Entenda mais sobre o Marketing multinível e saiba como aplicar essa estratégia
É muito comum que novas estratégias de marketing surjam visando estabelecer melhorias e acompanhar o mundo tecnológico em que vivemos. Diante disso, o marketing multinível é uma estratégia essencial para que a sua empresa tenha resultados cada vez mais positivos.
Assim como o marketing tem se desenvolvido e estabelecido eficácia diante das suas estratégias, o processo de vendas também tem dado passos largos diante das suas ações, gerando resultados totalmente expressivos.
Logo, quando consideramos o processo de vendas, dentre as estratégias que merecem destaque podemos citar justamente o marketing, que tem gerado bons frutos para as empresas e tem possibilitado condições incríveis para os seus colaboradores.
Ou seja, o marketing multinível é um modelo de negócios onde os lucros podem vir da venda de produtos da marca ou até mesmo do recrutamento de novos vendedores, sendo realizado esse processo através de uma espécie de rede de vendedores.
Sendo assim, ao estabelecer o marketing multinível através da sua empresa de porta paletes, essa estratégia pode ser perfeita para que mais vendas sejam realizadas e para que uma rede de vendedores estejam propagando o nome da sua marca por todo o canto.
Entretanto, o marketing multinível se caracteriza por ser de certa forma polêmico diante do mercado, pois as pessoas que não entendem como ele funciona geralmente os associam com os temidos esquemas de pirâmide.
Para que esse conceito fique claro, hoje iremos falar sobre o marketing multinível, evidenciando a sua significação, como ele funciona, vantagens e desvantagens em adotar essa estratégia e tudo o que você precisa saber sobre esse recurso importantíssimo.
O que é o marketing multinível?
O marketing multinível, ou marketing de rede, como também é conhecido diante do mercado, surgiu na década de 1940 nos Estados Unidos com Carl Rehnborg, fundador da Nutrilite e desde o seu surgimento esse modelo de negócio tem ganhado muitos adeptos.
O marketing multinível é um modelo de vendas onde o revendedor mantém contato direto com os clientes para comercializar os produtos e serviços em questão.
Além disso, essa estratégia também possibilita com que o revendedor que trabalha por conta própria recrute outros revendedores, criando uma rede em que ele tende a ganhar uma participação diante dos lucros obtidos.
Ou seja, ao aplicar o marketing multinível para vender um puxador para porta de vidro,a sua empresa tende a ter cada vez mais ganhos, pois além das vendas que são realizadas, novos revendedores são atraídos o tempo todo.
Por isso, as empresas que conhecem e entendem as possibilidades através do marketing multinível conseguem gerar resultados incríveis diante das estratégias realizadas.
Uma prova disso são algumas empresas que trabalham com o marketing multinível e são extremamente conhecidas no mercado, como é o caso da Mary Kay, Avon e até mesmo a Hinode.
Como funciona o marketing multinível?
Quando se considera o funcionamento do marketing multinível, essa estratégia tem como seu principal intuito incentivar os vendedores a recrutar novos profissionais de venda.
Logo, quanto mais vendedores forem recrutados, maior tende a ser as vendas em sua empresa e principalmente cada vez mais pessoas tendem a conhecer os valores e tudo que sua empresa prega diante das suas estratégias e produtos.
Por mais que muitos digam que o marketing multinível requer trabalho em dobro, pois a mesma pessoa precisa pensar em estratégias de venda, como comercializar os produtos para os clientes e formas de atrair novos revendedores para a sua rede.
Os lucros, quando se considera esse processo, também são dobrados, sendo vantajosos tanto para uma empresa, por exemplo, de detector de fumaça, como para os vendedores que conhecem e trabalham através desse processo.
Além do mais, é importante destacar que quando um vendedor possui outros profissionais sob a sua tutela, é necessário criar processos de venda, realizar treinamentos e oferecer o máximo de suporte para que o seu time tenha uma performance cada vez mais positiva.
Sendo assim, por mais que o marketing multinível seja polêmico, os resultados dessa estratégia são indiscutíveis, pois eles possibilitam resultados positivos para as empresas e também para os vendedores que fazem parte desse processo.
Vantagens do marketing multinível
É compreensível que, mesmo após destacar todas essas informações, ainda se tenha dúvidas em relação ao marketing multinível e até onde ele pode ser vantajoso e uma boa opção para a sua empresa.
Pois bem, para que você tenha ainda mais motivos para implementar o marketing multinível diante da sua empresa de toldos, confira algumas das vantagens que esse recurso tende a possibilitar para o seu negócio.
