Conheça mais sobre os 5P’s do Marketing
O sonho das empresas que trabalham com estratégias de marketing é justamente conseguir resultados positivos e estratégias que proporcionem um direcionamento, diante disso conhecer e aplicar os 5 P’s do marketing é um passo essencial e deve ser considerado.
Diante dos desafios e da constante concorrência que se estabelece no mercado de trabalho, parece até mesmo impossível estabelecer estratégias que proporcionem tanto destaque e sucesso.
Entretanto, essas estratégias existem e não se tratam de nenhum milagre, mas sim de ter foco, esforço e principalmente aplicar cada um dos 5P’s do marketing de uma forma eficaz e precisa.
Ao aplicar os 5P’s que são: o produto, preço, praça, promoção e pessoas, se tem um ambiente onde o público se mostra cada vez mais fidelizado, fazendo com que a sua empresa estabeleça um crescimento constante e se torne referência no mercado.
Por isso, para que a sua empresa, por exemplo, de consultoria tributária tenha seus esforços direcionados, resultados cada vez melhores e se torne referência no mercado, conhecer e aplicar os 5P’s de marketing é um movimento necessário e primordial.
Afinal de contas, o mercado se mostra cada vez mais competitivo e acirrado, sendo assim, fidelizar o seu público e garantir um direcionamento através das ações da sua empresa é algo totalmente determinante.
Pensando nisso, para que você entenda ainda mais sobre esse recurso, hoje iremos falar justamente sobre os 5P’s do marketing, evidenciando a sua significação, sua importância, como aplicá-los e empresas que tiveram sucesso com essa estratégia. Confira!
O que são os 5P’s do marketing?
Como foi até mesmo dito e colocado em evidência, os 5P’s do marketing são elementos importantíssimos como: o produto, preço, promoção, praça e as pessoas.
Entretanto, o que torna esse termo tão importante e um dos elementos-chave diante das empresas é o significado de cada um deles e principalmente a forma com que eles são aplicados.
Sendo assim, para que você tenha esse recurso à disposição da sua empresa, confira o significado de cada uma das palavras ao se tratar do dia a dia em seu negócio.
Produto
Independentemente do segmento e da forma com que a empresa atua, um fato inegável é que ela precisa oferecer algo ao público, pois essa é a única forma de realizar as vendas e fazer com que a sua empresa funcione.
Sendo assim, diante desse P se inclui desde os serviços em que a sua empresa costuma prestar e até mesmo a venda de um produto específico, como uma máquina de café para empresas.
É por meio do produto que as equipes em sua empresa costumam definir as suas estratégias e entender com que eles estarão falando e para quem serão realizadas as vendas.
Dessa forma, para que a sua empresa estabeleça esse ponto de uma forma positiva e consiga estabelecer estratégias e ações bem-sucedidas, é necessário que você e a sua equipe tenha a resposta para algumas perguntas, sendo elas:
- Qual desejo do cliente o produto atende?
- Como o público tende a utilizar o produto?
- Onde o cliente poderá utilizar o produto?
- Qual é o aspecto físico do produto?
- É possível personalizá-lo para os clientes?
- Qual é o diferencial do meu produto?
Logo, ao ter essas perguntas respondidas e de uma forma bem clara, de fato a sua equipe se mostra cada vez mais preparada para divulgar o produto e ter sucesso através das suas funcionalidades.
Além disso, os produtos através do seu funcionamento costumam ter 4 fases que são essenciais e determinantes para que se estabeleça um sucesso e cada vez mais propagação, sendo eles:
- Introdução;
- Crescimento;
- Maturidade;
- Declínio.
Sendo assim, ao imaginar uma empresa de controle de acesso ou até mesmo de tecnologia, é essencial entender essas etapas que compõem o seu produto, pois assim será muito mais fácil definir estratégias precisas e alavancar as vendas.
Preço
O preço é algo que nos deparamos o tempo todo. Sendo assim, como todos sabemos, tudo custa dinheiro e para que a sua empresa sobreviva e tenha um destaque no mercado é necessário cobrar um preço justo pelos produtos.
Portanto, desde uma empresa de torre de iluminação preço a um supermercado devem entender os motivos do preço dos produtos que estão sendo comercializados.
Dessa forma, o P de preço se diz respeito aos valores que serão cobrados pelos seus itens e até mesmo serviços, sendo um dos elementos que aproximam ou acabam sendo um empecilho no contato com o público.
