Ações de marketing para aplicar no Instagram
As redes sociais ganharam força nos últimos anos, especialmente o Instagram que teve um aumento no número de usuários de modo significante. Neste sentido, pensar em ações de marketing voltadas a esse público pode ser interessante.
O Instagram é uma rede social que permite a interação mais dinâmica entre os usuários, por meio de fotos, vídeos e montagens em carrossel, além de enquetes, cliques, gifs, emoticons e mensagens no “direct”.
Saber onde está o seu consumidor e veicular anúncios diretamente a ele é fundamental nesse novo cenário, e essa ferramenta do Instagram permite uma personalização ímpar.
Dessa forma, se você fabrica placas acm (para negócios), por exemplo, deve veicular anúncios pensando nos tipos de empreendimentos que tem interesse, ou seja, os que possuem lojas físicas.
Benefícios do Instagram para os negócios
Atualmente, os potenciais clientes podem ser obtidos de modo mais fácil do que em tempos remotos, e tendem a serem reais interessados em seu produto, se ele fornece informações relevantes e de fácil acesso.
Neste sentido as redes sociais cumprem um papel de suma importância em ações de marketing, permitindo maior dinamicidade na entrega de conteúdo atraindo o cliente, que é o início do funil de vendas da jornada do cliente.
O funil de vendas é uma ferramenta que tem sido muito usada na captação de clientes, selecionando a partir de uma população geral aqueles que realmente teriam interesse em seu produto e relacionando isso com o processo da aquisição.
Dentro desse meio, o Instagram ganhou força nos últimos anos com aumento do uso das redes sociais, e trouxe uma série de benefícios a quem quer vender online. Os principais benefícios obtidos com as ações de marketing usadas dentro do Instagram são:
- Maior número de downloads do seu aplicativo;
- Maior engajamento;
- Interação aumentada;
- Maior quantidade de acessos à página;
- Aumento da conversão (acesso em compra).
Uma fabrica de maquinas agricolas, por exemplo, consegue levar seu conteúdo e os anúncios ao seu cliente, o fazendeiro que usa as redes sociais, de modo muito mais rápido e atrativo com os botões de ação como o “saiba mais”.
Instagram Ads: entenda mais sobre
Como o Instagram é uma rede social que admite e suporta inúmeros vídeos e fotos, os anúncios a serem veiculados na plataforma seguem essa mesma linha de raciocínio e de ação.
A ferramenta de veicular anúncios na rede é chamada de Instagram Ads, e tem muitas possibilidades. Assim, os anúncios apresentam formatos mais dinâmicos e interativos de ações de marketing, diferentemente da veiculação em buscadores, por exemplo.
A grande inovação neste tipo de anúncio está relacionada à interatividade que permite que os clientes votem nas enquetes, cliquem nas “chamadas para ação”, como o “saiba mais”.
Tipos de anúncios dentro do Instagram
Agora que você já sabe quais os principais benefícios do Instagram dentro do marketing empresarial, saiba mais sobre os principais tipos de veiculação de anúncios dentro da plataforma.
Os anúncios podem ser veiculados por meio de:
- Apresentação multimídia;
- Carrossel (série de fotos no feed);
- Imagem única;
- Vídeo único;
- Coleção.
Para deixar tudo ainda mais claro, entenda mais sobre os pontos a seguir:
Apresentação multimídia
Seria como uma apresentação de slides criada no Power Point só que dentro do Ad Manager do Facebook, que gerencia o Instagram. A ferramenta fornece um espaço próprio que permite a criação da apresentação dentro dele.
Você pode selecionar as fotos que deseja exibir, montar uma sequência e inserir a escrita e o áudio, tudo dentro do próprio Ad Manager.
Este recurso pode ser interessante para distribuidora de produtos de limpeza, contemplando diversas fotos de antes e depois do uso dos produtos, o que promove fascínio pelo público.
Carrossel
O tipo de anúncio carrossel é exibido no feed do Instagram e consiste numa sequência lógica de imagens associadas a frases. Você pode também associar botões que chamam o cliente para ação, como o “saiba mais”.
Suponha que você seja um fornecedor de areia. Fotos em carrossel contendo imagens paradisíacas associadas à areia de diferentes tipos e tonalidades, podem ser uma boa estratégia.