Mais autonomia
Quem trabalha com o marketing multinível diferente de outras empresas onde a cobrança é intensa, nesse modelo os vendedores tendem a ter autonomia para definir horários, prazos e até mesmo as metas de venda que serão estabelecidas.
Entretanto, por mais que se tenha essa certa liberdade, é importante ter em mente que os seus ganhos tendem a ser proporcionais à sua produtividade, sendo necessário que tudo seja baseado em esforço e trabalho duro.
Conta com suporte de grandes empresas
Geralmente as marcas que trabalham com o marketing multinível são referência em seu mercado de atuação, o que tende a ser positivo para que as vendas sejam realizadas e para quem deseja atuar no mercado.
Por exemplo, ao trabalhar diante do marketing multinível em uma empresa referência em anúncios sobre bolo de isopor onde comprar SP, as comissões, bonificações e até mesmo os serviços da empresa tendem a ser um ponto-chave para que as vendas ocorram.
Não é à toa que em 2016 o setor movimentou cerca de R$ 40,4 bilhões, demonstrando o quanto trabalhar nesse setor pode render vendas e experiências totalmente únicas.
Modelo escalável de ganhos
Quando um vendedor que opera dentro do marketing multinível adquire um novo distribuidor, essa pessoa também pode criar sua rede de vendedores, tornando os ganhos cada vez mais escaláveis e lucrativos.
Sendo assim, ao imaginar uma empresa de aluguel de galpão de lona, quanto mais vendas e distribuidores são atraídos, mais as pessoas tendem a ganhar e gerar uma equipe eficaz e totalmente precisa.
Entretanto, é importante lembrar que a maioria das empresas que trabalha com o marketing multinível geralmente tem um limite em relação aos ganhos de um líder depois de um determinado nível, pois assim se evita que a fonte de renda seja somente o recrutamento de vendedores.
Afinal de contas, por mais que o marketing multinível se diferencie através dos seus pontos e características, o foco principal de todo o processo deve ser justamente a venda dos produtos.
Desvantagens do marketing multinível
Como nem tudo são flores, antes das pessoas iniciarem ou buscarem estabelecer o marketing multinível em sua empresa, é importante ter em mente as desvantagens desse processo e entender se realmente ele é vantajoso diante do momento da sua vida.
Sendo assim, para que fique bem claro, confira as desvantagens do marketing multinível e veja se realmente compensa estabelecer essa estratégia através da sua empresa que realiza anúncios como o de um projetor de argamassa preço.
Investimento inicial caro
Antes de mais nada, é importante destacar que isso não é uma regra, entretanto pode acontecer de o investimento para começar seja um pouco mais caro e até mesmo distante da realidade de algumas pessoas.
Isso geralmente ocorre através de alguns modelos onde os revendedores precisam comprar os produtos que vão oferecer para os clientes, pois ele precisa ter as mercadorias em mãos para que as vendas ocorram.
Por isso, ao pensar nesse investimento inicial, ele pode acabar sendo um empecilho para que as pessoas iniciem e se sintam atraídas para iniciar diante do marketing.
Investimento de médio e longo prazo
Como você pode até mesmo imaginar diante das informações destacadas, criar equipes de vendas e gerenciá-las não é uma coisa que acontece rápido, pois é comum que no início se tenha uma certa dificuldade nesse processo.
Sendo assim, se você busca segurança assim como em uma monovia, de fato os investimentos no marketing multinível podem acabar demonstrando um risco e uma situação delicada para a sua saúde financeira.
Por isso, ao considerar essa estratégia, é importante que se coloque na balança todos esses fatores justamente para que você entenda o quanto esse investimento vale a pena diante da sua aplicação.
Empresas que tiveram sucesso com o marketing multinível
Nada melhor do que se inspirar na estratégia e nos exemplos de algumas empresas que demonstram na prática o quanto o marketing multinível pode ser um fator decisivo para o sucesso e crescimento do seu negócio.
Sendo assim, para que você tenha ainda mais motivos para considerar o marketing multinível e estudar sobre essa estratégia, confira algumas empresas que tiveram sucesso com essa estratégia e se tornaram referência diante de todo o mercado.
- Jequiti;
- Mary Kay;
- Natura;
- Hinode;
- Herbalife.
Ou seja, ao estabelecer o marketing multinível diante da sua empresa ou até mesmo iniciar seu trabalho com essa estratégia, os resultados podem te levar ao sucesso, estabelecendo lucros e vantagens incríveis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.