Automação de e-mail marketing: veja como implementar
Diferentemente do que muitos pensam, o e-mail marketing não é uma ferramenta ultrapassada, muito pelo contrário, ela é uma estratégia de marketing muito eficaz para a prospecção de leads.
Ela recebeu essa fama ruim devido ao mau uso que muitas empresas desempenharam com essa ferramenta, mas saiba que esse é um canal muito eficaz e com um grande potencial.
Por isso é importante conhecer a fundo sobre o e-mail marketing, entender como ele pode te ajudar a construir um relacionamento sólido e contínuo com seu cliente, saber usar as ferramentas de automação e com isso ganhar mais agilidade e potencializar os processos.
Por exemplo, uma empresa de banner para festa que utiliza o e-mail marketing em sua estratégia de comunicação irá observar os resultados graças a boas práticas de envio de conteúdo e uso de automação para escalar as ações positivas.
Portanto, se você ainda não sabe como usar essa ferramenta potente, neste artigo vamos explorar tudo que você precisa saber sobre o assunto, como implementar essa estratégia e exemplos de empresas que utilizam e fazem sucesso.
O que é e-mail marketing?
E-mail marketing nada mais é que a utilização do e-mail em campanhas de marketing digital. Seu objetivo é criar e manter um relacionamento com os clientes, gerando mais resultados de vendas e com isso melhorando a retenção.
Funciona assim: uma empresa de ginástica laboral, por exemplo, cria uma campanha de marketing digital sobre as suas aulas e envia esse conteúdo para a sua lista de contato do e-mail, que pode ser de clientes fixos ou dos leads.
Diferente do spam, o e-mail marketing foca em chegar até as pessoas que têm interesse nos produtos e serviços que a sua empresa oferece, com isso você consegue enviar mensagens que estejam de acordo com o estágio de cada pessoa no funil de vendas.
Além disso, o e-mail marketing permite que a pessoa cancele o envio das mensagens a qualquer momento, isso demonstra como a sua empresa entende e respeita esse cliente.
Além dos conteúdos sobre a sua empresa, você pode encaminhar pesquisas de satisfação, perguntando como foi a experiência com o projeto de elétrica, por exemplo, assim você consegue avaliar o que está funcionando ou não no seu negócio.
A pesquisa de opinião ainda demonstra que você se importa com a opinião do seu consumidor, fortalecendo ainda mais essa relação.
Só para você entender como o e-mail marketing é uma boa estratégia, segundo um levantamento feito pela empresa Radicati, no final de 2024 o número de usuários de e-mail deve ultrapassar a marca de 4,4 bilhões.
Como implementar o e-mail marketing na sua empresa?
Saber como implementar essa estratégia de marketing em suas campanhas é muito importante. Saiba que o e-mail marketing pode ser usado desde empresas de licenciamento ambiental rural até em lojas de artigos para festas.
Para começar a traçar suas estratégias, é ideal que se comece pelo básico, com fluxos simples e automações essenciais, e conforme for passando o tempo você pode começar aumentar a complexidade e tornar os processos mais inteligentes.
Comece com o planejamento
Como qualquer estratégia, antes de tudo é preciso planejamento, e com a automação não é diferente. Não adianta criar fluxos que não têm objetivos definidos ou pilares de conteúdos e estratégias que os sustentem.
Sendo assim, se dedique à definição dos objetivos e levante os seguintes questionamentos:
- Por que você precisa automatizar as ações?
- Não é mais possível fazer as tarefas manualmente?
- Você quer escalar as suas vendas?
- Quais ações você precisa automatizar?
- Quais são os produtos que deseja vender?
Após conseguir responder essas perguntas e com isso traçar seus objetivos, entenda qual a persona da sua estratégia, afinal é com ela que você vai se comunicar com seus clientes.
Conhecer a sua persona é essencial para atingir seu público-alvo, afinal o jeito de se comunicar com os clientes de uma empresa de etiquetas para impressora argox é diferente de uma marca de cosméticos, e no e-mail marketing isso é essencial.
Além disso, entenda e pesquise a jornada de compra do seu cliente e todas as etapas que ele percorre até fechar o negócio.
Com os pilares de objetivos, persona e jornada bem definidos, você irá entender o propósito que a automação deverá cumprir no seu negócio e com isso partir para as próximas etapas.
