procurar pelo digital influencer ideal, a sua marca precisa definir qual é o seu público-alvo. Uma definição ainda mais importante para novos empreendimentos, que ainda não possuem tempo de mercado para conhecerem seus consumidores.
Uma das maneiras de se conhecer a sua audiência, e desenvolver uma comunicação ideal para a mesma é através da definição de uma persona de marketing.
Uma ferramenta que funciona como uma espécie de personagem, com características referentes ao perfil do seu público e com comportamentos semelhantes ao que um consumidor possui em relação ao seu produto ou serviço.
Com base nessa persona, uma empresa pode alinhar as suas estratégias de comunicação e venda, atingindo um público que está atrás de umaclinica de acupuntura Osasco, e apoiado por essa definição, escolher o influenciador que melhor se adeque à campanha.
Escolhendo o influenciador ideal
O processo de seleção do influenciador digital que mais trará benefícios para a sua campanha comercial, começa com a definição dos temas abordados por ele. Isso porque a área de atuação desses profissionais é enorme, podendo falar de assuntos como:
- Educação;
- Cinema e televisão;
- Música;
- Saúde e mundo fitness;
- Esportes;
- Games.
A escolha do influenciador precisa alinhar a temática de comunicação desse especialista com os assuntos relevantes para a sua marca. Um influenciador que fale de decoração é o ideal para um anúncio relacionado a projetos de arquitetura e urbanismo, por exemplo.
Mas além da definição do tema, é importante se atentar ao público alcançado por esse influenciador. Nesse caso, o número de usuários por ele atingido.
À primeira vista parece ser mais importante atingir um grande número de seguidores, mas essa quantidade precisa se adequar aos objetivos da sua companhia, por um público menor, porém melhor segmentado, pode trazer impactos mais positivos a sua campanha.
Essa é a principal diferença entre um influenciador top e um fit influencer. O primeiro se conecta com um grande número de usuários, abordando assim assuntos mais generalistas. Pode ser o ideal para uma empresa que quer destacar a sua chegada ao mercado.
Por outro lado, um anúncio de cursos tecnicos SP terá mais sucesso com um fit influencer, que se conecta a uma parcela menor de usuários, mas de interações melhor segmentadas. Nesse caso, alguém de São Paulo em busca de uma educação profissionalizante.
A estratégia correta com os influenciadores
Após a seleção de um ou de mais influenciadores que atuarão em conjunto à sua campanha, é preciso definir a estratégia que melhor aproveitará a presença desses profissionais em relação à sua comunicação.
Em uma estratégia de ativação, a sua marca conta com o apoio pontual desses influenciadores, por meio de ações esporádicas, com anúncios que alimentem a sua relação com o público compartilhado por esses criadores de conteúdo.
O que é diferente de uma campanha completa, que conta com um objetivo específico, como divulgar o material promocional de empresas para datas comemorativas, como Natal e dias das mães, ou a divulgação de um novo produto.
Nessa situação, a contratação dos influenciadores digitais se faz com base em um tempo específico, o que difere do trabalho de um embaixador da marca, que faz um trabalho de divulgação constante, como uma extensão da sua área de comunicação.
Considerações finais
Assim como os veículos e as ferramentas comerciais a serem utilizadas, a elaboração de um planejamento de marketing, deve contar com os influenciadores digitais em seu projeto. Principalmente com empresas que atuam no meio digital.
Eles que apresentam um trabalho de contato com o público tão importante, como aqueles feitos via veículos que hoje são vistos como tradicionais, em alguns casos trazendo uma conexão até maior com a sua audiência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.