Estratégias para melhorar seu mobile marketing
O mobile marketing representa hoje uma grande oportunidade para empresas que desejam ampliar suas possibilidades de fazer negócios e melhorar a comunicação com potenciais clientes.
Por meio dele é de fato possível se comunicar com as pessoas a qualquer hora do dia e em qualquer lugar que estejam, tanto em smartphones quanto em tablets.
Mas afinal, por que é crucial para uma empresa se comunicar em dispositivos móveis hoje? Fácil: porque o marketing móvel pode alcançar milhões de pessoas por dia, mais do que poderia alcançar através da televisão ou computador.
Nesse sentido, conhecer o mobile marketing e saber aplicá-lo é sem dúvidas uma ótima oportunidade para ampliar a forma de gerenciar seu negócio.
Por isso, produzimos este artigo esclarecendo tudo sobre mobile marketing e como você pode usar essa estratégia para seu negócio, seja uma empresa de elaboração de projeto de combate a incêndio ou qualquer outro tipo de negócio.
O que é marketing mobile?
O mobile marketing pode ser definido como um conjunto de atividades de marketing que visam criar engajamento por meio de dispositivos móveis.
Ou seja, é uma tática utilizada para atrair e envolver pessoas usando smartphones, iPads, tablets, smartwatches e outros dispositivos semelhantes de forma mais direta e eficaz de engajar.
Ele permite que os usuários que buscam qualquer tipo de informação, como cerca elétrica em Valinhos, tenham acesso a milhões de informações sobre o assunto.
Ao mesmo tempo, ele permite que quem produz o disponibilize gratuitamente, sem limitações, a qualquer hora do dia ou da noite, onde quer que esteja.
Uma análise dos dados mostra que as categorias mais procuradas por quem usa dispositivos móveis são:
- Conteúdos interativos;
- Portais generalistas;
- Serviços de alimentação;
- Compras;
- Rede social;
- Conteúdo de vídeo;
- Mapas e informações de viagens;
- Notícia.
A partir desses dados é possível entender que uma empresa tem múltiplas oportunidades para engajar seus potenciais clientes, desde que ela esteja preparada para adotar as estratégias corretas de marketing móvel.
Como funciona o marketing móvel?
Sempre que as pessoas usam esses dispositivos, elas deixam “rastros” de informações e dados que as empresas podem usar para oferecer produtos que refletem exatamente o que elas estão procurando.
Para exemplificar, quando um usuário pesquisa comocomprar esquadrias de alumínio, por exemplo, elas acabam entrando em vários sites e deixam e-mails, dados pessoais, opiniões, o que estão buscando, etc.
É por isso que é crucial utilizar como estratégias de marketing mobile a estruturação de um site completo e responsivo para celulares e tablets.
Afinal, se for complicado para o usuário digitar o e-mail pelo celular, digitar uma mensagem ou falar no chat, facilmente ele sairá do site sem deixar dados. Portanto, pense na estruturação do seu site.
Sem dúvidas, essa é a grande revolução digital, certamente amplificada pelo uso imensurável de dispositivos móveis, que nos permite oferecer produtos e serviços voltados para o target que você deseja atingir.
Além disso, o smartphone hoje é o mais pessoal que você pode ter. Engajar um cliente por meio dessa ferramenta móvel significa criar uma conexão direta, sem filtros e outros obstáculos que possam retardar o processo de conquista de um cliente.
Afinal, o que todos procuram é precisamente isto: encontrar quem responda o mais rapidamente possível a uma necessidade específica. E o objetivo do mobile marketing é exatamente este: colocar o cliente no centro e fazê-lo se sentir especial e mimado.
Estratégias de mobile marketing
Agora que você já entendeu a importância do mobile marketing, é preciso entender como colocar em prática essa estratégia tão poderosa.
Basicamente, para fazer um bom mobile marketing você precisa colocar em prática uma estratégia que pode ser resumida em 3 pontos:
- Identificar as personas;
- Descobrir seus hábitos e comportamentos;
- Definir os objetivos (conhecimento da marca, leads, vendas, etc.);
- Escolher as ferramentas mais adequadas para alcançar o resultado.
Uma vez definidos esses três pontos, pode começar a implementar a estratégia nos vários canais disponíveis. E serve para diversos tipos de negócios, como empresa de consultoria empresarial ou empresa de levantamento topográfico de lotes urbanos, por exemplo.
