Saiba como aplicar o storytelling em sua estratégia
Existem inúmeras formas de contar uma mesma história. Tendo isso em vista, o storytelling se trata da ação de contar uma história como estratégia de marketing para uma empresa.
O termo vem do inglês story e telling, respectivamente história e contar. Esta técnica consiste em cativar o observador com uma comunicação interessante, criativa e divertida, que acaba prendendo a atenção de quem está acompanhando a história.
Além de ser um excelente recurso narrativo em termos de literatura, o storytelling é uma poderosa ferramenta de marketing. Isso porque no mercado, o storytelling é fundamental para campanhas de publicidade, apresentações, palestras e atividades do meio acadêmico.
Ao contar a história de sua empresa de brindes corporativos, por exemplo, você acaba criando uma conexão com os espectadores, favorecendo oportunidades de negociação.
Isso porque o ato de contar histórias é natural do ser humano. Desde a pré-história, já existia a necessidade de criar uma narrativa, representada pelas pinturas rupestres encontradas em cavernas.
A humanidade consegue evoluir e prosperar pela sua capacidade de ordenar suas experiências, identificá-las e aprender com os erros do passado, evitando-os no futuro.
Então, trata-se de criar uma memória por conta da relevância de seu conteúdo, apresentando uma narrativa cativante, que prenda o público durante todo o período de apresentação.
Assim, você pode criar uma história de impacto sobre um serviço prestado, como aimpressão em madeira. O público acaba sendo muito mais propenso a consumir quando existe esse tipo de situação.
Justamente por esse potencial, o storytelling tem sido, cada vez mais, incluído em campanhas de marketing, uma vez que o potencial para desenvolver produtos é imenso.
Criar uma história depende de vários fatores, tornando-se um importante estudo a utilização do storytelling. O primeiro ponto é identificar para que público você está criando o conteúdo.
Você deve entender as pessoas que deseja atingir, principalmente para começar a estruturar a mensagem e a linguagem que utilizará para essa ação, para conseguir se comunicar com precisão.
Contar uma história significa cativar e impactar os ouvintes, e esse é um dos pontos principais da construção de uma narrativa. Você precisa ser capaz de atingir as pessoas que ouvem a história diretamente.
Para conscientizar pessoas sobre a manutenção de áreas verdes, por exemplo, o storytelling pode ser usado como uma excelente ferramenta.
Inclusive, existem alguns elementos básicos na arte de contar uma história. Esses elementos convergem para conquistar sua audiência, sendo eles:
- Mensagem;
- Ambiente;
- Personagens;
- Conflito.
Porque utilizar o storytelling?
Quando você cria engajamento em uma comunicação, é importante ter a atenção dos ouvintes até o final da narrativa, para garantir que a mensagem seja passada de forma clara e objetiva. Porém, essa atenção tem sido cada vez mais difícil de conquistar.
Isso porque, mais meios de comunicação em massa têm se popularizado. As redes sociais estão ao alcance de um toque em smartphones, gerando possibilidades de interação com diversos elementos que podem distrair os espectadores.
Então, ao levar para o lado pessoal com o storytelling, você consegue vender muito mais fácil os serviços de sua empresa de contabilidade para micro empresas, por exemplo.
Por isso, você deve criar um conteúdo interessante que prenda a atenção dessas pessoas, para conseguir divulgar um produto ou serviço. Para isso, o ideal é contar uma história, que pode ser sua ou de outra pessoa.
Isso porque o conceito de contar uma história interessante está intimamente ligado à sociedade em si, portanto toda vez que uma pessoa inicia uma narrativa, está passando sua própria experiência para frente.
O público consumidor mudou drasticamente nos últimos anos. Antes, um anúncio direto era o suficiente para interessar uma pessoa e fazê-la procurar seu produto. Porém, com a transformação digital que o mundo tem passado, os clientes tomaram uma postura mais exigente.
Hoje em dia, é preciso compreender as necessidades do cliente e se fazer presente, apresentando soluções. Por isso, quando você associa seu produto a uma história impactante, as chances de que as pessoas parem para ouvir são muito maiores.
Por isso, colocar-se entre as melhores empresas de segurança patrimonial de SP, se este for o seu caso, deve ser uma meta para se manter competitivo dentro do mercado.
