Conheça as vantagens do trade marketing
O trade marketing se tornou um dos termos mais famosos e usados dentro do universo empresarial nos últimos anos, isso porque trouxe novos ares para os negócios e fez com que muitas pessoas repensassem a forma como trabalhavam com suas vendas.
Sabemos bem que a área de vendas de uma empresa é uma das mais importantes dentre tantas outras, pois é justamente a partir dela que uma marca consegue mais clientes e mais faturamento, tudo o que um empreendedor deseja.
Sendo assim, o trade marketing surgiu como uma forma de tornar esse processo cada vez mais simples e otimizado, auxiliando as pessoas e fazendo com que as empresas tivessem mais controle sobre suas campanhas e pontos de venda.
Para começo de conversa, é importante que entendamos o que de fato significa o trade marketing, que nada mais é do que um conjunto de estratégias B2B que focam na melhora da relação no processo de vendas e na criação de ótimas experiências para o usuário.
Quando falamos do mercado B2B, nos referimos ao termo Business To Business, que é um estilo de mercado que foca na venda de empresas para outras empresas, como a de uma distribuidora defechadora de caixas para uma indústria de cosméticos.
Hoje, o trade marketing se tornou uma das áreas mais importantes, requisitas e presentes dentro dos mais variados tipos de negócios do Brasil e do mundo, e mais à frente iremos entender um pouco mais sobre isso.
O fato é que o trade marketing é algo essencial para a empresa que deseja obter mais resultados de vendas não apenas em números, mas também em qualidade, sabendo que seus consumidores possuem boas avaliações sobre o seu negócio.
Sendo assim, conseguimos entender que a importância de se investir no trade marketing vai além de apenas garantir mais lucro para o seu negócio, mas foca na construção de uma ótima experiência para o cliente, e hoje iremos entender mais sobre isso.
Benefícios do trade marketing
Assim como um serviço de limpeza de colchão traz ótimos benefícios para quem não possui tempo para limpar o colchão de casa, o trade marketing é uma estratégia que também traz ótimos benefícios para quem o aplica. Confira abaixo alguns deles:
Aumento das vendas
O primeiro deles obviamente é o aumento do número de vendas dentro da empresa, que com o trade marketing passa a ser maior devido à construção de um relacionamento saudável para com os shoppers e consumidores da marca.
Mais à frente iremos explicar mais sobre cada um desses dois perfis dentro da marca, mas o fato é que o trade marketing constrói relações saudáveis que são essenciais quando falamos de vendas, afinal de contas, você só consome de quem conhece e confia.
Agregação de valor ao PDV
A sigla PDV significa Ponto De Venda, e toda marca possui o seu, seja um site na internet ou até mesmo um espaço físico, e para que os resultados sejam como o esperado, é preciso saber como agregar valor a esse ponto de venda.
Felizmente o trade marketing ajuda nesse quesito e faz com que esse espaço ganhe mais notoriedade, seja ele para vender o projeto de rede de distribuição de energia elétrica de uma empresa ou outro produto, o que chama ainda mais a atenção dos clientes.
Apoio aos distribuidores
Na maioria das vezes, os negócios B2B contam com distribuidores que fazem com que todo o processo de venda seja possível, ajudando na construção de um negócio de sucesso e que renda ótimos resultados para ambos os lados.
Por isso, contar com o trade marketing é essencial para que você receba e também ofereça apoio aos distribuidores, o que auxilia na construção de uma grande comunidade, onde todos se ajudam para chegar no resultado esperado o mais rápido possível.
Campanhas de incentivo
Por fim, mas não menos importante, ele ainda é eficaz quando se fala sobre campanhas de incentivo, seja as internas para estimular os vendedores, ou até mesmo as externas para atrair mais clientes com propostas tentadoras de venda.
Lembrando que o trade marketing é uma estratégia que pode ser usada e aplicada nos mais diversos tipos de negócios, desde uma empresa que fornececonserto de aquecedores de água até mesmo uma marca de artigos para decoração.
Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que uma empresa consegue conquistar ao aplicar o trade marketing em sua rotina, atraindo muito mais do que apenas números, mas a qualidade deles acima de tudo.
Entenda a importância do trade marketing
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o conceito do trade marketing e os benefícios dele para as empresas, chegou o momento de entender a importância desse conceito que cresce cada dia mais no mercado empresarial.
