O papel das redes sociais na construção da imagem das empresas.
A popularização das redes sociais abriu oportunidade para empresas, marcas e consumidores. Mas também trouxe novos desafios e riscos que aumentaram a necessidade de transparência e responsabilidade para ambas as partes.
As redes sociais vieram para transformar a construção do branding, que é uma das ferramentas de marketing utilizadas para realizar o posicionamento da marca no mercado. A enorme variação de informações permite que a marca se adeque às necessidades de maneira mais rápida.
Tornou-se a ferramenta principal e o que há de mais forte para construção da identidade da marca, contato com o público e visibilidade.
Atualmente, o brasileiro passa em média de 12 a 16 horas diárias conectado em redes sociais. Desta forma, as empresas passaram a ter certa resistência em criar um canal nas redes sociais devido ao receio de realizar uma aproximação maior com os consumidores.
Uma questão que foi levantada durante o reconhecimento dessa nova área de negócios, é a questão de apagamento em que a empresa se enquadra. Estar presente nas redes sociais impacta o desempenho de sua empresa.
Crie presença no terreno digital
Podemos incluir diversos benefícios no acesso de empresas no mundo digital, como:
- Maior alcance;
- Visibilidade;
- Contato direto com o consumidor;
- Relevância.
Dentro das redes sociais o objetivo básico é atrair novos seguidores. Estes usuários possuem um papel fundamental no processo, atuando como disseminadores do conteúdo disponibilizado pela empresa.
Para alcançar este processo, sua rede precisa ser engajada, ou seja, o conteúdo precisa gerar envolvimento, interação e fazer com que o seguidor interaja com sua marca.
A diversidade de conteúdos permite que a empresa siga para várias áreas e não fique presa somente a publicações rotineiras. Para isso, é importante que tenha uma estratégia de marketing que compreenda os melhores momentos para as publicações e quais conteúdos geram maior engajamento.
Por exemplo, uma empresa de tapete de vinil produziu diversas postagens em vários formatos como vídeos, imagens, artigos e ilustrações que apresentavam as aplicações deste material e incentivava a interação dos seguidores.
Conteúdos de qualidade que contenham uma boa dose de criatividade, mesmo que curtos podem ser mais efetivos do que outros tipos.
Para uma entrada bem sucedida no universo digital, um dos critérios que devem ser considerados é o conhecimento de seu público-alvo. É importante conhecer como se relacionam e onde estão.
Conhecer o público-alvo de sua empresa é fundamental para criar uma estratégia funcional no mundo digital. Através dessa informação, será possível entender quais são os meios que seu possível cliente interage.
Através da definição de personas que são personagens fictícios que podem representar o cliente ideal para sua empresa, onde é realizada a união de todas as características que os principais compradores possuem, permite que a empresa identifique e personifique a sua audiência.
Desta forma, a empresa poderá criar modelos de consumidores que irão servir de base para suas ações.
Imagine uma empresa de reforma residencial, podemos entender que o público-alvo deste segmento é bem amplo e diversificado. Mas, dentro do mercado de reformas, há vários tipos de serviços a serem ofertados ao cliente.
Para realizar a criação de uma persona para essa área, é necessário levar em consideração alguns pontos como:
Classificação socioeconômica
Sim, é um fator determinante para compreender qual público será contemplado com o tipo de serviço a ser oferecido por determinado setor da empresa. Analise qual demanda seu cliente está apresentando, compreenda as necessidades e por fim, quais seriam suas limitações.
Idade
A idade é uma característica importante para a persona, num cenário fictício, uma empresa do segmento, poderá prestar serviço para diversas faixas etárias, mas, estima-se que a estabilidade financeira ocorra entre 25 a 30 anos e com isso, tenha mais possibilidades de conclusão dos negócios.
Estilo de vida
Analisar qual o estilo de vida do público-alvo de sua empresa, permite que as comunicações e estratégias de marketing tenham melhor desempenho quando aplicadas dentro das áreas que são frequentadas por seus clientes.
Inventando conteúdos atrativos
Tenha em mente que o engajamento virá através de conteúdos pertinentes e que sejam bem estruturados. Você poderá alinhar diversas estratégias para a divulgação de seu negócio, mas poderá ser pouco eficaz se seu conteúdo não for atrativo para os clientes.
Podemos despertar o interesse no seguidor através de postagens interativas, vídeos, ilustrações, passo a passo, itens que informem e façam com o que esse usuário permaneça interessado até o final das informações.
Postagens que compartilhem coisas buscam gerar uma boa imagem para a empresa tendem a render uma boa percepção pelo cliente. Então falar sobre um produto, uma notícia, um artigo com coisas do dia a dia da empresa são importantes para gerarem vínculos.