Se sobressair no mercado com uma forma inovadora e diferente de fazer publicidade é fundamental nos dias de hoje, onde as pessoas são constantemente bombardeadas com informação.
Além disso, quando você utiliza corretamente o storytelling na estratégia de marketing de sua empresa, pode acabar gerando uma memória afetiva na mente dos espectadores, que lembrarão de sua marca com mais frequência.
Esse tipo de laço acaba extrapolando uma transação comercial, ficando marcado na história de seus clientes, bem como criando o conceito de sua marca como referência deste determinado tipo de história.
Como aplicar o storytelling?
O principal ponto para destacar sua empresa usando técnicas de storytelling é a coerência narrativa. É preciso chamar a atenção do público e o levar para uma experiência, enquanto mostra tudo o que o produto ou serviço pode proporcionar.
Existem muitas formas de aplicar o storytelling, além de ser possível aplicar a técnica em diversas mídias. Você pode criar uma história escrita, seja um texto pequeno para redes sociais ou uma publicação extensa e completa para um blog.
Ao vender um software para loja, por exemplo, o storytelling pode indicar porque uma empresa deve consumir seu produto.
Além disso, hoje em dia muitas pessoas tendem a consumir outros tipos de mídia. Dê uma olhada em conteúdos de vídeo, por exemplo. Eles são práticos de consumir e muito interessantes.
Além disso, é possível editar o vídeo para manter a atenção dos espectadores o tempo todo, sendo um excelente formato de contar sua história.
Outro elemento que tem se popularizado são os podcasts, programas gravados apenas em áudio, similares ao conceito de um programa de rádio.
Mas não basta ter várias opções, é preciso entender os pontos necessários para criar um bom storytelling. Confira!
Identifique seu objetivo
Para conseguir aplicar corretamente as técnicas de storytelling, o primeiro passo é o planejamento. Identificar o que você pretende alcançar com a história é fundamental.
Seu conteúdo deve ter um motivo para existir. Você conta uma história para que o espectador vá de um ponto específico para outro
Então, deve compreender a importância de ter isso delimitado quando optar por utilizar a técnica.
Pensando no público
Seu público irá consumir sua história, mas para isso é preciso que ela dialogue com essas pessoas. Identifique o tipo de linguagem que seu público-alvo mais consome e qual o tom de texto que ele costuma procurar.
Por isso, é importante criar um diálogo para vender suas cápsulas compatíveis máquina nespresso, por exemplo, identificando a qualidade dos produtos.
Assim, você poderá criar uma narrativa focada naquele público, criando uma ligação direta e atraindo a atenção dessas pessoas, aumentando suas oportunidades de negócios.
Construindo uma identificação
A comunicação é feita através de pontes entre o interlocutor e o espectador. Quando você entende como falar com seu público e qual assunto você quer tratar, é hora de construir essas pontes.
Aqui, o objetivo é se identificar com o público. Seja por meio de uma história pessoal ou encontrando gostos em comum, como filmes e músicas, o importante é que a audiência compreenda que você é como ela, e que por isso seu conteúdo é importante.
Clareza na mensagem
Um orador que não se sente confiante de contar a história não passa confiança para a audiência, que por sua vez não compra a ideia que ele tem a oferecer.
Sempre que for contar uma história com as técnicas de storytelling, é importante estudar bem o tema que será abordado, para fazer uma apresentação clara e tranquila.
Além disso, as pessoas irão fazer perguntas, que você deve estar preparado para respondê-las. Se você quer divulgar sua empresa de trabalho temporário, por exemplo, é ideal que não tenha nenhuma dúvida antes de iniciar o diálogo.
Comece e termine
Poucas coisas são tão frustrantes para um espectador quanto uma história que nunca acaba. Por isso, quando for criar uma estratégia usando o storytelling, garanta que está pensando em um conteúdo com início, meio e fim.
Se a história não tiver um desfecho, pode acabar se tornando uma experiência frustrante e afastando clientes que você estava tentando captar.
Considerações finais
O storytelling é uma excelente ferramenta para apresentar seu conteúdo, porque ela cria uma narrativa de identificação, que faz o cliente se interessar ainda mais pelo conteúdo.
Por isso, é importante explorar esses conceitos quando decidir criar seu próximo planejamento de marketing, bem como ampliar o número de alcances que pode ser conquistado com essa ferramenta.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.