Melhorando a cultura organizacional de uma empresa
Nenhum empresário deve ignorar a importância da missão e dos valores que sua empresa precisa afirmar diariamente. O que poucos sabem é como a cultura organizacional se relaciona com tudo isso, podendo ajudar e muito.
De fato, também conhecida como cultura corporativa, o que esse conjunto de valores e princípios estipula é algo que pode influenciar diretamente na produção. Portanto, não se trata de teorias vazias ou desconectadas da realidade.
Imaginemos uma empresa da área de manutenção de equipamentos industriais. Em vez de simplesmente ser mais uma, ela pode conduzir sua rotina de operação, gestão e administração geral com excelência, extraindo de cada um o melhor que ele pode dar.
Portanto, trata-se de manter a alta produtividade e a alta performance da equipe. Lembrando que motivar e engajar os colaboradores, alinhando cada um dos funcionários com o objetivo da empresa, é um dos maiores esforços das grandes marcas.
O que as torna grandes é justamente essa capacidade de começar a “mudar o mundo” desde dentro, não apenas com palavras vazias. Primeiro os próprios membros que compõem cada uma das equipes compram aquela solução oferecida ao mercado.
Deste modo, se a empresa presta serviços de contabilidade, ela deverá ser a primeira a cumprir todas as exigências da área, desde os aspectos financeiros e fiscais, até a qualidade de vida dos colaboradores e os impactos positivos na sociedade.
Realmente, hoje nós vivemos a era das filosofias de marcas. O que marca esse movimento todo é o reconhecimento de que o grande tesouro das corporações e empresas em geral não está nos cofres ou no banco, mas no talento de cada um.
Trata-se dos “ativos intangíveis”, como o capital intelectual e o capital humano dos membros que formam as equipes, ao menos aqueles que preenchem cargos-chave. De fato, se algo pode garantir a inovação constante e a excelência, é isso.
Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui as melhores dicas e boas práticas de como melhorar a cultura organizacional de um negócio. Além de conceitos sem os quais alguns acabam gerando mais confusão do que soluções reais.
O bacana é que hoje essa filosofia corporativa evoluiu tanto, que já é possível aplicá-la a qualquer segmento, seja uma assessoria contábil em São Pauloou qualquer outro nicho, como venda de produtos populares e de grande apelo.
Então, se você quer entender como exatamente isso é possível, e já ir desenhando uma estratégia que pode mudar o futuro da sua empresa, basta seguir adiante.
Cultura organizacional: o que é?
Como vimos, vivemos a era das filosofias corporativas, o que no fundo representa um aprofundamento dos antigos pilares de Missão, Visão e Valores.
De fato, ostentar frases soltas no site institucional da empresa, ou mesmo copiadas de outros websites, não garante que a empresa tenha de fato uma missão e um conjunto de valores positivos.
Foi para aprofundar essa ideia que surgiu o conceito de cultura organizacional. Lembrando que, na verdade, ela não se limita a ser apenas um “conceito”, mas deve ser implementada como uma ferramenta de trabalho, ou uma metodologia.
Se falamos sobre uma empresa de portaria, ela precisa compreender a fundo sua realidade cotidiana, suas demandas, bem como os pontos fracos e fortes do negócio.
Assim é que surge o que podemos chamar de “decálogo” da empresa, que funcionará mais ou menos como os 10 mandamentos da firma. Exemplos de pontos máximos são os seguintes:
- Ter um sonho grande;
- Liderar pelo exemplo real;
- A formação de líderes;
- A lógica da meritocracia;
- Focar em resultados;
- Enxugar e otimizar sempre;
- Estimular a franqueza;
- Ter planos de carreira;
- Retribuir o trabalho duro;
- Não abrir mão da integridade.
Enfim, também é possível variar em termos de quantidade, de regras e de ordem. O importante é que esses traços da cultura organizacional não sejam apenas uma abstração que jamais saia do papel.
No fundo, o próprio termo cultura organizacional já remonta a algo assim, já que em termos de sociologia, antropologia e psicologia a “cultura” é justamente um conjunto de valores que vai influenciar o comportamento constante da maioria das pessoas.
Para garantir que isso ocorra de modo prático e não se torne letra morta, é preciso entender os conceitos essenciais por meio de exemplos práticos, como faremos abaixo.
Alinhamento: cultura e objetivos
Um ponto fundamental para melhorar a cultura organizacional da sua empresa é ter muita clareza sobre os objetivos desse esforço.