Para isso, precisamos entender, antes de qualquer coisa, que as pessoas estão cada dia mais preocupadas com a experiência de compra do que com o que consomem, de fato, pois suas prioridades e sua atenção mudou de foco nos últimos tempos.
Por exemplo, uma pessoa que deseja encontrar uma empresa de manutenção industrial não procura apenas um serviço, mas uma experiência de venda que marque a sua vida e jamais a deixe esquecer sobre essa ótima experiência que obteve.
Nos últimos tempos isso tem se tornado mais comum, e entender sobre isso é o que nos faz também entender sobre a importância do trade marketing, que se preocupa justamente com isto, a construção de ótimas experiências para os usuários.
Mais do que isso, o trade marketing também foca na construção de ótimas relações com todos aqueles que fazem o seu negócio acontecer e que, de fato, permitem a roda do empreendedorismo girar e a marca conquistar os seus lucros, como:
- Fornecedores;
- Distribuidores;
- Influenciadores;
- Canais de comunicação;
- Canais de distribuição;
- Shoppers;
- Consumidores;
- Concorrentes.
Sendo assim, podemos entender que a importância do trade marketing vai além de apenas garantir mais resultados para uma empresa, mas foca na qualidade do que está sendo produzido e entregue para cada cliente de um negócio.
Dicas de como aplicar o trade marketing no seu negócio
Partindo para a prática, é claro que não deixaríamos apenas a teoria para você que deseja aplicar o trade marketing em sua marca de climatizadores de ar para lojas, por isso trouxemos dicas simples e acessíveis para te ajudar nessa jornada. Confira:
Entenda sobre o mercado
O primeiro passo é justamente conhecer bem o mercado em que a sua marca está inclusa, e não apenas isso, mas o segmento com um todo, que pode mudar a qualquer momento ou até mesmo receber concorrentes diretos do seu negócio.
Por isso é importante estudar o mercado a fundo, entender o que já existe nele e o que não existe e como o seu negócio pode trabalhar para a construção de algo diferente e uma experiência fenomenal para os seus clientes.
Conheça seu perfil de shopper e consumidor
Como mencionamos anteriormente, o shopper e o consumidor são perfis diferentes de uma empresa. O shopper é o comprador, a pessoa que adquire o serviço ou produto. Já o consumidor é aquele que de fato usufrui dos benefícios daquilo que foi adquirido.
Claro que o shopper e o consumidor de um serviço deinstalação de forro acartonado, por exemplo, podem ser o mesmo, mas independentemente de quais sejam, é importante conhecê-los bem para que suas estratégias estejam de acordo com seus perfis.
Defina estratégias e objetivos
E por falar em estratégias, a definição delas também é essencial dentro do trade marketing, pois serão os caminhos que irão te ajudar a chegar em seus objetivos, que também devem ser definidos e traçados dentro do cenário de cada negócio.
Com base nisso, você conseguirá saber aonde deseja chegar e o que precisa fazer para isso, dessa maneira você terá tudo o que precisa para começar a trilhar o seu caminho de sucesso e conquistar ótimos resultados.
Analise seus resultados
Por fim, é claro que a devida análise dos resultados não pode ficar de fora desse processo, pois será isso que irá te mostrar se os resultados gerados foram como o esperado ou não, o que mostra o que deve ser mantido ou mudado nas estratégias.
Para que umaempresa de usinagem em SP tivesse ganhado grande relevância no mercado e se tornado a melhor no segmento, foi preciso analisar seus resultados para entender o que deu certo e podia ser mantido e o que não deu certo e precisava ser mudado.
Essas são dicas simples, mas que já fazem toda a diferença na rotina de uma empresa que deseja implementar o trade marketing e aproveitar os benefícios que ele traz, usufruindo dos incríveis resultados gerados.
Considerações finais
Assim como qualquer outra estratégia de marketing, o trade pode parecer complicado em um primeiro momento, mas ao entender mais sobre ele e aplicar sua estratégia aos poucos, verá como ele é simples e eficiente.
Dessa forma poderá contar não apenas com mais uma estratégia dentre tantas outras, mas também uma grande aliada para te ajudar a chegar onde deseja de forma simples, rápida, acessível e eficiente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.