Quais as vantagens do conteúdo visual nas redes sociais?
O conteúdo visual se torna cada vez mais importante para as empresas que buscam se destacar na internet, sendo essa uma das ferramentas de maior relevância ao que se refere na relação de conservação de uma comunicação por parte do público.
Acompanhando as próprias mudanças relacionadas ao comportamento da sociedade, que se mostra conectada às plataformas digitais em um nível cada vez maior. Usando da internet como um meio de trabalho, de lazer, comercial ou até mesmo educacional.
E diante todas essas possibilidades, acaba por existir também um número maior de usuários presentes na internet, em busca de satisfazer suas necessidades a partir das ferramentas que se mostram disponíveis dentro desse cenário digital.
Como um usuário que procure nos serviços de busca por “comissário de bordo curso SP”, com o propósito de encontrar uma instituição de ensino que ofereça esse tipo de formação próxima a sua região, sem a precisão de pesquisar fisicamente nesses locais.
Ao mesmo tempo que esse mesmo usuário possa buscar também notícias do mundo dos esportes, informações sobre seu grupo musical favorito, além de atuar com a administração do seu negócio, com softwares próprios para esse objetivo.
Um conjunto de possibilidades que faz com que as empresas precisem adotar estratégias específicas, de forma a destacar os seus perfis dentro desse universo repleto de contatos e informações, como cada companhia lutando por um espaço na tela dos seus usuários.
Sem que a sua postagem sobre a importância de se instalar um ventilador com umidificador industrial em seu restaurante, que de fato interesse os seguidores do seu blog nas redes sociais, acabe por se perder com uma simples atualização de página.
Algo a ser feito com um simples puxar de dedo na tela do seu celular. Sendo necessário apresentar ao público elementos capazes de conquistar a sua atenção em cima dos conteúdos que estão sendo disponibilizados na internet.
Uma forma de se conseguir isso é através do desenvolvimento de conteúdos visuais, que podem ter um destaque maior nas redes sociais.
O conceito por trás de um conteúdo visual
Os conteúdos visuais trabalham de forma não muito diferente dos outros formatos de conteúdo, como nas matérias escritas a serem publicadas em jornais, revistas, sites e atualmente nas redes sociais.
Obras que trabalham com um objetivo específico, levando aos seus leitores uma mensagem de teor particular dependendo do intuito aos quais esses textos foram concebidos.
Seja para convencer um cliente a comprar um novo produto que acaba de chegar ao mercado, explicar sobre a função que um impermeabilizante manta líquida branca pode ter na reforma do seu lar, ou simplesmente trazer informações sobre o seu horóscopo diário.
Um conteúdo de formato visual pode trabalhar com esses mesmos propósitos, com a diferença que se trata de um modelo muito mais fácil de se absorver os conceitos presentes nessas obras, convencendo os usuários a se tornarem clientes, por exemplo.
Uma realidade que faz com que as empresas cada vez mais passem a trabalhar com esse tipo de conteúdo, levando também a ampliação desse formato na internet, com as redes sociais dando um destaque maior para imagens e vídeos.
Fazendo do Instagram, uma rede social que trabalha especificamente com o compartilhamento de conteúdos visuais, uma das plataformas que mais cresce anualmente em número de usuários cadastrados, trabalhando com uma variação nesse sentido.
Ao enxergar também o destaque que o formato audiovisual vem ganhando em cima do modelo tradicional de imagens, com o citado Instagram disponibilizando até mesmo na página principal do aplicativo a presença de conteúdos em vídeo.
Permitindo que o perfil comercial de uma loja de materiais de ferro consiga demonstrar de forma visual as funcionalidades do seu produto, como um portão de garagem basculante, destacando visualmente os benefícios de instalar tal equipamento em sua casa.
Com este sendo apenas um dos benefícios de se trabalhar com conteúdos visuais em seus perfis comerciais na internet.
As vantagens de apostar no conteúdo visual
Os conteúdos de formato visual passaram a dominar a internet, fazendo dessas plataformas digitais grandes universos repletos de diferentes conteúdos visuais, trabalhando com imagens estatísticas, em movimento, entre outros formatos similares.
Tudo para que uma companhia passe a contar com uma série de benefícios relacionados à presença dessas empresas nesse cenário digital, sendo possível destacar alguns, como:
Maior atenção dos usuários
Ao existir um número repleto de perfis empresariais e usuários comuns dentro de uma rede social, todos interagindo entre si, torna-se necessário trabalhar com um conteúdo especializado, para se conquistar o interesse e atenção dos usuários ali presentes.