Qualifique a base de contatos
Analise toda a sua base de contatos e veja se você tem apenas uma lista de e-mails ou se você tem realmente o que importa, que são informações qualificadas sobre os leads, como a localização, cargo e segmentação atual.
Entenda que para que a automação seja feita, é crucial que se tenha esses dados qualificados para assim segmentar os envios e com isso ter mais chances de atingir quem realmente está interessado pelos conteúdos.
Pense que quem está pesquisando por escada estrutura metálica preço não deseja encontrar informações sobre raças de gatos, por isso é importante entender os dados e com isso segmentar os conteúdos.
Inicie a produção de conteúdos
Crie uma base de conteúdos no seu blog antes de começar o processo de automação, pois é a partir dessas publicações que você vai atrair pessoas interessadas nos seu nicho.
É importante que você não crie conteúdos aleatórios, produza publicações que respondam às dúvidas e necessidades do seu cliente.
Por exemplo, uma empresa de levantamento georreferenciadopode criar um conteúdo explicando como surgiu esse procedimento, sobre a tecnologia que é usada em seus processos, enfim, assuntos relacionados ao tema do seu negócio.
Contrate uma ferramenta de automação
Após o planejamento e a base da sua estratégia de automação, chegou o momento de analisar as opções de ferramentas de automação do mercado. Para conseguir fazer a escolha certa, é importante analisar o momento do seu negócio.
Levando em consideração se você tem uma base de dados pequena ou grande, além de analisar os objetivos que foram traçados, depois de feito isso e com a ferramenta de automação adquirida, faça um treinamento com a equipe para que eles entendam todos os processos.
Configure os fluxos na ferramenta
Após contratar a ferramenta que irá automatizar os conteúdos do seu e-mail marketing, tornando o processo mais eficaz e personalizado, defina as dinâmicas de gatilhos e os objetivos de cada fluxo.
Por exemplo, uma empresa de recuperação de áreas contaminadas irá seguir os seguintes passos:
- Defina o gatilho de entrada (download do e-book);
- Oferta final (venda do software);
- Defina os materiais por etapa do funil;
- Crie uma sequência de 3 e-mails, com conteúdos do gatilho;
- Defina um intervalo adequado entre cada envio.
Com esse fluxo você já consegue iniciar a automação do seu negócio, com o tempo e entendendo os resultados você pode criar fluxos mais complexos.
Tracione a geração de leads
Tracione a produção de conteúdo e otimização de SEO, a criação de landing pages, as publicações em suas redes sociais e também o investimento em anúncios.
Essas estratégias irão ajudar a atrair visitantes para o seu site, é importante que você não se esqueça de inserir formulários que captem os dados para transformar esses usuários em leads.
Avance na gestão de leads
Agora que a automação já está se tornando uma máquina, os leads estão entrando no funil, recebendo os fluxos, evoluindo sem que precise ser feita qualquer intervenção na jornada, comece a explorar os recursos de lead tracking e lead scoring.
Só para você entender, o lead tracking monitora os passos dos leads no seu site, que vai te ajudar a criar gatilhos mais inteligentes para os fluxos. Já o lead scoring vai funcionar para qualificar os leads ao longo do funil, e com isso abordá-los no momento certo.
Avalie e otimize
A grande vantagem da automatização sem dúvidas é poder monitorar e mensurar todas as ações do funil, afinal tudo é feito através da tecnologia, e os dados ficam registrados para consulta. Por isso fique de olho em:
- Indicadores de desempenho da estratégia;
- Taxas de conversão do funil;
- Pontos a serem otimizados.
Além disso, faça os testes A/B, que a maioria das ferramentas de automatização oferecem, com essas informações será possível ter um funil cada vez mais eficiente.
Empresas que têm sucesso com e-mail marketing
Um bom exemplo de uma empresa que sabe usar o e-mail marketing é a Orange S.A ela é a principal empresa de telecomunicações da França, e está em 105ª no ranking mundial, possuindo aproximadamente 200 milhões de usuários no mundo.
Um grande exemplo são as promoções por tempo limitado que ela oferece em seus e-mails, esse recurso é utilizado para estimular a compra, fazendo com que seus leads conheçam seu serviço por um preço reduzido.
Além dela tempos a K-tuin, Sangria Lolea, Just-Eat e inúmeras outras empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.