Veja como trabalhar o marketing na copa do mundo 2022
A Copa do Mundo é excelente para a construção de campanhas e estratégias de marketing. Por gerar uma grande repercussão em todo o Brasil e no mundo, esse evento chama a atenção e a sua marca pode se aproveitar disso.
As ações publicitárias nessa época são muitas e isso se dá pela visibilidade do evento que chama sempre muita atenção.
Entretanto, como aproveitar esse momento para criar campanhas e gerar bons resultados para a sua empresa? Continue lendo e entenda os processos necessários para aproveitar a copa no seu negócio.
Benefícios de uma boa estratégia
A Copa do Mundo possui inúmeros benefícios, sendo um dos eventos esportivos com maior visibilidade em todo mundo. Todos os canais de comunicação falam sobre o assunto constantemente na época do evento.
As pessoas compram adereços referente a seus times, torcem, fazem bolão apostando quem vai ganhar, quantos gols vai fazer, entre muitos outros.
Com uma visualização tão grande, é de se esperar que muitas empresas aproveitem para divulgar as suas marcas. Qualquer empresa pode realizar estratégias, desde um negócio de serviços de automação industrial até uma loja de roupas.
Com a divulgação em eventos esportivos como a Copa do Mundo, as empresas conseguem converter muito mais do que o habitual e aumentam o seu lucro consideravelmente.
A utilização de estratégias de live marketing podem ajudar muito na construção de uma divulgação eficiente, que impacta e converte.
O live marketing é uma estratégia que visa a interação ao vivo com os clientes. Dessa forma, se fortalece a relação empresa e cliente, obtendo uma interação além da venda de produtos e serviços.
Uma empresa codificadora industrial, por exemplo, pode patrocinar um show, colocar sua propaganda em estádios e camisetas, com isso a sua marca se torna visível em experiências reais.
As empresas podem utilizar diferentes formas e ações para proporcionar uma interação real com seus consumidores e potenciais clientes.
Existem muitas formas de realizar essas interações, sendo o patrocínio de eventos apenas uma delas. Uma fábrica alimentícia pode oferecer amostras grátis de seus produtos a fim de conquistar clientes que ainda não conhecem a sua marca.
Uma fábrica de esteira modularpode fornecer o teste das esteiras em locais públicos para demonstrar a sua qualidade e durabilidade.
São muitas as formas de realizar o live marketing, e com um evento tão visível como a Copa do Mundo, essa estratégia proporciona um grande impacto positivo nas empresas que o utilizam, aumentando consideravelmente o alcance de suas divulgações.
Entretanto, é necessário tomar cuidado com a forma de divulgação que você realiza, uma vez que a empresa Fifa é a dona do nome “Copa do Mundo”.
Nesse caso, como realizar estratégias de marketing que aproveitem a visibilidade desse evento e não ultrapasse nenhuma regra judicial de direitos autorais e uso de imagem?
A Fifa
Existem algumas regras a serem respeitas antes e durante a realização de uma campanha focada na Copa do Mundo. Alguns elementos possuem o direito exclusivo da Fifa, como alguns nomes, símbolos e até mesmo fontes.
Esses elementos só possuem o direito de serem utilizados com finalidade comercial pela Federação ou pelos patrocinadores oficiais do evento. Eles devem ser respeitados para evitar complicações judiciais e atrapalhar na sua campanha.
Ou seja, se você possui uma empresa que fabrica e comercializa cabo de silicone, você ainda pode utilizar elementos que remetem à Copa nas suas campanhas, mas deve evitar citá-la diretamente.
Deve-se prestar atenção nos pontos proibidos de divulgação, onde podem ser citados os seguintes elementos:
- FIFA;
- Copa do mundo FIFA;
- Copa do mundo FIFA Qatar 2022;
- Copa do mundo;
- Copa do mundo 2022;
- Copa mundial;
- Mundial;
- Qatar 2022;
- Catar 2022;
- 2022.
Além disso, alguns pontos também são proibidos, como emblema, slogan ou o pôster oficial da Copa, a imagem ou o nome do mascote oficial do evento, a imagem do troféu oficial, marcas e logos da FIFA e também a fonte oficial do evento.
A FIFA também não é a única a possuir restrições. A CBF proíbe o uso do emblema da seleção, modelos de camisa e a utilização do termo “seleção brasileira”. Por esse motivo, evite utilizar esses termos e imagens ao elaborar a sua campanha e nas hashtags e URLs.
Entretanto, com tantas restrições, surge a dúvida sobre como promover a sua marca de com referências à copa do mundo. Mesmo com todas essas proibições, ainda existem formas de fazer referências ao evento, basta usar a criatividade e as próximas dicas.
Quais são as estratégias?
