Como desenvolver copywriting focado em conversões?
O copywriting é uma técnica de escrita que tem sido muito utilizada em estratégias de marketing, sobretudo em ambientes digitais. Trata-se de uma técnica de SEO com foco na produção de conteúdo e no engajamento com seus consumidores.
Inclusive, o mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual avanços tecnológicos se tornam parte do dia a dia das pessoas. Esse tipo de atividade tem um efeito importante no mercado, principalmente por conta das tecnologias móveis.
A maioria dos consumidores hoje, quando tem algum tipo de problema ou necessidade, busca em sites de pesquisa pelo conteúdo que deseja saber mais. Desse modo, encontrando o que precisa ainda nos primeiros links.
Percebe, dessa forma, como é importante estar bem posicionado com a sua empresa de conserto de portão eletrônico, bem como de qualquer outro ramo de atuação? Isso porque a chance de ser achado é bem maior.
Ademais, as técnicas de SEO, ou Search Engine Optimization são exatamente para isso, garantindo que você tenha um posicionamento muito melhor qualificado quando as pessoas buscarem termos relacionados a sua área de atuação.
Estas técnicas englobam uma série de elementos, mas um dos principais é o copywriting. Quer saber mais sobre isso? Então, siga a leitura do conteúdo!
Entenda o conceito e o que é copywriting
Pois bem, copywriting se trata da produção de um conteúdo que tem como objetivo convencer o receptor da informação a realizar uma tarefa específica.
Para conseguir realizar esse tipo de tarefa, o escritor, também conhecido como copywriter, utiliza uma série de técnicas e, até mesmo, gatilhos mentais para conseguir criar um material com persuasão o suficiente para gerar convencimento no consumidor.
Entretanto, o copywriting de qualidade vai muito além da utilização de frases de efeito e chavões pré-construídos. É preciso entender que tipo de público está dialogando com sua fábrica de porta de enrolar, por exemplo, para que você consiga impactá-los com o material.
O perfil do cliente é muito diferente do passado. Antes, a figura do consumidor era muito mais reativa, aguardando sem interesse uma propaganda rasa e direta, que podia ou não importá-lo.
Já o usuário moderno quer saber tudo sobre o produto que está procurando ou sobre formas de resolver seus problemas. Por isso, a produção de conteúdo despontou no marketing, detalhando cada vez mais os processos e serviços para garantir resultados.
Essa exigência de um novo mercado e de um novo tipo de cliente acaba sendo uma importante ferramenta de trabalho, do qual os produtos podem ser detalhados e apresentados de forma muito mais efetiva, garantindo o interesse do consumidor.
Por esse motivo, trabalhar com o copywriting é um ponto necessário para qualquer empresa que deseja lidar com questões como o marketing digital e o próprio SEO, sendo uma importante ferramenta.
Embora o conceito seja moderno, o copywriting não é um termo recente, já sendo aplicado em um projeto de drenagem pluvial antigo, que precisava trabalhar com o poder de convencimento frente ao público.
Desse modo, sua criação se deu no séculos XIX, especificamente no ano de 1828, quando foi usado por Noah Webster como uma forma de identificar a produção original de conteúdo, que seria reproduzido tanto em impressões quanto em reproduções à mão.
Conforme o tempo foi passando, o termo ganhou um aspecto mais técnico, principalmente com foco em vendas. O termo copywriter foi criado e utilizado pela pessoa cujo trabalho era escrever anúncios, o que os diferenciava dos redatores.
As técnicas utilizadas por estes copywriters começaram a ser aprimoradas, principalmente com a incorporação desse tipo de trabalho por agências de publicidade. A criação desse conteúdo foi se tornando muito relevante no mercado.
O copywriting então começou a se distanciar da publicidade, principalmente com a ascensão do marketing. Sua adaptação foi ao entrar para o mundo digital, trabalhando para aprimorar os conceitos de produção de conteúdo online.
Criando uma boa estratégia de copywriting
Trabalhar com o copywriting não é complicado, mas você pode cair em armadilhas de frases prontas, que acabam não tendo o resultado esperado para sua proposta, principalmente por já serem usadas muitas vezes.
Por isso, é importante ter atenção na hora de criar o material original de sua empresa que instala tela de proteção, bem como de qualquer outro ramo. Para ajudar nisso, separamos algumas dicas:
Pesquisa
Um dos pontos mais importantes que o copywriter tem que levar em conta quando está pensando em produzir material é na pesquisa. É fundamental que as informações que você leve para os consumidores sejam de qualidade.
