O que são Marcas Próprias no Varejo e quais seus principais benefícios?
As marcas próprias no varejo são uma parte fundamental para o comércio como um todo, e elas devem ser trabalhadas com muita efetividade para garantir a saúde comercial não só da marca, mas também das empresas que a comercializam.
Inclusive, muitas companhias que trabalham no varejo estão buscando maneiras de melhorar o atendimento, criando possibilidades e aumentando o mix de produtos para atender todas as necessidades, com itens como fita antiderrapante áreas úmidas e outros.
O objetivo destas empresas é não só vender e satisfazer uma necessidade do cliente, mas sim retê-lo e fidelizá-lo para que ele continue consumindo neste comércio e não procure alternativas na concorrência, mantendo a empresa mais competitiva no mercado.
Uma das principais maneiras de fazer isso é garantindo que os produtos que o consumidor gosta estejam sempre disponíveis, além de apresentar novas possibilidades e um engajamento de qualidade com esse tipo de ação.
Para garantir estes resultados, é muito importante que você conheça as marcas que podem fazer a cabeça do cliente. As marcas próprias neste caso são um formato que tem cada vez mais ganhado espaço e recursos para o trabalho como um todo.
Entenda o que são as marcas próprias
Pois bem, para começar, podemos dizer que a representação destas marcas está cada vez maior, um reflexo de consumidores que buscam cada vez mais itens específicos e gostam de diferenciação.
Por isso, trabalhar com estas marcas é muito importante para garantir resultados de qualidade em sua empresa de serviço de içamento, bem como em diversos outros ramos de atuação.
Uma marca própria pode ter uma série de possibilidades, com empresas de diversos portes trabalhando para apresentar produtos de qualidade que possam ser explorados no mercado de varejo.
Além disso, a distribuição também é bastante variável, com empresas locais que trabalham apenas em algumas regiões até possibilidades internacionais, com produtos reconhecidos no mundo todo.
É considerada uma Marca Própria toda aquela que tem uma série de processos adaptados para sua produção realizados pela própria empresa que a distribui, por exemplo:
- Fabricação;
- Processamento;
- Embalagem;
- Benefícios.
Todos os elementos são realizados por uma mesma companhia, que pode usar seu próprio nome para o produto ou não.
Estes itens, entretanto, são uma poderosa ferramenta de fidelização, principalmente depois que os consumidores se acostumam com um produto, como o forro PVC preço vendido por uma companhia em específico.
Desse modo, quanto mais as pessoas comprarem, mais dependência daquele item elas geram. Isso acaba fazendo com que você tenha uma série de outras atividades para lidar no engajamento desse formato de ação.
Uma Marca própria, por ser produtora e fornecedora, muitas vezes tem um preço mais competitivo no mercado, muitas vezes forçando outras marcas a reduzirem os custos de operação.
Isso porque o público acaba consumindo mais desse formato, principalmente se o mercado que oferece os produtos já estiver devidamente inserido no mercado e conseguindo aplicar suas atividades corretamente.
A rentabilidade que as Marcas Próprias possuem também é um dos principais motivos de tantas empresas hoje estarem investindo nesse mercado, eliminando a necessidade de intermediários no processo de compra e venda de, por exemplo, um armário de aço 2 portas.
Neste caso, apenas uma negociação entre a rede varejista e o fabricante é necessária, o que elimina tempo e capital da negociação, e permite uma opção muito mais em conta no mercado, com qualidade e despertando o interesse do público.
Além disso, um dos elementos importantes para as marcas próprias é trabalhar com o conceito de exclusividade. Isso porque quando uma marca própria anuncia uma linha de produtos, imagina-se que ele será comercializado apenas em lojas próprias.
Isso acaba levando mais consumidores para os estabelecimentos da marca, onde o cliente acaba gastando mais nesse tipo de conteúdo, bem como quando você aproveita para aprimorar seu potencial de oportunidades de venda de tela para alambrado preço, por exemplo.
O mercado nacional e as Marcas Próprias
Embora seja um mercado de forte potencial, no Brasil e no próprio continente Sul-Americano esse formato ainda tem um desenvolvimento baixo, com uma porcentagem de vendas pequena comparado a outros segmentos de mercado.
Esse tipo de atividade acontece porque as grandes redes varejistas no país concentram boa parte do segmento de marcas próprias, e estas redes são menos representativas em alguns países da América Latina, com o Brasil incluso.
Esse tipo de problema acaba se alinhando ao fato de que existem diversas dificuldades de logística para a distribuição de produtos, enquanto fornecedores não conseguem apresentar a capacidade produtiva necessária para abastecer estas redes.
