Entenda a importância de usar notificações Push para adquirir mais clientes
As notificações push fazem parte do nosso dia a dia. Aplicativos e sites estão constantemente disparando mensagens para nossos dispositivos e nos informando sobre promoções, novos produtos, nos lembrando a respeito de marcas que gostamos, etc.
Fabricantes de válvula globo, por exemplo, e outras empresas entendem a importância desse recurso em suas estratégias de marketing e aplicam-no frequentemente.
Entenda o que são as notificações push e como usá-las nos negócios para conquistar mais clientes e fechar mais vendas.
O que são notificações push?
Notificações push são mensagens enviadas diretamente para um dispositivo móvel ou desktop, sem que o usuário precise abrir um aplicativo ou site para recebê-las.
Essas notificações são enviadas pelos aplicativos ou sites com os quais o usuário optou por receber notificações, e são exibidas como alertas em tempo real na tela do dispositivo.
As notificações push são uma maneira eficaz para os desenvolvedores de aplicativos e sites se comunicarem com os usuários, fornecendo informações importantes ou atualizações sobre seus produtos, como um cilindro de borracha, ou serviços.
Elas podem ser usadas para uma variedade de finalidades, como alertar sobre promoções, atualizações de aplicativos, novos conteúdos, mensagens instantâneas, entre outras.
Além disso, as notificações push permitem que os usuários interajam com os aplicativos ou sites sem precisar abri-los, o que economiza tempo e torna a experiência mais conveniente.
Entenda a importância desse recurso
As notificações push desempenham um papel importante nas estratégias de marketing porque são uma maneira eficaz de alcançar os usuários em tempo real e manter um engajamento contínuo.
São uma maneira eficaz de aumentar o engajamento do usuário, mantendo-os atualizados com as últimas novidades e ofertas do seu negócio. Ao enviar notificações relevantes e personalizadas, é possível manter o interesse dos usuários em seus produtos ou serviços.
As notificações push podem ser usadas para incentivar os usuários a tomar medidas específicas, como fazer uma compra ou se inscrever em um serviço, ou ainda direcionar os usuários para páginas específicas, aumentando as chances de conversão.
Elas podem ser usadas para manter os usuários envolvidos com o seu negócio, mesmo quando eles não estão usando ativamente o aplicativo ou visitando o site.
Ao manter o interesse dos usuários, você pode aumentar a probabilidade de que eles retornem e usem seus produtos ou serviços no futuro.
As notificações também podem ser personalizadas com base nos interesses e comportamentos do usuário, como as teclas de um teclado de membrana, o que aumenta a relevância e as chances de que o usuário interaja com a notificação.
Quais são os benefícios de investir em notificações?
Existem muitos benefícios em investir no envio de notificações push. Elas são entregues em tempo real e aparecem na tela do dispositivo do usuário, o que aumenta a probabilidade de que ele interaja com o seu aplicativo ou site.
O uso de notificações push permite que você colete e analise dados sobre o comportamento do usuário, como as ações tomadas em resposta às notificações, o que pode ajudar a otimizar suas estratégias de marketing.
Pode ser, também, uma forma relativamente barata de se comunicar com seus usuários em comparação com outras formas de marketing, como publicidade paga para o seu produto que tira ferrugem.
Conquiste clientes através das notificações
A busca por novos clientes é diária para a maioria das empresas, independentemente do seu tamanho.
Novas estratégias de marketing surgem a todo tempo para trazer alternativas mais criativas, econômicas e eficazes para aumentar o lucro das companhias, mas é possível fazer isso usando o próprio aplicativo da marca.
Entenda de que formas as notificações push podem colaborar para o crescimento da base de clientes das empresas.
Ofertas e promoções
Ofereça aos novos usuários descontos exclusivos ou outras promoções especiais para incentivá-los a experimentar seus produtos ou serviços.
Essas ofertas podem ser enviadas por meio de notificações push, o que pode ser um incentivo adicional para que os usuários se inscrevam para receber as notificações.
Use as notificações push para criar um senso de urgência em torno das ofertas e promoções. Por exemplo, você pode enviar uma notificação push com uma oferta de tempo limitado que expira em algumas horas.
Personalize a oferta com base nos interesses e comportamentos do usuário. Se um usuário já comprou esfera de aço em sua loja, você pode enviar uma notificação push oferecendo um desconto nesse mesmo produto ou em produtos relacionados.
Para garantir a efetividade, crie mensagens atraentes para suas notificações push, incluindo texto persuasivo e fotos bem produzidas que chamem a atenção do usuário, e incentive os usuários a compartilhar suas ofertas e promoções com amigos e familiares.