Vamos agora explicar com mais detalhes algumas das principais estratégias de mobile marketing. Confira:
Marketing móvel e sites responsivos
Como já citado anteriormente, a primeira e mais simples estratégia que uma empresa deve adotar para começar a explorar o potencial do mobile marketing é ter um site da empresa responsivo e amigável.
Ou seja, o site responsivo se adapta automaticamente – do ponto de vista gráfico – ao dispositivo em que é exibido. Isso garante uma boa experiência do usuário tanto ao navegar no desktop quanto no celular.
As páginas não responsivas possuem visualizações desagradáveis que muitas vezes levam o usuário a sair do site, anulando a possibilidade de que o contratado realize alguma das ações que interessam à empresa.
Isso independente do que o usuário esteja buscando, seja uma chapa perfurada metálica ou comida para seu animal. Todos os sites devem oferecer uma boa experiência para os internautas caso o objetivo seja engajamento e fechamento de compra.
SMS marketing
As primeiras tentativas de marketing por meio de mensagens de texto datam do início dos anos 2000. Especificamente na Europa e em partes da Ásia, algumas empresas começaram a coletar números de telefones celulares e enviar conteúdo promocional.
Mas ainda hoje a boa e velha mensagem de texto continua sendo uma ferramenta de marketing que não deve ser subestimada. Afinal, o comportamento das pessoas mudou e o smartphone está o tempo todo à vista de todos os usuários.
Logo, isso torna o marketing móvel muito poderoso, pois somente através de SMS simples é possível enviar ofertas direcionadas e conseguir vendas.
Além disso, um SMS não pode ultrapassar 160 caracteres, isso significa que em pouquíssimo espaço a empresa deve conseguir convidar o cliente pelo menos a fazer algo através de um “call to action”.
Não deve ser subestimado o fato de que a taxa de abertura de uma mensagem de texto (ou seja, a proporção entre SMS abertos e SMS enviados) é de 98% contra 22% dos e-mails segundo um estudo feito pelo site SlickText.
Logo, para engajar um cliente em potencial, as mensagens de texto podem ser até 8 vezes mais eficazes que os e-mails. E com as mensagens corretas, pode servir até mesmo para negócios bem nichados, como empresas de capitéis de concreto,por exemplo.
Estratégia de geolocalização
Smartphones e tablets permitem ativar a geolocalização, ou seja, a possibilidade de identificar exatamente onde está localizado um dispositivo móvel usando o sinal de GPS.
Essa é uma estratégia muito importante do mobile marketing, pois através da geolocalização é possível enviar mensagens personalizadas e ofertas relacionadas de acordo com a proximidade das pessoas a um local específico para dispositivos móveis.
Por exemplo, quando um usuário pesquisa sobre auxiliar de limpeza terceirizada, irão aparecer várias recomendações de empresas locais para esse mesmo usuário. Se a sua empresa estiver ativada nessa estratégia, ela será uma das recomendadas.
Logo, a publicidade online localizada selecionando o target com base em áreas geográficas permite que as empresas direcionem a comunicação (e os investimentos publicitários) para objetivos mais concretos e rentáveis, evitando o desperdício de orçamentos em campanhas mal direcionadas.
E isso se aplica a todos os canais pelos quais o marketing móvel é possível.
E além disso, todas as empresas, sejam pequenas empresas de casa de festas, ou empresas de elevador residencial para cadeira de rodas, por exemplo, todas devem ter muito cuidado com o cartão de apresentação visível.
Isso porque, para quem acessa a pesquisa Google ou o Google Maps, tanto as informações como as imagens devem convidar o usuário a visitar o site e também a visitar fisicamente o negócio.
Invista em e-mail marketing
O e-mail marketing está mais vivo do que nunca. Para que sua estratégia seja eficaz, você precisa ter certeza de que está criando conteúdo compatível com dispositivos móveis.
Use títulos curtos e fortes, pois os dispositivos móveis exibem menos caracteres do que um computador. Um título “cortado” não é muito atraente! O mesmo princípio se aplica à visualização de e-mail.
No corpo do e-mail, tente evitar blocos de texto muito longos e densos: use frases curtas e impactantes, consultando links externos para mais informações.
Ele também limita o número de imagens, que podem ter dificuldade para carregar em uma conexão lenta. Portanto, atente-se a essa questão também.
Além disso, não se esqueça de incluir um call to action chamativo, com um botão destacado e colorido no final do e-mail para aumentar as chances de aderência do seu produto ou serviço. Essa pode ser uma boa estratégia de conversão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.