Aprenda como fazer disparo de e-mails para sua lista de clientes
Mesmo com a popularização das redes sociais, o envio de e-mails ainda é a estratégia de marketing digital mais usada pelas empresas, principalmente para nutrição de leads (potenciais clientes) e campanhas de pós-venda.
Hoje em dia, existem mais de 3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Ou seja, quase todos os usuários conectados à internet possuem, pelo menos, um endereço eletrônico para o envio de mensagens.
Segundo o Pew Research, 92% dos adultos online usam o e-mail, sendo que 61% deles, diariamente. Além disso, 72% dos consumidores escolhem esse canal para receber comunicações de empresas e marcas, conforme o MarketingSherpa.
Diante desses números, é possível perceber o quanto o e-mail é fundamental para as estratégias de marketing digital. Mas não basta enviar mensagens indiscriminadamente, é preciso fazer isso de modo personalizado, para não ser taxado de spam.
No artigo de hoje, aprenda como fazer disparo de e-mails para sua lista de clientes, de modo direcionado, assertivo e eficiente. Acompanhe a leitura!
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia baseada no envio de mensagens para clientes ou leads, com o objetivo de manter um relacionamento próximo com a marca, através do compartilhamento de informações, ofertas, descontos e demais conteúdos relevantes.
Por exemplo, quando um usuário recebe um cupom de desconto para a compra de lubrificante spray, essa é uma campanha de e-mail marketing.
No entanto, para receber esses conteúdos, é fundamental que o internauta tenha se cadastrado previamente em uma lista de e-mails. Isso não ocorre no spam, onde existe a compra de contatos (uma prática considerada ilegal e antiética).
Portanto, o e-mail marketing é uma estratégia de marketing direto, que tem como principais características:
- Direcionamento a um usuário específico;
- Conteúdos segmentados e personalizados;
- Contatos previamente cadastrados;
- Capacidade de mensuração de resultados.
Inclusive, as mensagens podem ser enviadas para destinatários que realizam uma compra de produto ou serviço, para comprovação do negócio.
Nesse sentido, quando se fecha um acordo com uma contabilidade em São Paulo, por exemplo, a empresa pode enviar contratos diretamente por e-mail aos seus clientes.
O que é uma lista de e-mails?
As campanhas de e-mail marketing só são possíveis com uma lista de contatos (também chamada de “lista de e-mails”), que nada mais é que o conjunto de endereços eletrônicos dos leads e clientes.
Mas além de um depósito para contato, essas listas também armazenam informações a respeito dos usuários, isto é, dados como faixa etária, nível de escolaridade, gênero, nome, preferências e comportamentos de compra.
Dessa forma, é possível orientar melhor o tipo de conteúdo enviado, bem como segmentar os contatos, tornando a ação de marketing muito mais assertiva e com melhores resultados.
Por exemplo, um cliente que já fechou negócio para a compra de uma cabine fotográfica para eventos tem necessidades diferentes de um usuário que acabou de conhecer a empresa. Por isso, os conteúdos enviados por e-mail também devem ser diferenciados.
Não há uma “regra” para a criação da lista de e-mails. Cada empreendimento pode criar um tipo específico de formulário, dependendo dos objetivos da campanha de marketing. A única informação obrigatória é o contato de e-mail.
O ideal é ter um equilíbrio na quantidade de dados. Afinal de contas, alguns leads podem se sentir invadidos com a extensividade de informações requisitadas, o que atrapalha a estratégia de marketing.
Como criar uma lista de e-mails?
Já que a recomendação é nunca comprar uma lista de e-mails, é necessário pensar em estratégias que possam ajudar na aquisição de contatos, para que a sua campanha de e-mail marketing tenha bons resultados.
Abaixo, confira algumas iniciativas que podem te ajudar a aumentar a sua lista de e-mails para as campanhas de marketing.
1 – Oferta de conteúdo relevante
Uma estratégia muito usual para conquistar mais contatos para a sua lista é oferecer material rico, em troca do e-mail do usuário.
Por exemplo, um e-book com as principais especificações do treinamento CIPA pode ser disponibilizado no site de uma empresa, ou até mesmo em uma landing page. Desse modo, os interessados irão fornecer o contato, sendo possível investir na campanha de e-mail marketing.
2 – Envio de newsletter
A informação é a moeda de troca da internet. Hoje em dia, todo mundo quer ficar bem informado, principalmente a respeito de um determinado nicho de atuação que é de seu interesse (pessoal ou profissional).
