Como usar o tráfego orgânico de forma eficaz para seus negócios
Você sabe como funciona o tráfego orgânico e como usá-lo de forma eficaz para o impulsionamento do seu negócio? Essa é uma estratégia que ganhou espaço pelos seus grandes resultados objetivos ao implementá-la.
É por isso que é importante conhecer essa estratégia, e como você pode utilizá-la na sua empresa.
Independentemente se você vende semijoias, ou tapete personalizado, você pode utilizar o tráfego orgânico para gerar mais e mais vendas, e lucrar muito. Principalmente, neste ano que está começando, nada melhor do que começar vendendo bem.
Então, continue lendo para saber o que é, quais os benefícios, e como implementar uma estratégia de tráfego orgânico certeira no seu negócio. Confira!
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico nada mais é do que o tráfego (número de visitantes no site, pessoas interessadas no seu negócio, etc) adquirido espontaneamente sem o uso de publicidade. Esse tipo de tráfego geralmente vem de mecanismos de busca como Google e Bing.
É impossível dizer com certeza que o tráfego orgânico não envolve custos, especialmente porque as estratégias para atrair tráfego levam tempo e dinheiro. Mas a principal diferença entre tráfego orgânico e pago é que você paga uma vez e obtém resultados a longo prazo.
É por isso que é uma estratégia tão importante para as empresas delevantamento planialtimétrico, visto que o segmento B2B se adapta mais ao tráfego orgânico e a forma como ele é abordado.
Isso significa que sua empresa deve ter um site ou blog, como mencionamos, mas fique sabendo que essa estratégia de postagem em blog leva tempo, mas com certeza irá fazer toda diferença no futuro.
Portanto, o tráfego orgânico é a aquisição de novos usuários sem custo direto ou constante de recursos financeiros e é realizado por meio de estratégias de inbound marketing.
Dessa forma, as publicações em redes sociais podem levar os leads ao seu site, ou postagens sobre temas de interesse do seu público-alvo.
Além disso, as pesquisas no Google direcionam aos sites, ou seja, se uma determinada palavra aparecer no conteúdo da sua empresa, como “mezanino de ferro”, os internautas podem ser direcionados ao seu produto ou serviço.
Portanto, o tráfego orgânico requer técnicas de marketing de conteúdo para ser eficaz e gerar bons resultados para o negócio. Assim, ao produzir conteúdos otimizados, será mais fácil para as pessoas encontrarem o seu negócio.
Qual a importância do tráfego orgânico para os negócios?
Agora que você já sabe o que é tráfego orgânico, deve estar se perguntando: por que o tráfego orgânico é tão importante assim para os negócios?
Basicamente, porque a relação dos consumidores para com as empresas e marcas mudou. Os consumidores de hoje querem mais do que apenas um produto ou serviço. A experiência e o toque humano são altamente valorizados. O conteúdo é de fato muito importante para:
- Gerar aproximação;
- Promover respeito;
- Promover soluções e informações;
- Trazer conexão com o público alvo.
É por isso que, quando sua marca gera conteúdo relevante e recebe tráfego orgânico, ela se posiciona como autoridade no assunto, o que permite aos buscadores saber que sua empresa pode ter uma solução ideal para o problema que está sendo pesquisado.
Por exemplo, quando um usuário pesquisa sobre “AVCB consulta”, ele está querendo uma solução sobre o tema, e se você aprender todos os dilemas sobre o que ele está buscando, poderá conquistar um cliente rapidamente.
Dessa forma, quanto mais tráfego orgânico suas páginas atraírem, mais reconhecimento sua marca terá e melhores serão os resultados.
Quais as principais vantagens do tráfego orgânico?
O tráfego orgânico possui vantagens únicas e muito interessantes sobre outros tipos de geração de tráfego. E são essas vantagens que podem elevar os negócios em um nível expansivo.
É por isso que cada vez mais os gerentes de negócios estão implementando essa estratégia em seus processos internos. Confira as principais vantagens a seguir:
Torna o negócio mais relevante
Apenas 1,91% das pessoas que pesquisam no Google clicam no anúncio e geram tráfego pago para o site, enquanto os outros 98,09% dos cliques vêm de resultados de busca orgânica.
Ou seja, se você tem um negócio, deve essencialmente ter um site bem estruturado, ou um blog contendo informações relevantes para aparecer nos resultados de busca.