Conteúdo exclusivo
Ofereça aos novos usuários acesso exclusivo a conteúdo ou recursos, como tutoriais, webinars ou e-books. As notificações push podem ser usadas para informar as pessoas sobre esse conteúdo exclusivo e incentivá-los a se inscrever para recebê-lo.
Certifique-se de que o conteúdo que está oferecendo seja valioso e útil para o usuário. Isso pode incluir tutoriais de montagem de bancada para eletrônica, guias, e-books ou webinars. Para isso, segmente sua audiência com base em seus interesses.
Use as notificações push para criar um senso de exclusividade em torno do conteúdo que está oferecendo. Isso pode incentivar os usuários a se inscreverem para receber suas notificações push e a compartilharem o conteúdo com seus amigos e familiares.
Atualizações de produto
As notificações push podem ser usadas para informar aos usuários sobre atualizações de produtos ou serviços, bem como novos recursos que possam ser do interesse deles e, assim, chamar a atenção dos novos usuários e incentivá-los a experimentar o seu produto.
Com elas, é possível manter os clientes atualizados sobre as novidades e incentivar a compra. Se oferece produtos que costumam esgotar rapidamente, use as notificações push para informar aos usuários quando novos estoques chegarem.
Use as notificações quando houver mudanças importantes em um produto, como atualizações de recursos ou design, para informar aos usuários e destacar as melhorias.
Clientes que usam medidor de vazão ou outros equipamentos desse tipo estão constantemente buscando atualizações e melhorias para garantir o funcionamento adequado dos produtos.
Compartilhe, também, dicas e sugestões de uso de seus produtos, mostrando aos usuários maneiras de aproveitá-los ao máximo.
Interação personalizada
Use as notificações push para interagir com novos usuários de forma personalizada, oferecendo suporte ou respondendo a perguntas específicas. Isso pode ajudar a criar um relacionamento positivo com eles desde o início.
Incluir o nome do usuário na notificação push é uma maneira eficaz de fazer a interação mais pessoal e aumentar o envolvimento dele, assim como personalizar o conteúdo da notificação com base nos interesses e comportamentos dele.
Por exemplo, se um usuário está interessado em esportes, você pode enviar uma notificação push com as últimas notícias do mundo esportivo. O mesmo vale para clientes interessados em um microscópio binocular e notificações com assuntos científicos.
Certifique-se de incluir chamadas para ação claras em suas notificações push. Isso pode incluir botões para download, registro ou inscrição.
Ao fazer interação personalizada por meio de notificações push, você pode aumentar a fidelidade à sua marca e incentivar os usuários a se envolverem com seus produtos ou serviços.
Comunicação direcionada
As notificações também podem ser usadas para a empresa comunicar-se diretamente com os novos usuários com base em seus interesses ou comportamentos específicos.
Por exemplo, se um usuário baixou seu aplicativo, mas ainda não o abriu, você pode enviar uma notificação push incentivando-os a experimentar o aplicativo.
Para isso, é importante mapear o comportamento dos usuários e programar notificações específicas para cada situação.
Ao fazer comunicação direcionada por meio de notificações push, você pode aumentar as chances de fechar vendas e aumentar a fidelidade à sua marca.
Exemplos para se inspirar
O uso de notificações push já é altamente adotado por empresas de todo o mundo. Algumas das mais conhecidas são:
- Amazon;
- Uber;
- Spotify;
- Starbucks;
- Nike.
A Amazon usa notificações push para enviar aos usuários alertas de promoções, descontos e ofertas especiais em seus produtos. Já a Uber envia informações sobre o status de uma viagem, atualizações de preço e ofertas especiais para seus usuários.
O Spotify usa o recurso para comunicar aos usuários atualizações sobre novas músicas, álbuns e artistas que possam ser do seu interesse, similar ao Airbnb, que envia atualizações sobre o status de uma reserva, lembretes sobre datas importantes e ofertas especiais.
A rede de cafeterias Starbucks faz uso das notificações para diversas finalidades, como oferecer aos usuários ofertas especiais e promoções, além de divulgar informações sobre novos produtos e sabores.
Por fim, a Nike alerta seus consumidores sobre novos lançamentos de produtos, ofertas especiais e eventos exclusivos.
As notificações push são uma ferramenta poderosa para aumentar o engajamento do usuário e aumentar as vendas, e muitas empresas estão aproveitando essa tecnologia para alcançar seus clientes de forma mais eficaz.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.