Como montar uma boa equipe de vendas?
Montar uma boa equipe de vendas é essencial para o sucesso de uma empresa, independentemente do ramo de atuação, mas nem sempre é fácil manter os vendedores motivados e com um alto rendimento.
O time de vendas precisa funcionar como um time de consultores sobre a organização e o mercado em que ela está inserida. Para isso, é necessário que os profissionais tenham acesso a treinamentos constantes.
Também precisam de apoio tecnológico, ambiente agradável de trabalhar, entre outros fatores que resultam em um bom desempenho.
Antigamente, o vendedor era apenas um profissional que passava informações sobre os produtos e fechava as vendas. Mas conforme avançamos no tempo, esse papel passou por várias mudanças.
Os vendedores precisam ser vistos como pessoas especializadas na empresa e na solução que ela oferece. Por conta do amplo acesso a muitas informações na internet, é comum que o cliente já chegue sabendo exatamente o que precisa.
Geralmente, o consumidor tem mais dúvidas sobre a marca ou quer saber quais produtos atendem melhor às suas necessidades. E os vendedores devem estar prontos para todas essas perguntas.
Por isso, neste artigo, vamos explicar a importância de uma equipe de vendas motivada e como montá-la. Confira!
Importância de uma equipe de vendas motivada
Um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores é saber como manter sua equipe de vendas sempre motivada. Funcionários motivados ajudam a alcançar as metas e os objetivos da companhia, além de criarem um ambiente de trabalho prazeroso.
Assim, investir na motivação significa aumentar a produtividade da equipe para que eles executem suas tarefas da melhor maneira possível.
É importante lembrar que os colaboradores de qualquer empresa, como uma loja de peças para carretas, passam a maior parte do tempo em seu ambiente de trabalho. Portanto, quanto mais agradável ele for, mais fácil será reter os talentos.
Na verdade, a motivação é necessária para realizarmos qualquer atividade em nosso dia a dia, principalmente aquelas que exigem um esforço maior.
Uma equipe motivada, além de apresentar os melhores resultados, também traz outros benefícios. É a melhor maneira de manter a equipe produtiva, fazer com que os vendedores se comprometam e reduzir o absenteísmo.
Uma equipe motivada é capaz de melhorar todo o ambiente empresarial, portanto, se o seu objetivo também é melhorar o clima organizacional, precisa investir na motivação do time de vendedores.
Os profissionais serão capazes de executar suas funções com mais atenção e eficiência, o que os faz colaborar e ajudar seus colegas de trabalho.
Todos estarão mais comprometidos com o trabalho e com os resultados da equipe, o que otimiza os resultados e aumenta a qualidade dos processos internos. Se a equipe está totalmente motivada, a empresa reduz os índices de retrabalho, visto que os erros na rotina diminuem.
Em qualquer empresa, como uma de cestas natalinas, também é uma forma de manter os funcionários satisfeitos, o que ajuda a reter os talentos e fornecer estabilidade profissional.
E se o ambiente de trabalho é agradável e motivador, a organização também consegue diminuir os índices de processos trabalhistas.
Agora que você já sabe por que é importante garantir que o seu time de vendas esteja motivado, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para montar uma boa equipe de vendedores. Acompanhe a leitura conosco.
Dicas para montar sua equipe de vendas
Uma boa equipe de vendas começa com uma boa liderança, sendo assim, é imprescindível que o gestor utilize as seguintes estratégias:
Definir um líder
Uma boa equipe de vendas depende de um bom profissional para liderar os vendedores. Sem ele, não há maneiras de formar uma equipe de vendas de alta performance.
O líder do time de vendas é responsável por delegar as tarefas, manter a disciplina no ambiente de trabalho e garantir que o fluxo de informações e o progresso dos resultados sejam transparentes.
Expor os objetivos da empresa
Os vendedores precisam saber quais são os objetivos e o posicionamento da empresa, como no caso de um fabricante de válvulas hidráulicas. A equipe deve estar alinhada com as estratégias e valores, e saber mais sobre a missão, visão e valores da organização.
Todos esses atributos devem ser expostos aos colaboradores, pois é uma forma de garantir o entrosamento e o foco, já que as pessoas também vão compartilhar os mesmos propósitos. E isso faz com que eles realmente se sintam parte da empresa.
Ser um mentor para as equipes
Um bom líder é aquele que é visto como mentor e coach de sua equipe. Para isso, é essencial promover o desenvolvimento contínuo de performance, aprendizagem e autoconhecimento dos profissionais.