Sendo preciso trabalhar com essa atenção inicial para que uma empresa consiga comercializar os seus produtos ou serviços, de acordo com o interesse de um possível cliente que pesquise por porta de enrolar automática preço.
Usando de um conteúdo visual para ajudar nessa decisão de comprar, com a possibilidade dele visualizar o design e as funcionalidades desse tipo de portão.
Maior relação com o público
Essa vantagem surge quase como uma consequência do tópico anterior, fazendo com que os usuários presentes na internet consigam se associar melhor com uma marca ou qualquer tipo de perfil comercial presente nessas redes sociais.
A começar pelo conteúdo visual disponibilizado por essas empresas, que começa o despertar do interesse em cima dos clientes, terminando com uma melhor interação entre eles e as diferentes companhias presentes na internet.
Prestígio e reconhecimento da marca
Tudo levando a melhor situação possível para uma empresa junto a sua presença digital. Sendo então reconhecida pelos mais diferentes públicos que navegam tais plataformas, conhecendo até mesmo a identidade da sua marca, diante a visualização da mesma.
O que pode fazer com que uma companhia que trabalha com a instalação de guarda corpo metalico tenha um reconhecimento diante os seus serviços, através da publicação de fotos e imagens relacionados ao seu trabalho em seus perfis na internet.
Mas para conquistar os benefícios citados, é preciso conhecer a fundo as particularidades de cada um dos formatos visuais que podem ser adotados no desenvolvimento dos seus conteúdos na internet.
Formas de trabalhar um conteúdo visual
Quando se trata de um conteúdo escrito existem diferentes formatos a serem trabalhados, como matérias investigativas, poemas, publicações informais, entre outros modelos a serem alcançados através da reorganização de palavras.
A mesma coisa pode acontecer quando se trata de um conteúdo visual, sendo possível então destacar alguns modelos como:
Imagens
As imagens acabam por ser o principal formato quando se trata de um conteúdo visual, podendo registrar e distribuir conceitos específicos, como um evento, um sentimento, entre outros pontos de base imaterial.
Dentro dessa pluralidade de utilização da imagem como um conteúdo visual é possível destacar alguns como:
- Publicações em redes sociais;
- Complemento em matérias escritas;
- Anúncios comerciais;
- Imagens presentes ao fundo de sites.
O uso de imagens, contudo, está além do formato estático, sendo importante destacar também a funcionalidade de trabalhar com elas em movimento.
GIFs
O GIF é um formato digital, que funciona a dar movimento para uma imagem, quase como um vídeo curto, porém sem a presença de som, com o foco total pertencendo ao teor visual desse modelo. E para quem busca ainda mais movimento…
Vídeos
Como dito anteriormente, os vídeos fazem parte um formato na internet que mais cresce nessas plataformas, permitindo a uma empresa de perfil profissional passar aos seus clientes interessados um conteúdo que explique o funcionamento de seus serviços.
Como em um conteúdo que explica a funcionalidade de um projeto estação de tratamento de esgoto compacta, e como ele pode ser aplicado à estrutura do seu negócio.
Tutoriais gráficos
E quando se trata de um modelo de tutorial, ensinando aos seus clientes sobre como utilizar da maneira correta um produto ou serviço, um conteúdo visual pode trazer muito mais benefícios do que atuar com um simples manual de instruções escrito.
O que faz com que os vídeos tutoriais se tornem uma modalidade de grande presença nas redes sociais voltadas ao compartilhamento de vídeos.
Memes
O humor é um sentimento que se destaca pelo seu teor contagiante, e a mesma coisa acaba por ocorrer quando se trata das plataformas digitais, sendo um conceito a estar presente em grande parte dos conteúdos visuais presentes nas redes.
Tom cômico a ser replicado através dos memes, imagens que remetem a momentos ou situações cômicas, podendo ser utilizados em uma conversa informal, mas também em um anúncio de porta de enrolar preço m2, de forma a conquistar a atenção dos usuários.
Sendo essa uma das ações específicas a se relacionar com a presença dos conteúdos visuais na internet, como uma maneira encontrada para que uma empresa consiga se aproximar do seu público.
Tudo a ser feito por meio de um conteúdo de base visual.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.