Como praticar o marketing orgânico em seu negócio
O marketing orgânico é uma estratégia que gera tráfego para sua empresa ao longo do tempo, em vez de usar métodos pagos. Isso inclui postagens de blog, estudos de caso, postagens de convidados, tweets não pagos e atualizações do Facebook.
Dessa forma, o marketing orgânico usa SEO (Search Engine Optimization) que é um método para fazer seu site aparecer mais no topo dos buscadores, mídia social e uma variedade de outros canais para aumentar o conhecimento da marca.
O principal objetivo do marketing orgânico é aumentar o conhecimento da marca e construir uma conexão com o seu público, seja por meio de conteúdo educacional ou de entretenimento.
Obviamente, como empresa, você precisará de várias maneiras de atrair leads e converter usuários. O marketing orgânico é apenas uma maneira de fazer isso e compreende:
- Produção de conteúdo;
- Elaboração de vídeo;
- Construção de material de consulta;
- Disseminação de conhecimento das redes sociais.
Com o marketing orgânico, você pode atrair visitantes para seu site, que, com sorte, acabarão se convertendo em clientes pagos. O objetivo é manter o seu negócio em primeiro lugar quando chegar a hora de um consumidor tomar decisões de compra.
Além disso, o marketing orgânico impacta seus esforços de marketing pago porque se alguém encontrar seu site organicamente, você pode redirecioná-lo mais tarde com anúncios pagos (nas redes sociais, mecanismos de pesquisa etc.).
Sendo assim, no artigo de hoje você vai ver dicas para praticar o marketing orgânico e quais seus principais benefícios. Confira!
1. Analise seus hábitos de tráfego atuais
Para construir uma estratégia de marketing orgânico, você deve analisar os hábitos atuais de tráfego de seu público-alvo em seu site e compará-los com seu público-alvo ideal.
Primeiro, é importante saber onde você obtém a maior parte do tráfego orgânico atualmente. Em seguida, pense em como seu público-alvo ideal geralmente descobre uma empresa como a sua.
É importante entender que tipo de tráfego orgânico seu público-alvo está consumindo para que você possa criar esse conteúdo. Além disso, você precisa entender qual tráfego orgânico já está funcionando para sua empresa para que possa continuar nesse caminho.
O marketing orgânico só funciona quando você realmente entende seu público e o que ele deseja ver. Por exemplo, se você tem empresas que limpam caixa d água seu público pode ser formado por adultos com idade entre 24-52 anos.
2. Crie conteúdo
Depois de saber em quais canais você deseja se concentrar e onde seu público-alvo passa o tempo online, é hora de começar a criar conteúdo.
No entanto, antes de poder apenas criar conteúdo, você precisa fazer um brainstorm dos tipos de ativos de conteúdo que deseja criar e construir uma lista de várias ideias.
No entanto, se você quiser se concentrar na criação de estudos de caso ou pesquisa, terá que fazer uma pesquisa de primeira mão e, em seguida, decidir como publicará suas descobertas.
Antes de criar conteúdo, você precisa saber em quais plataformas e canais deseja se concentrar. Por exemplo, se tem uma empresa de rede de proteção pode querer focar em redes sociais para ficar mais próximo ao cliente final.
3. Otimize seu conteúdo
Se você perguntasse o que faz o conteúdo orgânico funcionar, a resposta seria SEO. Você desejará otimizar todo o seu conteúdo para que apareça nos motores de busca e plataformas de mídia social.
Para otimizar esse conteúdo, normalmente, as estratégias envolvem incorporar palavras-chave em seu conteúdo, ter um ótimo design e usar metadados para permitir que os motores de busca saibam do que se trata o seu conteúdo.
4. Produza conteúdo de vídeo
Você não precisa de equipamentos caros de câmera para direcionar o tráfego por meio do vídeo. A qualidade do conteúdo é muito mais importante do que a qualidade da produção.
Nem todos os vídeos são iguais quando se trata de direcionar o tráfego e fornecer um retorno sobre o investimento.
A razão para isso é simples: criar conteúdo útil para um público, quer ele o assista hoje, amanhã ou daqui a dois anos, pode ajudá-lo a gerar leads nos próximos anos.
Para fazer essa estratégia funcionar, você precisa garantir que seus vídeos sejam otimizados para pesquisa. Se você é um fabricante porca gaiola, por exemplo, pode veicular vídeos ensinando como o produto funciona e fazer uma boa legenda.
5. Não esqueça da mídia social
A mídia social é muito mais do que conseguir mais curtidas e encorajar as pessoas a comprarem coisas. Basicamente, a mídia social trata de encorajar conversas, construir uma comunidade e gerar entusiasmo.
Construir seguidores nas redes sociais é extremamente importante para promover e construir o reconhecimento da marca. Mas sua meta aqui é obter tráfego de volta para seu site, então as táticas abaixo se concentram em ajudá-lo a fazer exatamente isso.