Imagem única
Este caso de anúncio tem o mesmo estilo do carrossel, no entanto, inclui apenas uma foto estática e é usado na seção story. Você pode acrescentar o texto referente à sua imagem e também botões de ação de “arraste para cima”
Você tem uma distribuidora de produtos para piscina? Então, uma única foto com a água azul e uma boia, ou refresco bem decorado, pode chamar a atenção do seu público para o que você quer falar.
Vídeo único
Se preferir, pode optar por anúncios veiculados como vídeos que podem ser criados por meio de aplicativos externos ou dentro do próprio gerenciador. Existe a possibilidade de acrescentar texto também.
Imagine criar um vídeo com diferentes iluminações em ambientes vazios, focando nos pisos instalados. Para você que é fornecedor de piso tátil, esse método pode ser muito interessante por despertar desejos associados à moradia.
Coleção
Um dos mais novos recursos de anúncios do Instagram é a forma de coleção. Nela o cliente tem a experiência da disposição de produtos como em um catálogo, tendo dinamicidade após interação com os dedos.
No caso de seu negócio ser de empresas de serviços para condomínios, a coleção pode ser interessante. Diferentes fotos com pessoas vestidas conforme cada função e bem iluminados, formando um catálogo, são uma ótima ideia.
11 boas práticas do marketing no Instagram
Você já entendeu até aqui o que é o Marketing no Instagram, quais seus benefícios e tipos para adotar ao seu negócio. Agora separamos para você 11 melhores práticas para usar com sabedoria o marketing dessa rede social.
1. Monte uma comunidade por meio de hashtags
Personalize uma hashtag (#) que tenha a ver com os valores da sua empresa e use em suas postagens e anúncios. Assim você cria um diferencial da sua empresa e pessoas engajadas com ela.
2. Crie uma relação com os seguidores
Estabeleça meios de interagir com os seguidores angariados, seja por meio de enquetes, botões de chamada para atenção ou mesmo compartilhamento e menção nos stories. Peça e aceite ideias também, faz o público se sentir importante.
3. Promova o perfil
Aumente as chances de as pessoas saberem de você por meio da divulgação do seu perfil nas demais redes sociais a partir de ações de marketing. Além disso, a criação de valor ao seu cliente pode vir de grandes influenciadores que sejam seus clientes, por exemplo.
4. Tenha periodicidade nas ações
Mantenha um calendário programado para veiculação de posts e anúncios. A periodicidade nas publicações passa uma imagem de confiabilidade e responsabilidade, mantendo o público engajado pela credibilidade e constância dos conteúdos.
5. Não faça propagandas enganosas (clickbait)
Não faça propaganda enganosa, ou os famosos clickbaits, que são textos sensacionalistas e “muito bons pra ser verdade”. Os clientes podem se sentir enganados e desconfiados sobre a credibilidade da empresa.
Se o seu segmento de mercado são empresas de controle de acesso, para os quais você fornece a terceirização do serviço de tecnologia da informação, não prometa proteção contra todos os tipos de hackers (invasores digitais).
Essa atitude poderia gerar uma credibilidade em um primeiro momento, mas após perceber que isso não é possível em sua completude, o cliente pode se sentir frustrado e desconfiado.
6. Siga outras contas no Instagram
Seguir outras contas influentes na rede social ajuda a sua a se destacar e permite que você acompanhe as tendências do aplicativo, bem como tenha ideias para suas interações com os seguidores.
7. Encontre a beleza da sua marca
Entenda que você não precisa postar conteúdo e anúncios diretamente relacionados a seus produtos e serviços. Você pode expandir seus horizontes e publicar conteúdos relevantes ao seu público-alvo, trazendo informações interessantes.
8. Promova concursos que gerem interação do público
Os concursos são uma ótima tática de interação. Colocar um produto ou serviço de grande valor para ser disputado no seu perfil gera mais compartilhamento, curtidas e comentários, que aumentam o alcance do seu público.
9. Acompanhe suas métricas
De nada adianta ter boas práticas e não acompanhar os resultados de suas ações de marketing. Eles permitem saber onde pode estar errando e pensar em forma de melhorá-los por meio da adoção de medidas imediatas.
10. Instagram Stories
A seção story do Instagram tem ganhado muita força dentro da rede social nos últimos anos. Ela permite que você veicule informações de modo rápido, simples e direto, alcançando quem precisa.
11. Use os botões Call to The Action (Chamada para ação)
Você já deve ter visto esses botões que aparecem na região inferior das telas que passam com anúncios no Instagram. Esses botões podem direcionar o seu cliente para seu site, por exemplo, facilitando a venda.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.