Saiba como desenvolver uma boa newsletter para seu negócio
Você sabia que uma das estratégias de marketing mais antigas que existem é a das newsletters? Pouca gente sabe, mas elas já eram impressas há muitas décadas, com o intuito de manter contato com qualquer lead de uma empresa.
Essa observação já serve para trazer à tona uma outra questão fundamental, que nem sempre é levada em conta na hora de desenhar uma boa estratégia de newsletters: elas não são um sinônimo perfeito de e-mail marketing.
De fato, o e-mail marketing é muito mais comercial do que as newsletters, embora elas possam ser uma porta de entrada para ele.
Uma boa comparação seria dizer que elas se classificam como inbound marketing, ao passo que o e-mail marketing se aproxima muito mais do outbound marketing.
Essa diferença é fundamental e deve ser levada em conta o tempo todo. No caso do inbound nós temos a prospecção passiva, que consiste em gerar bons conteúdos e fazer o cliente caminhar passo a passo pelo funil de vendas.
No caso do outbound temos a prospecção ativa, que consiste em chamadas e propagandas de cunho fortemente comercial, focado bem mais em promoções, preços e prazos do que em conteúdo e autoridade da marca.
Portanto, as newsletters podem aumentar, e muito, a relevância da sua marca, bem como a proximidade com os clientes e a evolução dos seus leads, o que é fundamental para a saúde dos departamentos de marketing e de vendas.
Mas para isso é preciso não apenas saber manter a assertividade, compreendendo o formato e as regras próprias dessa estratégia, mas também a criatividade e a qualidade constantes.
Então, se você quer compreender melhor como tudo isso se encaixa na estratégia das newsletters, e como elas podem mudar o panorama da sua marca no mercado, trazendo resultados incríveis no curto, médio e longo prazo, siga conosco até o fim da leitura.
Funil de vendas: importância de compreendê-lo
Uma boa tradução para newsletter é o termo “boletim informativo”.
Realmente, trata-se de um veículo de informação, que pode ser utilizado como um artigo com dicas para leads mais distantes do momento da compra, tanto quanto pode servir de chamada para os que já se aproximam da aquisição.
Por isso, a primeira grande dica para uma estratégia de newsletter é conhecer muito bem o funil de vendas.
Se a empresa trabalha com vidro blindado para carros, por exemplo, ela pode chegar a ter o mesmo artigo escrito de modos diferentes.
Para entendermos melhor, o funil de vendas costuma ser dividido nas seguintes etapas:
- Visitantes;
- Leads e contatos;
- Oportunidades;
- Compradores;
- Clientes fiéis.
Naturalmente, o artigo de um blog, que serve para captar mais leads, está em um momento anterior à estratégia da newsletter, uma vez que para esta é preciso já ter os dados de contato dos possíveis clientes.
Ao se tornar um lead e passar a ser uma oportunidade, já é preciso fazer a gestão de cada contato a fim de que ele seja compreendido como sendo um prospect (cliente em potencial) ou apenas um suspect (alguém que não está no momento de compra).
Nem sempre o problema de não conseguir converter o cliente está na sua estratégia. No mesmo exemplo de blindagem vidros automotivos, a pessoa pode não ter dinheiro no momento, ou estar em uma área que você não atende, e daí em diante.
Já a diferença entre comprador e cliente depende eminentemente da empresa. Ela remete ao fato de que alguém que comprou uma vez ainda não é cliente, até que se torne convencido de que sua marca pode supri-lo sempre que ele precisar da sua solução.
Lembrando que não depende apenas do atendimento, ou dos preços e prazos, como muitos imaginam.
A própria newsletter é essencial para a fidelização de alguém que já teve uma ou duas experiências com os seus serviços.
Para quem e que tipo de mensagem mandar?
O funil de vendas pode ajudar e muito na compreensão de dois traços essenciais para o começo de qualquer estratégia de newsletter.
O primeiro é a aceitação do cliente, o segundo a importância/relevância da própria newsletter.
Não adianta de nada sair disparando e-mails para uma mala direta, por exemplo, como se você estivesse simplesmente divulgado um produto (essa é a função do e-mail marketing, como vimos acima).
Outro problema é a compra de bancos de leads, pois nem sempre eles vêm filtrados para o seu segmento.
De que adiantaria disparar mensagens sobre inspeção cautelar veicular, se a maioria das pessoas da lista não quer esse serviço no momento?
O que é ainda pior: alguns provedores de e-mails podem acabar penalizando seu endereço eletrônico, registrando-o como spam e comprometendo todas as demais mensagens que você tentasse disparar para futuras listas de pessoas.