O líder de vendas de uma fábrica de arruelas, por exemplo, deve deixar claro para seus vendedores que está ali para guiá-los, não apenas para dar ordens.
Qualificar os vendedores da empresa
Para que os vendedores sejam, de fato, verdadeiros consultores da companhia, eles precisam estar muito bem informados. Daí a necessidade de investir em treinamentos e qualificação constantes, afinal, é sempre bom fazer uma reciclagem dos conhecimentos de todos.
Além de passar informações técnicas sobre a empresa e seus produtos, o treinamento também precisa abordar técnicas de vendas e outros conhecimentos relacionados, como o marketing.
Também é necessário acompanhar a situação das vendas, por meio de estratégias como cliente oculto e ouvintes de calls de vendas.
Fornecer ferramentas tecnológicas
Por exemplo, um fabricante demangueiras e conexões hidraulicas, assim como de qualquer outro item, deve contar com o auxílio de várias ferramentas tecnológicas em seus processos, inclusive nas vendas.
A tecnologia é indispensável nos dias de hoje, e as marcas mais bem-sucedidas são aquelas que mais investem em recursos tecnológicos em seu dia a dia.
No caso da equipe de vendas, é possível usar plataformas digitais que servem como ponto de apoio para a troca de informações, atualização sobre o mercado e o desempenho da organização, dentre outras necessidades.
Os vendedores podem contar com o apoio de recursos para muitas atividades de seu dia a dia, tais como:
- Comunicação interna;
- Distribuição de tarefas;
- Organização de cronograma;
- Comportamento do cliente.
São recursos tecnológicos que também ajudam a companhia a obter insights capazes de melhorar o desempenho de todo o time.
Investir em recrutamento contínuo
Uma empresa de venda de grupo geradores, por exemplo, deve calcular o tamanho de sua equipe de vendas com muito cuidado. Ela deve considerar os investimentos necessários para esse time, de modo que eles não sejam maiores do que os lucros obtidos.
Os vendedores devem ser capazes de escoar tudo o que a empresa produz. Mas caso eles estejam trabalhando com o máximo de sua produtividade e o estoque ainda esteja cheio, talvez seja o momento de aumentar a equipe com novos vendedores.
É por essa razão que o gestor deve estar sempre atento aos profissionais do mercado. Ademais, não se esqueça de que imprevistos acontecem, por exemplo, quando um vendedor se demite ou se afasta do trabalho.
Para que a equipe de vendas esteja sempre completa e atendendo às demandas da companhia, é necessário fazer um trabalho de recrutamento contínuo, também como uma forma de não sobrecarregar os vendedores.
Reconhecer os esforços do time
Para formar uma verdadeira equipe de vendas, o líder de um fornecedordetela alambrado, por exemplo, deve estar perto de seus liderados. É dessa forma que ele identifica os pontos fracos e valoriza os pontos fortes dos profissionais.
Ao reconhecer os bons resultados, você mostra que está atento ao desempenho de todos e que eles serão recompensados por isso.
Fazer reuniões periódicas
Para ter uma equipe de vendas de alta performance, é essencial fazer reuniões periódicas que ajudem a avaliar e a revisar as estratégias. Se não houver esse contato constante, fica difícil formar uma boa equipe de vendas.
Lembre-se, quando expomos, analisamos e otimizamos os resultados, conseguimos atingir as metas e objetivos de um jeito mais fácil, o que é muito importante para qualquer negócio.
É durante as reuniões que o líder da equipe de vendas de umaempresa de portaria, por exemplo, deve fazer feedbacks e abrir um espaço para que os vendedores proponham maneiras de melhorar o dia a dia do setor de vendas.
Incentivar o diálogo
É importante criar um ambiente de trabalho onde os vendedores possam interagir entre si. É uma forma de melhorar o relacionamento entre eles, fazendo com que confiem uns nos outros e se sintam mais à vontade para expor suas ideias.
Mais do que isso, incentivar o diálogo aprimora a criatividade, aumenta o comprometimento e fortalece o espírito de equipe.
Conclusão
Sem a equipe de vendas, uma empresa não vende seus produtos e serviços. Mas não basta apenas contratar alguns vendedores. É necessário trabalhar com eles usando as estratégias que mostramos aqui.
Dessa forma, sua empresa vai criar um ambiente de trabalho mais agradável e favorável às vendas, aumentando os lucros. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.