E-mail marketing: conheça as melhores estratégias
O e-mail marketing é, atualmente, uma das estratégias do marketing digital mais utilizada entre as profissionais que procuram alcançar mais pessoas com as suas respectivas propostas.
A alternativa digital é baseada em disparos de e-mails estrategicamente estruturados para pessoas que já estão presentes em um banco de dados, ou leads que foram coletados por meio de outras estratégias.
Por sua vez, o e-mail marketing é uma alternativa que tem a vantagem de ser uma forma de comunicação direta com o público-alvo, e através da mesma, é possível manter os clientes informados com as propostas da empresa ou gerar novas vendas e consumidores.
Inicialmente, muitos profissionais que trabalham com marketing buscavam evitar o uso do e-mail pelo fato de serem considerados, por algumas pessoas, uma abordagem intrusiva, possíveis fraudes, ou spam.
Com o avanço da tecnologia, felizmente os e-mails atualmente possuem filtragens que possibilitam o envio para as pessoas certas, e em horários específicos.
Mas para melhorar o entendimento sobre a ferramenta, conheça agora qual o conceito principal do e-mail marketing, e qual a sua importância para aumentar o alcance do seu site.
O que é e-mail marketing?
Basicamente, o e-mail marketing é uma estratégia que envia mensagens eletrônicas para uma lista de contatos que deve ser elaborada estrategicamente.
Atualmente é possível encontrar empresas especializadas em e-mail marketing que trabalham com a construção de conteúdos potenciais, e além disso, aumenta o número de leads para uma determinada companhia.
É como uma empresa de terceirização de serviços administrativos, que por sua vez, é responsável pelas ações administrativas.
Por exemplo, o disparo de e-mails é uma alternativa para uma empresa manter uma comunicação com cada cliente, e através da relação entre empresa e consumidor, fica cada vez mais fácil cumprir com as metas que rondam os objetivos do marketing.
O e-mail por muitos anos foi considerado como uma forma eletrônica de cartas, afinal, traduzindo diretamente para o português o seu significado é “correio eletrônico”.
O e-mail foi inventado por Ray Tomlinson no ano de 1971. O seu objetivo principal com essa invenção era criar uma forma das pessoas se comunicarem entre si usando o computador, deixando a necessidade de trocar informações presencialmente.
De fato, foi exatamente isso que o e-mail se tornou, uma forma de comunicação direta entre um remetente e o destinatário.
Mas além disso, alguns sites exigem que os usuários precisem fazer um cadastro para aproveitar todas as páginas, e para isso, o e-mail geralmente é um campo que precisa ser preenchido.
Logo, as empresas começaram a observar o quão popular se tornou o uso dos e-mails, e não demorou para que alguns produtos fossem divulgados através do correio eletrônico.
Além disso, o mesmo também começou a ser utilizado para informar ofertas e interagir com os clientes.
As empresas de projetos estruturais, por exemplo, usam da popularidade do e-mail e da interface ampla, para desenvolver conteúdos visualmente atraentes com as melhores estruturas para manter sua base de clientes e obter novos leads.
Entretanto, nesse meio tempo, algumas empresas não souberam usar a alternativa da maneira correta. Não é difícil encontrar pessoas que já tiveram experiências ruins com algumas companhias, com e-mails insistentes, invasivos ou indesejados.
Não era difícil encontrar pessoas que se depararam com e-mails do tipo “Compre agora mesmo produtos de limpeza” quando o seu interesse na verdade era “alugar munck”. Para piorar, isso ainda acontecia da forma mais invasiva.
Nessa fase, era comum que algumas pessoas fossem surpreendidas com e-mails que possuíam vírus ou marcas que os usuários não tinham o menor interesse de conhecer ou usar seus respectivos produtos.
Por exemplo, havia pessoas que não possuíam nenhum interesse em animais, e mesmo assim, recebiam e-mails sobre a importância da rede de proteção para animais. Ou seja, era um tipo de informação aleatória que deveria ser enviada para outro tipo de público..
Atualmente, os provedores de internet mais comuns são o Hotmail, Gmail e Yahoo. Estes mesmos provedores criaram ferramentas que começaram a bloquear e-mails suspeitos, enquanto os usuários passavam a ignorar certas mensagens ou simplesmente jogá-los para a lixeira.
Felizmente, as empresas adotaram algumas medidas que tornaram o uso do correio eletrônico mais saudável para todas as partes.
