O que é co-marketing e como fazer?
É um fato que o marketing é essencial dentro da sociedade moderna, especialmente o digital. Mas você já ouviu falar em co-marketing? Essa nova estratégia tem otimizado resultados e agregado valor às empresas da era digital.
Esse novo tipo de marketing é resultado da união de duas empresas com o intuito de veicular conteúdo que seja de interesse para o público-alvo das duas. Essa junção expande as possibilidades e traz mais frutos aos envolvidos.
Suponhamos a seguinte situação: você tem uma loja de equipamentos odontologicos e pode se afiliar a uma empresa de roupas para área da saúde, que produz jalecos personalizados e vende peças brancas.
Neste caso, o público alvo é o mesmo: o cirurgião-dentista e sua equipe composta por técnico e auxiliar de saúde bucal.
Conheça os benefícios do co-marketing
Essa tendência de unir forças para conquistar um cliente, faz parte do Marketing 5.0, que estabeleceu novos cenários para o consumidor da era digital, por meio do uso de inteligência artificial e automação de processos.
Quais os principais benefícios que o marketing por afiliação pode trazer ao seu negócio? As principais vantagens envolvem: alcance maior, redução do trabalho e dos custos e fortalecimento da marca.
Alcance maior
A associação entre a sua e outra empresa pode expandir o público final a ser atingido, isso porque, os fãs e engajados do negócio afiliado podem conhecer sua loja, o que não aconteceria de outro modo.
Trabalho reduzido
Em muitos casos, o tempo empregado e a demanda de trabalho para produção de conteúdo pode reduzir à metade, em decorrência da distribuição das funções. O resultado é tempo menor e maiores possibilidades de conteúdo.
Redução de custos
Os custos empenhados para produção de conteúdo são agora divididos em duas partes, uma vez que é de interesse das duas empresas. Esse dinheiro pode ser usado para investir mais nos meios de veiculação do conteúdo.
Fortalecimento e reconhecimento da marca
A associação entre empresas que já mantinham suas produções de conteúdo independentes e consideradas referências no ramo, forma grandes “gurus”, sendo vistos pelo público com credibilidade.
Entenda como aplicar o co-marketing
Agora que você já sabe qual a importância e as possibilidades que a união com outra empresa próxima à sua geram para o marketing, saiba como fazer acontecer no seu negócio.
1. Procure por um parceiro ideal
O primeiro passo para iniciar um marketing em dupla é uma empresa de qualidade para compor a dupla. Essa etapa é crucial para que as demais tenham sucesso.
Pense em um parceiro que:
- Não seja concorrente direto, com o mesmo produto;
- Tenha conhecimento para complementar as ideias;
- Fornece um produto complementar ao seu;
- Tenha um público engajado considerável;
- De preferência, já seja referência no mercado;
- Tenha o mesmo, ou bem próximo, público-alvo.
Por exemplo, se você tem uma empresa de pintura predial, um bom parceiro é um empreendimento de tintas e material para pintura, que complementa e não compete com o produto que seu negócio oferece.
2. Seja cuidadoso no planejamento
Agora que já decidiu com quem andar, planeje a caminhada. Neste momento é importante conversar sobre os objetivos a serem atingidos pelos envolvidos no projeto e estabelecer prazos para o cumprimento de metas dos dois.
Neste sentido, elaborar atas de reuniões por escrito pode ser uma ótima medida para que o papel de cada empresa fique bem claro dentro da parceria. Além disso, contribui para deixar registrado os prazos, objetivos, tipo de material e tarefas.
Suponhamos que você é um fornecedor de flores e tem parceria com empresas que realizam eventos. Você deve planejar as ações de marketing em conjunto para que o esquema funcione.
Se você separa arranjos para um stand de publicidade para casamentos e aniversários, e a empresa de eventos não se faz presente na data combinada, a sua estratégia de marketing é prejudicada também.
3. Divida as tarefas
O princípio de toda parceria deve ser baseado na igualdade entre as partes. Procure sempre buscar uma divisão das tarefas pensando nos pontos fortes de cada empresa, visando complementaridade.
Esse encaixe das melhores qualidades de cada parceiro proporciona uma redução de custos e aumento da produtividade, contemplando a maioria das ações necessárias para uma boa estratégia de marketing.
Suponha que você é dono de uma distribuidora de produtos para piscina e está associado a uma empresa que vende e instala as piscinas.