Sendo assim, a empresa pode investir na criação de newsletters, ou boletins informativos, que são mensagens de conteúdos noticioso enviadas diretamente aos leads ou clientes.
Para isso, é fundamental ter o contato de e-mail dos interessados. Como consequência, além da newsletter, a empresa pode enviar outros conteúdos aos clientes, aproximando-os da marca e aumentando as chances de venda.
3 – Cupons de desconto e promoções
Outra ideia muito usada para aumentar o número de contatos na sua lista de e-mails é oferecendo cupons de desconto, promoções ou ofertas em produtos e serviços.
Por exemplo, um valor mais acessível em seguro de automóvel preço diferenciado. Mais do que melhorar as campanhas de e-mail marketing, é um método que encurta a jornada de compra dos clientes, garantindo mais conversões.
4 – Pesquisas de satisfação
As pesquisas de satisfação são ótimas iniciativas de pós-venda, pois além de adquirir o contato dos clientes, é uma forma de verificar o que o público gosta a respeito do seu negócio e o que é preciso melhorar.
Desse modo, é possível enviar pesquisas de satisfação após o contrato de aluguel de gerador, para verificar se o cliente teve uma boa experiência com o serviço, bem como eventuais reclamações, críticas e sugestões.
Como fazer o disparo de e-mails automático?
Agora que já sabemos como ter uma boa lista de contatos, é o momento de disparar as mensagens aos leads e clientes, iniciando a campanha de e-mail marketing.
Atualmente, é possível encontrar uma série de ferramentas de automação, que já fazem toda a segmentação dos usuários e, dessa forma, orientam as melhores mensagens, de acordo com as preferências, jornada de compra ou interesses de cada um.
Há quem prefira fazer esse envio manualmente, mas além do grande gasto de tempo, sua empresa pode ser vista como “menos profissional”, em relação à concorrência.
Além do mais, as ferramentas de automação permitem extrair mais informações valiosas a respeito do público, realizar testes A/B com mais facilidade, aproveitar os momentos de oportunidade, enviar e-mails fora do horário comercial e evitar esquecimentos (principalmente em datas comemorativas).
Fora tudo isso, a automação permite a personalização de cada mensagem. Desse modo, ao enviar uma promoção de elevador de canecas, por exemplo, o lead recebe um conteúdo chamando-o pelo nome.
Esse simples ato já é capaz de melhorar o relacionamento do público com a marca, garantindo maior proximidade e cumplicidade com os clientes.
O processo de programação para disparo de e-mails irá variar conforme o tipo de ferramenta. Em geral, os sistemas são bastante intuitivos, sendo possível orientar o envio conforme os interesses do usuário e da campanha de marketing.
Recomenda-se optar por softwares reconhecidos no mercado e que ofereçam diversas funcionalidades. Inclusive, há algumas ferramentas gratuitas que, dependendo dos objetivos da empresa, sanam completamente as necessidades de envio.
Contudo, vale ficar atento à quantidade de e-mails, pois grande parte dos programas tem um número limite de mensagens. Assim, se o interesse é enviar muitos e-mails sobre o teste de impairment, é necessário avaliar as especificidades da ferramenta.
Ademais, os programas de disparo automático de e-mails também contam com templates predefinidos, para que as empresas possam confeccionar uma mensagem totalmente personalizada e com design atrativo.
Esses recursos aumentam as taxas de abertura, clique e conversão, melhorando os resultados das campanhas de marketing.
Afinal de contas, é muito mais interessante receber uma mensagem diferente, com recursos visuais e um design diferenciado, do que apenas um texto corrido.
Conclusão
O e-mail marketing é uma das campanhas mais eficientes de nutrição e conversão de leads, bem como para ações de pós-venda.
A personalização de mensagens, enviadas para uma lista segmentada de contatos, é responsável por aproximar o público da marca, contribuindo para um relacionamento saudável e próspero.
Diferentemente do spam, em que as listas de contatos são compradas pela internet, configurando uma prática ilegal e antiética, o e-mail marketing preza pelo bom senso, equilíbrio e conteúdo direcionado, atendendo aos interesses do público.
Com o avanço tecnológico, é possível contar com várias ferramentas que ajudam nas campanhas de e-mail marketing, seja com a aquisição de informações sobre os leads ou no disparo automático de mensagens.
Dessa forma, é possível alcançar ótimos resultados com suas campanhas, contribuindo para o sucesso da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.