Por conta disso, a gestão de marca fica comprometida, diminuindo os benefícios que a Marca Própria traz ao mercado.
Porém, com uma boa gestão, o empreendedor consegue fazer mais do que garantir um produto na prateleira, mas também se comunica diretamente com o cliente através de uma central telefonica pabx.
O marketing é parte fundamental da estratégia necessária para esse tipo de trabalho, e você precisa entender seu potencial quando lida com estas ações. Quanto mais você conseguir trabalhar essas ferramentas, mais adequada a empresa estará para lidar.
Há um crescimento no mercado de Marcas Próprias, entretanto, enquanto algumas empresas entendem o potencial de negociação e as chances de engajamento que estes produtos geram no consumidor final.
Hoje, algumas das linhas mais importantes no mercado trabalham com os mais variados segmentos, desde alimentação até vestimenta, passando por produtos de limpeza, pets e outros. Inclusive, a questão da economia é um dos principais chamarizes da marca.
Entretanto, outro ponto importante para se avaliar é o quanto de qualidade os produtos da Marca Própria apresentam.
Esse tipo de ação é muito importante para você conseguir trabalhar com mais efetividade, garantindo resultados melhores nas suas vendas para umaempresa de engenharia elétrica em SP ou para um simples consumidor.
Ademais, o consumidor que encontra o produto a um preço abaixo do mercado, e se impressiona com a qualidade do material, acaba se fidelizando com a marca, além de abrir espaço para a geração de interesse por outros produtos.
Dessa forma, você consegue entrar nesse mercado de maneira mais estratégica, aliando tecnologia e produção para conseguir atender a todas as necessidades de seus consumidores com mais qualidade.
A tecnologia também tem uma importante função nesse momento, estruturando sua empresa para identificar necessidades e problemas que os clientes enfrentam e identificando as soluções que estão à disposição da marca para inserir no mercado.
Esse tipo de ação aumenta consideravelmente suas vendas, trabalhando tanto em lojas físicas quanto em conteúdo online para você garantir resultados ainda maiores para suas ações.
A venda de artigos dentro desse segmento, sobretudo itens de uso constante ou com validade, tem aumentado cada vez mais no mercado nacional, mostrando que os consumidores estão abertos para novas possibilidades e para compreender os detalhes desse tipo de ação.
A ideia então é crescer a marca própria no mercado nacional, fazendo com que as pessoas cada vez mais busquem oportunidades de experimentar novos itens e continuem aproveitando a qualidade e a funcionalidade da marca.
Estas ações podem ser fundamentais para que você consiga trabalhar com efetividade nesse tipo de transação, garantindo uma estrutura adequada para a marca e buscando crescimento para uma empresa de esquadrias de aluminio ou qualquer outra.
Marcas próprias no mundo
As Marcas Próprias já estão a mais tempo no mercado internacional, e em alguns lugares, como na Europa, onde estas marcas já representam boa parte das vendas no varejo de diversos países.
A previsão é que este resultado seja ainda mais efetivo, e marcas internacionais estão conseguindo aproveitar cada vez mais esse tipo de resultado. Por isso, é importante saber aplicar estas técnicas para garantir sua estrutura com mais qualidade.
Na Alemanha, por exemplo, as vendas de Marcas Próprias estão atingindo uma participação histórica, com a questão alimentícia representando quase 50% de todas as vendas do segmento.
Já nos Estados Unidos, que é um mercado conhecido por suas grandes marcas, cada vez mais as marcas próprias têm se integrado no mercado, competindo de igual para igual com empresas já estabelecidas no mercado internacional.
A cada cinco produtos vendidos em mercados dos Estados Unidos, um deles é de marca própria, o que representa uma quantia relevante para um mercado que ainda está dando seus primeiros passos.
A cada ano que passa, as empresas de varejo norte-americanas têm buscado aumentar a quantidade de produtos que oferecem, garantindo um aumento de marcas próprias dentro de cada estabelecimento.
Considerações finais
As Marcas Próprias são uma das principais maneiras de uma empresa se destacar no varejo, principalmente pelas vantagens que pode oferecer em questão de preço e qualidade dos produtos para garantir uma estrutura adequada de vendas.
Estas empresas conseguem trabalhar com mais efetividade, obtendo uma estrutura de ação qualificada e muito mais oportunidades de engajamento com o público, criando uma fidelização para esta nova marca e criando uma rotina de compras.
Dessa maneira, uma empresa que consegue trabalhar com produtos de Marca Própria acaba otimizando seus resultados, trabalhando aos poucos para criar uma autoridade e relevância muito mais efetiva para suas ações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.