Afinal, não basta só achar a ideia boa ou bonita, é preciso que a intenção venha da tentativa de racionalizar os processos e mirar no crescimento de médio e longo prazo.
Tanto é assim que a cultura corporativa precisa partir sempre dos donos e sócios. São eles que fundam os princípios, depois isso desce para o nível dos gestores, tutores e líderes em geral.
Só então é que a cultura se espalha. Por exemplo, se é uma firma da área de empresas de automação industrial, chega ao ponto em que todos agem em sinergia, desde os diretores até os operários que estão no chão de fábrica.
O objetivo pode ser o de ter o melhor serviço prestado no segmento, ou na cidade de atuação. Em caso de produto, pode ser o melhor ou ainda o mais barato. Também assim, é possível focar o objetivo no atendimento, preço ou outros diferenciais.
O fato é que o ambiente de trabalho só vai ser determinado pela cultura se ela antes for capaz de se relacionar de modo orgânico com os objetivos reais dos donos e sócios.
O papel da comunicação
Todo mundo já deve ter ouvido dizer que se as palavras movem as pessoas, o exemplo arrasta. Ou seja, não basta ter uma cultura linda na teoria, mas ser incapaz de dar o exemplo no dia a dia, criando um ambiente colaborativo.
Quem vai garantir isso é a qualidade da comunicação. O ser humano só pode realizar suas potencialidades se ele souber disso, então o líder precisa ser capaz de criar pontes com cada um dos seus subordinados.
Para isso é preciso ser transparente com todos, realizando reuniões constantemente, tanto coletivas quanto individuais. Afinal, a missão da empresa nada mais é do que uma meta que depende da relação que os membros vão ter entre si.
Portanto, sem possibilitar uma comunicação direta e clara, não vai ser possível fazer com que os colaboradores se engajem realmente, pois eles sempre terão uma insatisfação ou um segredo que não poderá ser resolvido.
Apostando no endomarketing
Como vimos lá no começo, vivemos a era das filosofias das grandes marcas. Por isso mesmo, não é de estranhar o surgimento e a disseminação de um conceito como o endomarketing.
Também conhecido como “marketing interno”, ele parte do princípio de que uma marca não pode conquistar o mercado caso não conquiste antes seus funcionários.
Por exemplo, a pessoa trabalha em uma consultoria de TI para pequenas empresas, então caso conheça alguém que de repente precisa de uma solução dessas, certamente vai indicar a firma em que trabalha, certo?
Caso isso não ocorra, teríamos a maior prova de que o funcionário não está satisfeito, ele apenas vai levando um dia após o outro e marca presença.
Então, para que ele compre a missão da marca e se engaje com seu futuro, aplique o endomarketing de modo verdadeiro e sistemático.
Capacitação e promoções
Quando falamos em plano de carreira muita gente pensa que só grandes multinacionais podem oferecer algo assim, mas não é verdade.
Você não precisa oferecer pacotes com vantagens incríveis para um colaborador, tal como uma multifuncional pode fazer para um diretor.
Mas uma administradora predialpode garantir que o colaborador que entrou na operação tenha espaço para subir para níveis de gestão e administração.
Para reforçar isso e mostrar comprometimento real, é de bom tom capacitar os funcionários. Assim, a empresa investe neles ao mesmo tempo em que eles investem seu futuro nela.
Bônus: foque no recrutamento
Se tem uma regra de ouro que podemos dar para garantir que você consiga melhorar a cultura organizacional de uma empresa, é a de começar do jeito certo.
Ou seja, dificilmente alguém conseguiria pegar uma corporação que já tem muitos problemas e baixa qualidade de material humano, e melhorá-la de repente.
Então, uma empresa de calibraçãopode trabalhar o seu departamento de Recursos Humanos, de modo que ele seja capaz de contratar profissionais que se alinhem com a cultura da marca.
Caso o negócio seja menor, os próprios donos podem sentar e conversar bastante sobre a cultura e os objetivos do negócio, antes de iniciar a seleção de candidatos.
Concluindo
Enfim, em uma época de tanta concorrência, na qual surgem novas marcas todos os dias, prestando os mesmos serviços e vendendo produtos idênticos, é preciso ter um diferencial.
O que a cultura organizacional propõe é justamente investir em “ativos intangíveis”, com ajuda de recursos como os do endomarketing, atingindo a excelência perante o público-alvo.
Com as dicas que trouxemos aqui, vai ser ainda mais fácil compreender melhor do que se trata, assimilar os pontos essenciais e dar início a uma revolução em sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.