Veja como aplicar o marketing no TikTok
O meio digital é um dos campos mais frenéticos que existem hoje, com muito disso partindo do desenvolvimento de diferentes plataformas que vão sendo apresentadas ao público. Razão que tornou possível a popularidade do Facebook no passado e do TikTok hoje.
Esse processo contínuo de renovação faz com que diversas redes sociais sejam apresentadas ao público, cada uma contando com suas diferentes particularidades, com características que possam atrair a atenção de um usuário de forma particular.
Para quem busca por conteúdos em vídeo, o Youtube é uma opção, para quem procura por matérias voltadas ao campo profissional, a melhor alternativa acaba sendo o LinkedIn. Isso além de muitas outras possibilidades que podem ser apresentadas ao público atualmente.
E assim como são diversas as oportunidades apresentadas aos usuários, a mesma coisa pode ser dito em relação ao meio empresarial, com uma empresa de reforma de apartamento optando por se destacar na plataforma que melhor a aproxime do seu público.
O cenário citado pode ser associado aos mais diversos tipos de empreendimentos, com cada um adotando uma estratégia digital que utilize os benefícios de uma rede social em particular, de forma a permitir com que um negócio consiga se destacar em seu espaço.
Ação essa que somente acompanha os interesses e necessidades do próprio público, uma audiência que passa a recorrer ao campo digital por causa dos benefícios que podem ser encontrados nesse ambiente, como a facilidade que se encontra para realizar uma compra.
Através de uma simples pesquisa por “atestado de saúde ocupacional preço” um usuário pode ser levado ao contato de empresas que fornecem esse tipo de laudo, destacando o fácil acesso ao preço que é cobrado por cada concorrente presentes no meio digital.
A questão-chave quando se fala sobre o destaque a ser conquistado na internet é justamente a competitividade que está presente no setor virtual, com diferentes companhias estando em uma luta para se aproximarem do seu público a ser conquistado.
Uma forma de melhor se aproximar de uma audiência é através da sua posição a ser conquistada na rede social de maior utilização por parte do seu público. E isso inclui conhecer quais são as plataformas do momento, o que hoje pode ser dito sobre o TikTok.
Como funciona o TikTok?
É curioso como em tão pouco tempo o TikTok alcançou o espaço que hoje ocupa na vida das pessoas, tornando-se uma das redes sociais mais populares disponíveis no mercado, chegando ao impressionante número de 1 bilhão de usuários, como informa o Statista.
O tamanho dessa rede social é tão grande que em 2022 ela ocupa a 4ª posição entre as plataformas sociais de maior popularidade no mundo, atrás apenas dos maiores como o Instagram, Youtube e Facebook, com eles tendo até mesmo que adaptar o seu conteúdo.
Criada em 2014 a rede social conhecida como Musical.ly ficou bastante popular, muito por causa do seu conteúdo dinâmico, definido por vídeos de curta duração, onde era possível fazer dublagens, lidar com informações rápidas, além de outros modelos de conteúdo.
A similaridade com o TikTok não é a toa, com o Musical.ly tendo sido comprado pela plataforma também chinesa em 2017, começando assim a trabalhar com o seu alcance mundial, desafiando o domínio das redes sociais americanas no mercado global.
E foi a partir dessa popularidade que o meio empresarial passou a enxergar o TikTok como uma oportunidade de negócios, sendo possível usar dessa rede social para se comercializar os mais diversos tipos de produtos, indo de serviços de topografia até itens em geral.
E se isso é uma possibilidade é por causa do próprio destaque que essa rede social vem conquistando, principalmente em relação à sua pluralidade de público, o que faz com que uma empresa em busca de sucesso tenha que olhar com atenção para essa plataforma.
O valor do TikTok para as empresas
Muito da popularidade de redes como o Facebook e o Instagram para as empresas está na forma como essas plataformas permitem uma maior conexão com os seus usuários, o que acaba por aumentar a possibilidade de se aproximar de um número amplo de clientes.
A questão é que a atenção do público passa por frequentes mudanças na internet, levando em conta as tendências de conteúdo que se mostram em alta no momento. A mesma coisa pode ser dita sobre os formatos disponíveis, tudo levando ao sucesso do TikTok.