Concursos e brindes são uma ótima maneira de direcionar tráfego para seu site e também podem ter um grande impacto em seus seguidores e engajamento. Ofereça um brinde para seu cliente que solicitou a fabricação de pia e verá grande fidelização, por exemplo.
Os prêmios e recompensas são incentivos poderosos para fazer as pessoas promoverem sua empresa. Em vez de simplesmente recompensar as pessoas pela inscrição, crie um loop viral com um sistema baseado em pontos.
Além disso, colocar um vencimento em seu desconto alavanca a escassez, que é um poderoso gatilho psicológico de vendas. É por isso que oferecer descontos urgentes pode ajudar a gerar muito tráfego e vendas.
6. Avalie e melhore
Por último, a chave para qualquer estratégia de marketing orgânico é avaliar e iterar. Você pode usar ferramentas, para planejar sua estratégia de SEO, otimizar seu conteúdo e medir o retorno real do investimento.
Esse tipo de software o ajudará a medir e controlar suas métricas para que você possa ver o que está funcionando e o que não está. Seu site de automação residencial som ambiente, por exemplo, pode não estar funcionando como deseja e você saberá assim.
O marketing orgânico trata de trazer pessoas até você, em vez de alcançá-las por meio de métodos pagos. Com esse marketing você criará vários tipos de conteúdo para manter as pessoas engajadas e interessadas em sua marca.
Quando chegar a hora de tomar uma decisão de compra, eles pensarão em você primeiro.
Benefícios do marketing orgânico
Como vimos, muitas são as formas de conquistar um marketing do tipo orgânico. Confira agora quais são os principais benefícios dessa prática.
Cria um público autêntico
Os consumidores agora estão começando a se desconectar de marcas e empresas que parecem ser “inautênticas”. O marketing orgânico permite que uma empresa construa credibilidade porque não está pagando por uma vaga na Internet para chegar à frente
Ou seja, no longo prazo, isso permitirá que continue a ter sucesso. A sua empresa especializada em manutenção predial pode se destacar por sempre ter pautas interessantes e pertinentes em comparação às concorrentes, por exemplo.
Medir o envolvimento de seus seguidores com seu conteúdo de marketing orgânico pode dar a você uma boa noção do sucesso de sua marca, uma vez que é sua própria marca levando as pessoas a ver postagens e curtir sua página, e não porque você pagou isso.
É amigável ao orçamento
Todo mundo está preso ao método de pagar por clique e, embora esse método seja eficaz e coloque o produto e o nome de sua empresa na frente de todos, pode sair caro.
O marketing orgânico, entretanto, é econômico, pois você não está pagando para que seus materiais de marketing sejam “vistos” nas plataformas. Em vez disso, você estará investindo seus recursos em um ótimo conteúdo que naturalmente atrairá visualizações.
Isso o colocará à frente de seus concorrentes e permitirá que sua empresa economize dinheiro. Sua empresa de metais sanitários estará à frente até mesmo de marketing pago das concorrentes se tiver um conteúdo de qualidade.
Traz consumidores não homogêneos
Cada um dos visitantes do seu site foi parar lá de maneira diferente. Talvez você tenha sido recomendado a eles boca a boca, o que é impossível rastrear. Ou talvez tenham clicado em um anúncio pago ou em um mecanismo de busca.
Ao rastrear o tráfego de pesquisa orgânica para sua página e como o visitante de seu site se comporta em seu site, você pode maximizar a visibilidade de sua empresa nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa.
Constrói relacionamentos com seus seguidores
Conexões genuínas não podem ser compradas; em vez disso, são construídas ao longo do tempo por meio de confiança e experiência. Você não pode comprar a confiança de seus clientes, mas pode construir confiança por meio do marketing orgânico.
As empresas que criam conteúdo relevante e valioso constroem um relacionamento com os clientes e estabelecem sua marca como um líder inovador em seu setor. Seu armário de aço 2 portas será mais facilmente comprado se tiver um conteúdo educativo no site.
Organizar concursos, brindes ou até mesmo uma simples resposta ou grito para um cliente satisfeito pode criar efeitos propagadores e demonstrar que sua empresa valoriza um relacionamento bidirecional.
Informa o público enquanto aumenta o tráfego da web
Criar conteúdo inovador e publicá-lo regularmente em seu site trará enormes benefícios para sua empresa no que diz respeito ao tráfego do site. Se você der ao seu público informações importantes para eles, eles lhe darão engajamento.
Agora você tem algumas ideias sólidas de estratégias e táticas que pode usar para aumentar seu tráfego e vendas. Se você se comprometer, trabalhar e aplicar as lições aprendidas ao longo do caminho, colherá os frutos no longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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