Como pode perceber, a criação de campanhas destinadas à assimilação com a Copa do Mundo pode ser mais difícil do que parece. É necessário muita criatividade e dedicação. Entretanto, não é impossível.
Ainda são permitidas as utilizações das palavras “copa” e “seleção” em suas campanhas de divulgação de inserto de rosca, confecção de bolos ou qualquer outro setor de atuação.
Todavia, mesmo com essas palavras sendo permitidas, a criação de uma campanha para a Copa do Mundo pode ser difícil de colocar em prática.
Para realizar uma boa campanha referente à copa e ganhar destaque no seu mercado de atuação, basta seguir as seguintes dicas:
- Convoque as cores da seleção;
- Coloque elementos do futebol;
- Utilize países participantes;
- Utilize termos do futebol.
Essas são algumas dicas que podem ser utilizadas na confecção da sua campanha publicitária. Leve elas em consideração ao divulgar o seu produto ou serviço e converta mais.
Convoque as cores da seleção
A utilização das cores da seleção pode remeter à Copa sem ferir os direitos de imagem da FIFA ou da CBF.
Para utilizar as cores da seleção, é possível inserir na página home do seu site ou aplicativo, em anúncios e peças de redes sociais ou até em materiais promocionais.
Por exemplo, se você possui uma empresa que fornece o aluguel através do rodízios para andaimes, você pode utilizar as cores da seleção no seu site para que remeta à Copa do Mundo.
Entretanto, é necessário tomar cuidado para que não se perca a sua identidade visual no processo. Para que os andaimes obtenham a representação da Copa, é necessário ornar as cores da seleção com a sua identidade visual.
Coloque elementos do futebol
O futebol é uma referência direta à Copa do Mundo na época do evento. Por isso, ao utilizar elementos visuais que remetem ao esporte, você estará automaticamente remetendo à Copa também.
Por exemplo, se você realiza a calibração de balanças,pode utilizar referências visuais como bolas, campos gramados, apitos, trave de gol, entre outros objetos.
Eles podem ser inseridos em diferentes locais e em diferentes formas. É possível os utilizar em ilustrações, fotos ou ícones em landing pages, ou seja, páginas de captura de dados. Também é possível utilizar as referências em banners e posts nas redes sociais.
Dessa forma se faz uma referência indireta sobre a copa, deixando clara a comparação, mas sem ferir direitos autorais.
Utilize países participantes
Muitos países participam da copa do mundo. Por esse motivo, a utilização de ilustrações visuais e nomes dos países que fazem referência aos participantes da copa podem ser uma alternativa.
Para isso, é possível fazer campanhas publicitárias realizando promoções ou decorando a loja.
Por exemplo, se você quer realizar campanhas para o recrutamento e a consignação da marinha, pode utilizar o nome de países em diferentes portos, fazendo referência à Copa do Mundo.
Utilize termos do futebol
Não só apenas referências visuais podem ser utilizadas fazendo referência ao futebol, como também termos técnicos do esporte.
Termos como “compra da loja e faça um gol”, “não fique no time reserva, participe da promoção”, entre outros termos que remetem ao futebol podem ajudar a fazer referência à Copa do Mundo e tornar a sua campanha mais divertida e interessante.
Existem muitas formas de fazer referência à Copa do Mundo sem ultrapassar as regras de direitos autorais da FIFA e CBF. Para isso, basta utilizar a sua criatividade e senso de humor. Se divirta com as campanhas e converta mais clientes.
Exemplos de empresas
Um exemplo de empresa que utiliza a visibilidade da Copa do Mundo a seu favor na venda de produtos e serviços é o McDonald’s.
A empresa de fast food criou uma linha de lanches com o nome de diferentes países que irão participar do evento. Dentre eles, pode-se citar o Brasil, Alemanha, México, entre outros.
Cada lanche possui uma característica referente ao seu país. No sanduíche da Alemanha, existe a presença do salame, fazendo referência à sua culinária típica. Já no lanche do México, existe a presença de pimenta, também remetendo à tradição culinária do país.
Outra empresa que utiliza o evento da copa é a Coca-Cola, que inseriu em suas latinhas frases como “se o Brasil ganhar a Copa eu paro de falar sobre o ex”, entre muitas outras frases onde “se o Brasil ganhar a Copa” se realiza alguma ação.
Nessa campanha a empresa utiliza apenas o termo “Copa” e a referência ao Brasil como participante dos jogos. Dessa forma se faz uma referência direta à Copa do Mundo.
A utilização da Copa do Mundo como construção de uma campanha aumenta a visibilidade da sua empresa e proporciona maior possibilidade de conversão. Basta utilizar a criatividade e respeitar as regras de utilização de imagem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.