As ações tomadas foram:
- Solicitar autorização dos envios;
- Coletar contatos potenciais;
- Segmentar a base de contatos;
- Deixar o e-mail visualmente atraente.
Portanto, os e-mails passaram a ser novamente uma alternativa para as pessoas se comunicarem entre si e, mais do que isso, com os altos e baixos as empresas conseguiram manter um controle da relação com seus consumidores.
Agora, assuntos específicos como “galpão para alugar em Jaguariúna”, por exemplo, são enviados para pessoas que realmente tem interesse no assunto. O e-mail felizmente deixou de ter mensagens invasivas na mesma intensidade que era nos seus primeiros anos.
Por que você deve utilizar o e-mail?
De acordo com a pesquisa levantada pela HubSpot State of Marketing, o e-mail é a terceira opção de canal de comunicação que as empresas usam para manter uma interação com seus clientes.
É importante citar que o e-mail também é um canal de comunicação interna, ou seja, é uma alternativa para manter uma relação com os funcionários sobre determinados assuntos corporativos.
As empresas de usinagem de moldes plásticos, que geralmente são de grande porte, geralmente usam o e-mail para comunicar novidades internas para os colaboradores.
Apesar da ascensão das redes sociais que, por sua vez, tem uma forma de interação mais intensa com o público, o e-mail ainda persiste sendo um canal de comunicação bem eficiente para algumas ocasiões.
Sabemos que é importante que os funcionários estejam cientes das novidades, ou seja, quando é algo extremamente positivo, como a implantação de climatizador e umidificador industrial para manter a qualidade de ar agradável, é necessário o uso do e-mail.
Possuir um site para que as pessoas possam ver as propostas da empresa, também tem a liberdade de interagir com o público-alvo por meio dos campos de comentários e, até mesmo, com formulários que deixam mais explícito o interesse e as necessidades dos consumidores.
Contudo, o e-mail também possui a grande vantagem de conseguir novos leads para manter o banco de contatos bem munido com clientes potenciais, e obviamente, manter os consumidores informados.
Com o e-mail, é possível trabalhar com conteúdos estrategicamente elaborados. Estamos falando do marketing do conteúdo, onde o responsável começa a educar o público alvo com conteúdos estratégicos, sem a intenção direta de vender um produto ou serviço.
Por exemplo, se o assunto é sobre container residencial, o conteúdo pode ser desenvolvido a partir da utilidade do container para as pessoas que procuram ter um novo lar. Além disso, o conceito do produto pode ser explicado, mas de forma breve.
Como utilizar o e-mail na sua empresa
Por se tratar de uma ferramenta que é capaz de mostrar qual o nível de profissionalismo da empresa, é importante que alguns aspectos tenham uma atenção maior no momento da construção da mensagem.
Evite erros ortográficos
Pode parecer óbvio, mas é fundamental que os e-mails lançados tenham o português correto nos conteúdos.
Isso estará ligado diretamente na etiqueta da sua empresa, portanto, procure evitar erros ortográficos.
Seja educado
É importante também que, na construção do e-mail, o conteúdo seja objetivo e educado. Ou seja, as informações passadas devem ser breves e precisas e manter a educação na forma que o conteúdo estiver sendo construído.
Estamos falando de palavras como “atenciosamente” ou “cordialmente”. Palavras como essas automaticamente torna o e-mail mais educado.
Evite gírias
É necessário evitar gírias também, principalmente no Brasil que possui tantas regiões. Cada estado tem suas respectivas gírias, logo, percebemos que é importante manter a formalidade para que as informações possam ser compreendidas facilmente.
Não use o e-mail para assuntos pessoais
Procure não usar o e-mail corporativo para trocar mensagens pessoais, pois o correio eletrônico representa diretamente a imagem da empresa. Usá-lo para resolver pendências pessoais, é sem dúvidas uma forma de mostrar o anti-profissionalismo.
Cuidado ao responder os e-mails
É muito comum que algumas empresas, ao disparar e-mails, criem uma lista de contatos para que não tenha o trabalho de enviar o conteúdo para cada endereço de e-mail.
Portanto, ao responder uma pessoa específica, é importante que o responsável não selecione a ferramenta “responder todos”, para que a resposta seja direcionada para a pessoa certa.
Não escreva em caixa alta
Na internet, escrever em caixa alta automaticamente passa a impressão que você está nervoso ou gritando. Por isso, é importante evitar esse tipo de escrita para que o público-alvo possa entender melhor a informação passada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.