Sua equipe possui amplo conhecimento em produção de conteúdo escrito, mas a do afiliado é mais especialista em produção de vídeos para anúncios. Juntos, vocês podem dividir essas tarefas conforme as qualidades de cada um.
4. Avalie os resultados
Os resultados sempre são importantes para avaliar se as medidas que estão sendo tomadas estão surtindo efeito. Com a parceria no marketing, não é diferente.
Para medir a qualidade da sua parceria, compare parâmetros antes e depois da parceria. Você pode avaliar seus resultados por meio de:
- Acessos à página;
- Downloads de aplicativos;
- Interações com a página ou aplicativo;
- Número de conversões no mês (acessos em compras);
- Retenções do cliente (instala e mantém instalado o aplicativo).
Imagine que você é um fornecedor de alimentos sem glúten e fez parceria com uma grande rede de supermercados já consolidada. Se antes da parceria seu site recebia 120 acessos por dia e agora recebe 259, o marketing conjunto está funcionando.
Ações possíveis dentro do co-marketing
Como vimos, o marketing por afiliação de empresas tem muitos benefícios e é altamente recomendável. Contudo, o que eu posso fazer dentro dessa estratégia para melhorar minhas vendas?
São 8 as principais possibilidades: posts para blogs, whitepapers, e-books, webinars, vídeos, eventos, twitter chats e ferramentas. Entenda mais sobre elas:
Posts para blogs
É uma das ações mais usadas dentro do marketing conjunto, por ser o mais simples. Os posts compreendem o fornecimento de conteúdo aos clientes, o que é muito visado dentro do marketing digital.
Os posts podem ser realizados e programados para postagem em dias alternados nos sites das empresas ou pode ser criada umalanding page (página de captação de clientes) em comum.
Whitepapers
São textos mais curtos com design mais simplista, fornecendo informações de modo mais “cru”. Por serem de produção curta, podem ser veiculados com maior frequência e por ambas as empresas.
E-books
São os livros eletrônicos que conferem maior credibilidade ao seu negócio e aumentam a captação de potenciais clientes. Podem ser construídos unindo os conhecimentos dos profissionais de ambas as empresas.
Se você faz parte de uma afiliação que une empresas terceirizadas de condomínios que prestam serviços de portaria e copa, a produção de um e-book com o tema de boas práticas para viver em condomínio pode ser uma boa ideia.
Webinars
Os webinars são as palestras digitais que acontecem com profissionais explicando ao seu público algum conteúdo ou tema de interesse. Pela alta dinamicidade da apresentação, a audiência tende a se tornar mais engajada.
Se você compõe um time de distribuidores de válvulas industriais e faz parceria com lojas de equipamentos de segurança para indústrias, a realização de um seminário com o tema de segurança do trabalho pode ser interessante para ambos.
Vídeos
Os vídeos unindo conhecimentos complementares possuem uma agregação de valor ainda maior. O desenvolvimento de um roteiro e gravação conjuntos podem resultar em vídeos mais completos e de mais fácil consumo.
Suponha que sua empresa é umaloja de epi ABC paulista e tem parceria com empresa de produtos de limpeza industrial. O desenvolvimento de vídeos usando EPIs para limpeza dentro de um galpão pode ser muito interessante.
Twitter chats
Os Twitter chats são os fóruns de discussão que acontecem na rede social do Twitter por meio do uso de palavras-chave acompanhadas de hashtags (#) em comum. Criar temas em comum aos afiliados e de interesse do público são ótimas estratégias.
Eventos
Eventos ou ações da marca podem ser complexos e custosos. O co-marketing permite que você consiga produzir eventos com menor custo e com o dobro de estrutura, impressionando ainda mais o público-alvo.
Ferramentas
A união dos conhecimentos dos profissionais dos parceiros envolvidos permite o desenvolvimento de materiais que podem otimizar as tarefas do público-alvo como planilhas e formulários a serem adaptados para seus objetivos.
Conclusão
Parcerias entre empresas sempre trouxeram resultados positivos aos negócios, o que foi amplificado pelo co-marketing.
A parceria na veiculação de anúncios e captação de potenciais clientes traz muitos benefícios aos envolvidos como aumento de engajamento, acessos às páginas de vendas, aumento de conversões e ampliação do público.
Siga estas dicas e comece hoje mesmo a implantar o co-marketing no seu negócio, ampliando os horizontes e as possibilidades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.