Ademais, a importância da mensagem é fundamental. Não apenas é preciso que os contatos já conheçam sua marca de algum modo, e tenham pedido ou autorizado o disparo de newsletters, como é essencial que a mensagem tenha algum atrativo.
Cada segmento tem, sem dúvida, as questões mais relevantes para todos que demonstram interesse naquela área.
Se o assunto é revisão automotiva para viagem, existem modos rotineiros de simplesmente expor uma solução, ou modos mais instigantes.
Sem mencionar a parte técnica de um título chamativo e um layout agradável, conforme veremos abaixo, a mensagem em si mesma precisa trazer algo que agregue para quem for ler a newsletter.
Por isso é importante manter a leitura em dia, saber o que está acontecendo em seu nicho de mercado, conhecer bem os produtos e serviços, inclusive estudando sempre a concorrência.
Isso garantirá uma autoridade que certamente vai ser transmitida para todos os conteúdos que você gerar, seja na captação do lead, seja no processo de evolução e conversão dele, que é o objetivo da newsletter.
Sobre o layout e a ‘escaneabilidade’ da página
A parte técnica da newsletter, mencionada acima, é fundamental por vários motivos. O principal deles é que você precisa se lembrar de que não é o único no mundo a disparar newsletters e e-mails de cunho comercial.
De fato, não deve haver caixa de entrada no mundo que não receba várias mensagens por semana, às vezes muitas e muitas mensagens diariamente.
Se no meio de tudo isso sua newsletter sobre regularização de cnh suspensanão se destacar, ela será ignorada, por mais que o tema seja importante para quem está precisando do serviço.
Por isso tudo começa no título. Pare para pensar, no fundo o desafio não é que a pessoa leia seu e-mail, mas que primeiro ela ao menos leia o título inteiro e queira clicar nele. Quanto do que você recebe não é excluído sem nem sequer ser aberto?
Um título bom deve ser simples e direto. Isso é uma exigência. Agora, sempre que possível caprichar na criatividade, certamente o resultado será diferente.
Se você conseguir falar sobre CNH suspensa de modo atraente, talvez até descontraído, será ótimo.
Depois de se deixar encantar pelo título, ainda não é certeza que o leitor vá dar atenção para toda a sua mensagem escrita.
Você sabia que o primeiro passo da maioria das pessoas é simplesmente “escanear” a página?
Sim, o leitor vai descer a barra de rolagem até o final, dar uma olhada por cima, “sentindo” o layout do conteúdo, para ver se a apresentação é minimamente agradável.
Mesmo que o assunto seja técnico, comoinjeção eletronica automotiva, é possível torná-lo convidativo.
Para isso é preciso saber distribuir bem na página as imagens, os tópicos e os vários assuntos em pauta.
O recurso mais interessante aqui, se o assunto for grande demais, é usar links. Faça apenas um briefing ou resumo do tema e dê a opção do leitor ir a uma página específica, aprofundar-se naquele assunto, caso ele queira.
Como manter constantemente a inovação?
Depois de garantir que os conteúdos estão bons, bem como a apresentação e as partes mais técnicas, é possível ir além e sair na frente da concorrência.
O modo de fazer isso é aplicando testes e mais testes, para nunca ficar para trás ou permitir que o comodismo torne a estratégia engessada.
Por exemplo, se você dispara newsletters técnicas sobre manutenção veicular e o funcionamento de um sistema de embreagem de disco, sabia que o horário praticado por você pode fazer toda a diferença?
Talvez seus leitores não queiram ler algo assim às 8h, quando a maioria ainda está se dirigindo ao trabalho.
Nesses horários do dia, tanto quanto à noite, por volta das 18h, a preferência é por notícias de jornal, entretenimento e mídias sociais.
Mas uma newsletter sobre manutenção de motores dieselpode vir a calhar após as 9h. A diferença parece pouca, mas a pessoa deverá estar arrumando sua mesa de trabalho, ajeitando a agenda para o dia inteiro, e talvez se lembre de que precisa arrumar o carro.
Um modo de ir além é implementar uma ferramenta de relatórios. Aí é possível mensurar não apenas a taxa de abertura dos seus e-mails disparados, e cruzar com os horários, como também mensurar os cliques que foram feitos nos links das mensagens.
Em posse disso você conseguirá desenhar as melhores estratégias e manter constantemente a inovação, de modo que a estratégia de newsletter se tornará um dos grandes responsáveis pelo crescimento e fortalecimento da sua marca.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.