Por que fazer a humanização de sua marca?
O meio comercial está em um constante processo de modificação, no qual é exigido novas atualizações no que se refere aos métodos de contato entre as empresas e o seu público. Uma das novas correntes presentes no setor de negócio é a humanização das marcas.
Um processo que busca antecipar a relação aprofundada a ser conquistada entre o público e as empresas, que procuram por otimizar esse contato com o intuito de aprimorar também os seus resultados comerciais alcançados, trazendo benefícios para todos os envolvidos.
Pois se de um lado o comércio é beneficiado ao ter uma relação melhor com o seu público, contando com um retorno maior em suas atividades comerciais, para a audiência consumidora, isso significa ter acesso a produtos e serviços melhores.
Até porque a satisfação dos clientes está muito além da qualidade das mercadorias negociadas, mas também pela forma com que esses serviços são disponibilizados, como uma empresa de gestão condominial, que se comunica bem com seus clientes.
Esclarecendo ao seu público todos os detalhes relacionados ao tipo de trabalho exercido por essa essa companhia, fazendo com que não haja dúvidas nesse sentido, no que acaba por resultar nas melhores situações econômicas em relação a tais empreendimentos.
Sendo esse um dos motivos pelos quais diferentes entidades comerciais buscam aprimorar suas atividades de trabalho, apresentando ao seu público-alvo uma série de benefícios que leve essa a audiência a considerar comprar exclusivamente dessa marca.
Em uma relação que está além da qualidade dos produtos e serviços, mas também com o valor diferenciado que uma empresa do ramo possui em relação aos seus concorrentes. O que acaba por fazer alguém recorrer a umafábrica de carroceria boiadeira específica.
De acordo com o prestígio e reconhecimento que esse nome da indústria conquistou em sua área comercial. O que pode ser feito através do processo de humanização dessa marca, a ser visto como algo digno da atenção de um público.
Enxergando essas empresas não apenas como entidades comerciais, mas sim como um parceiro de negócios, por isso sendo importante conhecer a fundo esse conceito, caso exista o objetivo de otimizar as atividades do seu empreendimento.
O conceito de humanização das marcas
A ideia de uma marca humanizada pode ser hoje encontrada nos mais diversos tipos de atividades comerciais, todas a lidar com um propósito específico, que é o de apresentar de forma diferenciada suas atividades comerciais ao público.
Oferecendo assim uma experiência diferenciada junto ao seu público-alvo, levando em conta as necessidades dessa audiência, a ser visto não só como os clientes de um estabelecimento, mas sim como parceiros comerciais desse empreendimento.
Até porque o sucesso de um negócio está muito atrelado à relação que uma empresa possui com o seu público interno e externo, no que permite uma retribuição financeira dos seus serviços, assim como o melhor trabalho a ser realizado pelos seus funcionários.
É justamente ao buscar por esse resultado positivo em ambos os campos que as empresas vêm buscando esse ideal de humanização das suas marcas, criando uma personalidade com a qual o seu público possa interagir e se afeiçoar.
Ao invés de somente recorrer a esses produtos e serviços de forma fria e técnica, como acontecia antes dentro das transações comerciais. E esse conceito de humanizar as marcas pode ser aplicado a qualquer tipo de negócio, é importante afirmar.
É comum ver empresas voltadas ao ramo do entretenimento trabalharem com esse apelo mais humano e descontraído, contudo, tais conceitos também podem ser aplicados em empresas mais técnicas, como uma fábrica de produção de bico pneu.
Nesse caso sendo possível criar uma relação tanto na posição de fornecedor, para lojas que trabalham com venda de tais produtos, assim como para o consumidor final, com ciclistas ou indivíduos que usam a bicicleta como um meio de transporte.
Tudo a otimizar a relação que essa empresa pode ter no mercado, até mesmo com o alcance de pessoas que não fazem parte do seu público-alvo, criando assim uma relação de prestígio no mercado, sendo reconhecidos por diversos ativos presentes na sociedade.
Sendo mais prático até mesmo para uma empresa atribuir um conceito a si mesmo, como uma companhia que instala corrimão inox para piscina, que pode crescer comercialmente ao se conectar com o ideal de segurança a ser ofertado a seus clientes.