Isso só é possível com um trabalho efetivo para garantir resultados expressivos nesse tipo de atividade. Dessa maneira, você consegue aumentar o potencial de oportunidades que serão geradas, uma vez que há um interesse no material que você quer apresentar.
Pesquisar garante veracidade em seu conteúdo, além de possibilitar que você marque as fontes de pesquisa e dê um tom mais sério para o material que está sendo apresentado, ainda que ele seja publicitário em sua origem.
Independentemente do tipo de produção que você decida fazer, a pesquisa é uma parte fundamental, garantindo uma estrutura de qualidade que pode tornar sua empresa de serviço de limpeza e conservação empresas mais confiável.
Criar conteúdo de qualidade ajuda as pessoas que se interessam no seu material a buscarem mais informações com você, tornando-se cada vez mais próximas da empresa e aproveitando estes recursos com mais qualidade e estrutura para suas ações.
No caso de venda de produtos, como em muitas lojas e e-commerces, a pesquisa a respeito do item que será ofertado é muito importante para que você consiga aprimorar seu material, explorando muito mais os benefícios de comprar um produto com você.
Conteúdo exclusivo
A exclusividade é um outro ponto muito importante para o copywriting. Quando você cria um material de qualidade sobre serviço de limpeza de caixa d água, por exemplo, e o mantém exclusivo, gera o interesse do cliente em consumir esse tipo de produto.
O ideal é que você deixe informações relevantes disponíveis para qualquer visitante em seu site, garantindo um acesso maior de visitantes, interessados no que você está apresentando.
Entretanto, conteúdo mais detalhado e especializado pode ser colocado em uma posição especial. Ao criar um e-book, por exemplo, você pode fazer com que os consumidores ofereçam seus dados de contato em troca desse conteúdo exclusivo.
Esse processo transforma um visitante em lead, o que garante uma chance muito maior de negociação no futuro, demonstrando claro interesse nesse tipo de material, seja vindo de um fornecedor de areia ou de qualquer outro profissional.
Essas estratégias também são muito importantes para fortalecer seu SEO, garantindo que seu conteúdo é de qualidade e que sua empresa possui autoridade sobre um determinado assunto, fazendo-os se aproximar mais do topo dos sites de busca.
Objetivos definidos
Uma boa estratégia nestes casos precisa ter como base um objetivo, para que o leitor faça o que está sendo pedido pela técnica de copywriting. Quando você cria um material que não tem propósito específico, uma hora o consumidor cansa de navegar pelo site.
Por isso, é muito importante que você defina ainda em etapas iniciais qual será o objetivo desse tipo de campanha, garantindo resultados muito melhores a longo prazo. Os objetivos podem ser os mais variados, como:
- Criação de networking;
- Cadastro em newsletter;
- Compartilhamento de conteúdo;
- Conversão em vendas.
Independentemente do motivo que fez você começar a trabalhar com o copy, é importante que ele seja claro para que o material desenvolvido nesse aspecto consiga ser trabalhado de maneira mais efetiva.
Análise de resultados
É muito importante ter em mente que o copywriting é um processo que não funciona de maneira imediatista. A parte de criação do material é apenas uma de muitas, e depois de publicado este material ainda precisa de atenção.
Quando você apresenta ao público um material de copy, é preciso acompanhar de perto a evolução da comunicação com os consumidores de, por exemplo, sua empresa especializada em manutenção predial.
Acompanhar os resultados permite que você avalie o quão bem uma campanha está se saindo.
Existem diversas métricas de avaliação que podem ser selecionadas ainda antes de a publicação ir ao ar. Dessa maneira, você consegue identificar como as pessoas estão reagindo ao conteúdo.
Além disso, estas respostas podem dar muitos indicativos de ação, principalmente se a empresa não está conseguindo trabalhar corretamente com esse tipo de material e precisa de ajustes que serão realizados durante a campanha.
Isso acaba ajudando a salvar todo o material que foi feito, minimizando danos e trabalhando com uma estrutura de muito mais qualidade para seu material como um todo.
Considerações finais
O copywriting é uma técnica que ajuda muitas empresas a se estruturarem melhor no mercado, possibilitando interações muito mais diretas com seu público e conseguindo conquistar um posicionamento no nicho em que atua.
Por conta disso, é preciso saber trabalhar com esse tipo de técnica, usando bem as palavras e o conteúdo que está sendo produzido para conseguir atrair o máximo possível de interessados no assunto que está sendo debatido em sua empresa.
Dessa maneira, você consegue se destacar em seu mercado, conquistando autoridade e se tornando uma referência na área, o que aumenta consideravelmente suas oportunidades de negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.