Essa plataforma em específico passou a conquistar o interesse dos usuários por causa do seu foco não apenas em conteúdos em vídeo, mas sim pelo formato curto e de fácil compartilhamento, com suas produções se espalhando até mesmo para outras redes.
Esse acaba sendo o motivo pelo qual ao pesquisar sobre sistema de reuso de água residencial ou qualquer outro tipo de assunto que o interesse, um usuário acaba sendo direcionado a produções diretas, no formato de vídeo, presentes até mesmo no TikTok.
No caso dessa rede social em particular é possível registrar um certo crescimento na população mais jovem, que se sente mais atraída por produções em vídeo, com um formato dinâmico, peças essas que fazem parte do campo de conteúdo dessa plataforma.
A partir do momento em que esse público jovem passa a se encontrar no TikTok, essa rede social acaba se destacando então como uma boa oportunidade comercial para empresas que estejam em busca de ampliar seus resultados, tentando renovar sua audiência.
Mas para que seja possível alcançar uma boa performance nesse campo é necessário contar com o auxílio de uma boa estratégia de marketing, desenvolvida justamente para conquistar o melhor desempenho possível dentro dessa rede em particular.
Como criar boas táticas para o TikTok
Quando se pensa em vender correntes para elevação de cargas é necessário desenvolver uma estratégia que converse diretamente com o público de perfil industrial, usando então plataformas e veículos voltados para essa audiência.
A popularidade do TikTok, que alcança um número cada vez maior de usuários, faz então com que essa rede tenha que ser vista com atenção por quem procura ampliar os seus resultados no mercado, começando pelo alcance de público a ser conquistado.
Para que um bom desempenho seja então obtido na internet é necessário contar com o auxílio dos canais mais acessados pelo público. Afirmação essa que destaca a importância de desenvolver uma boa tática de negócios para o TikTok em si, seguindo ações como:
Uso de anúncios
Uma das práticas mais comuns de comunicação, o uso de anúncios permite com que os atributos de uma balança integradora possa ser trabalhado junto ao público, através de conteúdo comercial bem produzido, que deve também ser divulgado nos locais corretos.
Esse tipo de exposição também pode ser encontrada nas redes sociais, e a mesma coisa pode ser dita em relação ao TikTok. Através dessa plataforma de anúncios é possível levar uma mensagem específica para o tipo de perfil que navega entre os conteúdos do TikTok.
Ferramentas da própria rede
Além dos anúncios, outra forma de se ter sucesso no TikTok é com a publicação de conteúdos orgânicos, utilizando de ferramentas como o uso de hashtags e a realização de desafios, conhecidos como challenges, para aumentar a exposição de uma publicação.
Através desse tipo de ação é possível com que um serviço de calibração de phmetro chegue até os olhos de um usuário que tenha interesse no assunto, com tal fornecedor usando das tendências do momento para anunciar de forma inteligente seus negócios.
Conteúdos plurais
O público hoje está cada vez mais conectado às diferentes redes sociais, o que faz com que seja necessário apresentar um conteúdo relevante para todas as opções disponíveis, sendo preciso trabalhar com produções que possam ser adaptadas para o TikTok e outras opções.
A partir de uma presença grande nas redes sociais é possível amplificar também a conexão do seu público, o que permite com que o TikTok possa ser mais uma entre as diferentes pontes a serem trabalhadas para estabelecer uma melhor associação com seus clientes.
Parcerias digitais
Diante da alta competição no meio digital é necessário estabelecer algo de grande atrativo para que o público não pule o seu conteúdo comercial para consumir os vídeos postados por outros, a solução para evitar isso é contar com auxílio dos próprios usuários.
Contar com a ajuda de influenciadores digitais permite com que produtos diversos, como cabo de silicone, possam chegar até a visão dos usuários que possam ter interesse sobre ele. Algo que pode até mesmo ser comum, diante do crescimento de perfis no TikTok.
E é justamente por ações do tipo que fazem com que os mais diversos tipos de empreendimentos modernos possam hoje ser encontrados dentro do TikTok, entre eles:
- Spotify;
- Netflix;
- NBA;
- Amazon;
- The Washington Post.
Todas essas são opções que devem ser vistas como inspiração para quem busca bombar no TikTok e assim garantir melhores resultados para os seus negócios. Tudo dependendo apenas da boa estratégia de marketing a ser adotada para essa rede social.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.