Uma relação mais fácil de ser conquistada através de uma companhia que possui uma abordagem humanizada, passando credibilidade através da sua comunicação, quase como uma conversa formal a ser feita com os seus associados.
Com base nisso é possível afirmar que os maiores benefícios trazidos pela humanização da sua marca são:
- Fidelização dos clientes;
- Imagem mais forte para a marca;
- Estratégias comerciais mais longevas;
- Engajamento nas redes.
Mas para se conquistar essas vantagens comerciais, é preciso não só iniciar o processo de humanização da sua marca, mas saber como fazê-lo de forma adequada, para que o seu público embarque nesse processo de recolocar sua empresa como algo diferenciado.
Adotando conceitos na humanização da sua marca
A humanização da marca não é um processo rápido, sendo exigido paciência, mas também dedicação para que uma empresa que trabalha com a confecção de produtos contra incendio consiga criar uma relação diferenciada com o seu público.
Sendo importante reafirmar que qualquer tipo de negócio pode ser beneficiado por uma comunicação mais humanizada, contando que esse conceito feito esteja sendo aplicado ao seu projeto comercial, e não sendo apenas um golpe publicitário.
Para garantir que esse processo de humanização da imagem da sua companhia ocorra da melhor forma possível, é preciso estar aberto a adotar diferentes estratégias em seu negócio, começando pelo reconhecimento de certos conceitos.
Responsabilidade social
Quando se pensa nas responsabilidades de uma empresa é fácil pensar nos seus resultados financeiros, agradando os acionistas desta companhia. Ou então com a sua responsabilidade perante ao público, entregando o melhor produto possível.
Hoje existem também as obrigações de uma companhia em relação ao ambiente a qual ela se encontra, como nas responsabilidades ambientais de uma fábrica, que precisa ter um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, para não impactar a natureza.
Ser uma marca acessível
Para que uma marca se destaque, é importante que ela esteja sempre disponível para o seu público, ainda mais no cenário conectado atual, no qual existem diversos canais de atendimento, permitindo uma aproximação entre o público e as empresas.
Tudo a partir do contato via redes sociais, respondendo as dúvidas e questões levantadas pelos usuários que seguem os perfis da sua companhia na internet.
Tenha uma identidade própria
Cada indivíduo possui uma identidade própria. E isso não se refere somente ao seu documento de registro geral, mas sim aos hábitos e comportamentos de cada pessoa, que mudam de acordo com suas referências e seu próprio estilo pessoal.
A mesma coisa deve ser exigida de uma marca que busca trabalhar com sua humanização, sendo necessário adotar práticas e até mesmo um diálogo que torne ela em algo único.
Seja profissional, mas descontraído
É importante, contudo, não cair na armadilha de trabalhar para criar uma imagem humana para a sua companhia, e esquecer das responsabilidades técnicas dessa empresa, que deve se portar de forma profissional junto ao seu público.
Logo, é preciso saber como equilibrar o seu tom de diálogo, permitindo que uma marca que trabalha com boinas para polimento seja reconhecida como uma empresa profissional e de confiança, mas que também saiba como se relacionar com o seu público externo.
Interaja com o seu público
Por fim, é essencial que uma marca saiba como não só criar uma imagem humanizada para si, mas se empenhe para dar continuidade a isso, sendo que pode ser feito a partir de atitudes simples, como na interação recorrentes com o seu público consumidor.
Algo fácil de ser feito através das redes sociais, com uma marca podendo responder às dúvidas dos seus clientes fidelizados e potenciais a partir dos comentários em uma publicação nas redes sociais.
Seja sobre a funcionalidade do produto, ou sobre porta de enrolar preço m2, conquistando dessa forma o interesse desses usuários, ao criar uma conexão natural com eles, respondendo a todas às dúvidas e interações levantadas por esses usuários.
A partir desses tópicos é possível para a sua marca não só contar com uma imagem humanizada, mas também apresentar um novo tipo de experiência a sua audiência, no que é capaz de aprimorar a sua conexão com esse público.
Tudo a otimizar os diferentes resultados que a sua marca pretende alcançar, elevando dessa forma o valor dela no mercado, a partir do simples ato de tentar torná-la em algo mais humano e menos automático.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.