Por isso, para definir os valores dos seus produtos com exatidão e conseguir fazer com que esse fator não seja um problema diante da aproximação com o público, confira algumas questões que devem ser consideradas.
- Pagar os seus colaboradores;
- Fazer investimento;
- Pagar os fornecedores;
- Manter em dia as contas da empresa;
- Tirar o seu lucro.
Logo, por mais que os valores tenham que ser justos é importante considerar esses pontos e até mesmo um sistema de contas a receber, pois de nada adianta realizar as vendas se elas não estão sendo suficientes para que a empresa lucre e continue crescendo.
Além disso, um ponto importante para ser estabelecido em mente é que os clientes estão dispostos a pagar mais, por marcas que são valiosas para eles, por isso o preço não só diz respeito aos lucros em questão, mas como as pessoas veem a sua marca.
Praça
Quando se considera a praça, esse P está relacionado em como o seu cliente chega até os seus produtos e qual é o canal de vendas oficial da marca, fazendo até mesmo uma alusão a colocação da sua empresa no mercado.
Por isso, ao imaginar uma transportadora em guarulhos SP é importante definir os meios sociais que a empresa deve utilizar, levando em consideração onde a maior parte da sua persona se encontra.
Sendo assim, algumas perguntas tendem a proporcionar um direcionamento e fazer com que de fato se define os meios para estar estabelecido com muito mais facilidade e precisão, sendo elas:
- Onde o seu público procura os seus serviços?
- Caso for loja física: Quais os melhores pontos de venda?
- Caso for e-commerce: qual é o melhor método?
- Como distribuir os seus produtos?
- Qual o melhor canal para isso?
Logo, ao responder essas perguntas e ter essas questões de forma clara se tem muito mais precisão em relação em onde a sua empresa deve ter uma presença marcante e conseguir bons resultados.
Promoção
O P de promoção está relacionado em promover as vendas, entretanto é importante entender que esse ponto é totalmente diferente das liquidações que geralmente acontecem nas lojas.
Sendo assim, o objetivo principal desse P é, por exemplo, realizar campanhas e ações sobre um crédito para aposentados, tornando a marca, produto e serviço conhecido para aqueles que realmente demonstram interesse.
Dessa forma, a promoção diz respeito às estratégias de marketing que serão adotadas diante da empresa, pois estar presente onde o seu público está não é uma garantia de bons resultados e sucesso.
Por isso, é essencial entender o momento certo de transmitir as mensagens de marketing, estudar os seus concorrentes e buscar formas de se atualizar, pois através disso sua empresa tende a direcionar os esforços de um modo mais assertivo.
Assim, cada vez mais a sua empresa tende a impactar o público no momento de decisão de compra, garantindo benefícios e vantagens únicas.
Pessoas
Todos os 4P ‘s que foram citados até então tem um objetivo em comum, que é justamente atingir as pessoas para que elas venham consumir e ter um contato com a empresa.
Por isso, além de entender e aplicar os pontos que foram citados anteriormente, é essencial que se estude o comportamento das pessoas e principalmente formas de atingi-las e garantir um destaque.
Sendo assim, para que se entenda as pessoas, é importante criar a persona da sua empresa, idealizando o cliente ideal e buscando formas de compreender o seu comportamento e formas de impactá-los.
Por exemplo, se diante da persona se analisou um interesse do seu público por conteúdos sobre um despacho aduaneiro de exportação, esse é o caminho a ser explorado para garantir destaque e uma satisfação do público.
Importância dos 5P’s diante das suas estratégias
Quando se pensa na importância dos 5P’s essa estratégia está relacionada justamente a uma direção certa que elas tendem a proporcionar, auxiliando diretamente a melhor estratégia de marketing digital para a sua empresa.
Sendo assim, cada um dos P ‘s destacados vão ter um papel determinante para atrair o público, fidelizá-los e garantir com que a sua empresa realize ações e movimentos muito mais impactantes.
Além disso, como boa parte das empresas sabem, clientes fiéis são muito mais baratos para a sua empresa do que clientes novos, além de essas pessoas assumirem um papel de defender e propagar a marca.
Por isso, para que a sua empresa evolua e estabeleça ações cada vez mais assertivas, aplicar os 5P’s é um passo determinante e que tende a garantir um sucesso e diferencial único a sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.