Gatilhos dentro dos conteúdos podem ajudar o consumidor a lembrar de sua marca. Analise quais são suas características mais marcantes quando um consumidor descreve seu serviço. Isso pode ser realizado através de pesquisas de mercado que trarão novas informações sobre o público-alvo.
Planejamento é fundamental para colher os benefícios que as redes sociais podem gerar. Possuir objetivos e metas claras é imprescindível, pois é a melhor forma de medir o sucesso de cada ação.
Saber exatamente qual o tipo de mensagem você deseja construir para seu público e quais os retornos que espera desta ação, é fundamental. Mas, não crie metas que pareçam intangíveis com relação às redes sociais.
Algumas empresas cometem erros por falta de planejamento e acreditam que conteúdos aleatórios poderão gerar vendas e dobrar o faturamento da noite para o dia.
Para se ter sucesso, é essencial que sejam definidos os objetivos a serem alcançados de modo geral e por cada publicação realizada.
Por exemplo, o mercado de manta térmica para telhado possui diversas informações técnicas e uma das empresas neste segmento, decidiu aplicar um plano de marketing iniciando por ingressar nas redes sociais.
Foi estudado o perfil de seu público e foi possível chegar na compreensão de que postagens dinâmicas como vídeos explicativos e passo a passo seria uma excelente porta de entrada por entender que seus clientes muitas vezes são profissionais individuais.
Isso contribuiu no crescimento de seu perfil nas redes sociais e trouxe um retorno significativo para a empresa atingindo os objetivos iniciais na inclusão do plano de marketing.
Construa sua marca com as mídias sociais
Iniciar uma estratégia de branding não é somente construir o perfil da marca, mas também agregar valores a ela. Desta forma, este processo precisa ser bem gerenciado e bem orientado.
Há marcas no mercado que executaram esta estratégia e que passaram a ser consideradas como um estilo de vida, como sinônimo de qualidade, entre outros.
Podemos citar marcas do nicho de vestuário esportivo, de calçados, supermercados e tantas outras que conseguiram atingir o objetivo de ser referência para outros negócios.
Quando ocorre um branding negativo, devido a acontecimentos ligados à marca ou por má gestão, acontece o apagamento desta marca. Quantas empresas já não mudaram de nome ou uniram-se a outras em busca de limpar uma imagem negativa?
Nestes casos, é possível realizar o retrabalho de branding com o intuito de reverter tais situações. Assim, as redes sociais ganharam força, por oferecer inúmeras oportunidades de interação e avaliações do público.
Em uma empresa de levantamento planialtimétricofoi realizado o trabalho de re-branding que é a recolocação da marca no mercado através da correção do branding anterior.
Isto torna o processo mais assertivo e além disso, possibilita que a empresa esteja em foco e apresenta melhorias em tempo real ajudando a construir e solidificar sua reputação. Abre caminhos para que a marca construa relações diretas com o cliente.
É possível contar histórias, gerar conteúdos relevantes, de qualidade, que possam informar ou entreter o público gerando conexão em tempo real com a marca.
Assim, serviços como AVCB consulta passam a serem mais populares, pois empresas desses segmentos disseminam conteúdos sobre o serviço oferecido como a importância, finalidade e como emitir este documento.
Investir no compartilhamento de conteúdos relacionados à sua profissão é uma estratégia positiva. É uma maneira de construir uma imagem de constante atualização, abrangência profissional, especialização reforçando seus conhecimentos profissionais.
Há diversas áreas de atuação, através das redes sociais é possível levar conhecimento sobre escada plataforma industrial e captar mais clientes que precisem deste serviço. Possibilita a inclusão de conhecimentos, contato com consumidores e divulgação de serviços.
Não se esqueça, toda e qualquer realização profissional deve ser incluída nas redes sociais. É uma maneira de afirmar para o consumidor o reconhecimento e qualidades que sua empresa possui.
Promoções, premiações, indicações, avaliações são pontos importantes para a construção de uma imagem positiva para sua empresa. Ao avaliar outras redes, percebe-se que cada conquista é comemorada e publicada como algo enorme e extraordinário.
Podemos pensar em uma transportadora de grande porte, que trabalha com navios, e estava cotando para comprar containercom o objetivo de implantar uma frota de caminhões para aumentar a abrangência de sua marca.
Após a conclusão deste negócio, a empresa passou a divulgar a compra e já incluiu que sua frota estaria montada e apta para entregar desde um prego, parafuso, vestuário, insumos para fábricas e até mesmo uma fonte de alimentação eletrônica preço.
Possuir uma presença digital forte é um pré-requisito para o sucesso de qualquer empresa, marca ou produto. Ao aproximar-se do público com interações e gerir um relacionamento sadio, é fundamental para construção de uma imagem de valor.
Lembre-se que é necessário saber se posicionar, ter objetivos claros e metas tangíveis. Use as redes como aliada!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.