De fato, quanto mais você se aperfeiçoa no marketing de tráfego orgânico, mais relevante sua empresa se torna nos resultados de busca.
Portanto, seja uma empresa de cobertura retrátil ou uma loja de material esportivo, você pode sim alcançar resultados realmente expressivos com tráfego orgânico e tornar seu negócio mais relevante.
É mais lucrativo
Se os custos de aquisição do cliente diminuírem, as margens de lucro da sua loja aumentam, e é exatamente isso que o tráfego pago pode fazer pela sua empresa, não importando qual segmento.
Ou seja, uma empresa de administração de obras civis pode se tornar tão lucrativa como uma agência de marketing, seguindo os mesmos parâmetros do tráfego orgânico, e aplicando tudo de acordo com seu nicho de negócio.
Por onde começar com uma estratégia de SEO?
O SEO (Search Engine Optimization) é a essência do tráfego orgânico, ou seja, sem um SEO bem estruturado é praticamente impossível alcançar resultados concretos com busca sem anúncios.
E claro, devido a esse fato, existem hoje várias estratégias de SEO que visam exatamente estruturar e amparar o marketing de tráfego orgânico.
E para te ajudar a começar o quanto antes a estruturar o marketing de tráfego orgânico no site da sua empresa, vamos abordar as principais estratégias que não podem faltar. Confira:
Conteúdo exclusivo e relevante
Faça uma boa pesquisa de palavras-chave e crie descrições de produtos ou escreva artigos usando os termos que seus clientes em potencial mais pesquisam nos mecanismos como o Google ou Bing. Tudo isso ajuda a impulsionar o tráfego de forma orgânica.
Portanto, se você verificou que a palavra-chave “isolante térmico para telhado ribeirão preto”, por exemplo, invista em promover conteúdo com esse termo no seu site, caso seja do mesmo segmento.
Além disso, evite copiar e colar texto que você sabe que foi usado no site de um concorrente ou no próprio site do fabricante do produto, pois isso não dará credibilidade ao seu site nos mecanismos de pesquisa e ainda se configurará como plágio.
E se você não sabe, o plágio é bastante penalizado pelo Google, inclusive, podendo até mesmo ter seu site banido por esse motivo.
Otimização da página
Certifique-se de que suas páginas tenham bons títulos, meta descrições que aparecem nos mecanismos de pesquisa, atributos de imagem com descrições claras e completas, URLs sem código e links para outras páginas internas do seu site.
Todos esses fatores são importantes para que os mecanismos de pesquisa determinem a qualidade de suas páginas da Web, somente assim será possível obter um posicionamento ideal nos resultados de pesquisa.
Gere links externos para seu site
Links de outros sites com autoridade podem ajudar a aumentar a reputação do seu negócio online, além de obter tráfego orgânico de referência. Ou seja, que realmente compram.
Essa estratégia é bastante conhecida como estratégia de backlink, mas ainda assim é preciso ter cuidado.
Afinal, é preciso ter os melhores sites com os melhores links para que essa estratégia dê certo.
Por isso, investigue quais sites são mais relevantes para o seu público e tente se aproximar oferecendo artigos, pesquisas e postagens que façam referência às páginas do seu negócio.
Devo investir em SEO e tráfego orgânico?
Existe um exemplo que ilustra perfeitamente a importância de investir em tráfego orgânico. Imagine que uma empresa de engenharia faz locação, vende e realiza projetos com containers e possui um orçamento mensal de tráfego pago de R$1.000.
Vamos supor que a empresa decidiu gastar todo o seu dinheiro na palavra-chave “comprar container” com um custo médio por clique (CPC) de 0,15 centavos. No final do mês, R$1.000,00 vão gerar 6.666 visitantes. Nada mal, não é?
É claro que, se a empresa decidir usar dinheiro para impulsionar sua estratégia de SEO, o número inicial de visitantes com certeza será menor do que o número de visitantes gerados pelo tráfego pago.
No entanto, com o tempo o acúmulo de novas visitas será muito maior do que no tráfego pago. Afinal, um post bem ranqueado na busca pode trazer muitos usuários de graça, mesmo depois de muitos anos.
Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha entendido como utilizar o tráfego orgânico de forma eficaz.
Faça desse texto o seu guia e siga nossas orientações para conseguir encaixar essa estratégia da melhor maneira possível em seus negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.