Aprenda a elaborar estratégias de marketing
Um negócio que possui suas estratégias de marketing bem definidas está no caminho certo para enfrentar os mercados que se apresentam cada vez mais competitivos.
O time responsável pela montagem destas estratégias é o time de marketing. Muitas empresas podem contar com um time com poucos profissionais, ou um time maior, com uma variedade de especialistas atuando.
Diversos tipos de segmento podem contar com uma equipe dedicada a melhorar seus resultados, uma empresa de vans, por exemplo, pode aproveitar a expertise de uma equipe capacitada para aumentar sua presença no mercado de turismo.
Estas empresas precisam então entender o que são e quais as vantagens das estratégias de marketing, para assim encontrar os caminhos para aplicá-la.
O que são as estratégias de marketing?
Quando um novo negócio é iniciado, é necessário pensar em uma série de objetivos e até mesmo algumas metas que devem ser alcançadas pelos times que serão formados.
Unindo todas essas metas em um plano prático e útil, tem-se as estratégias de marketing, traçando saídas para lidar com todos os desafios encontrados nessa fase de planejamento Esses planos, no geral, são provenientes de uma série de estudos e análises.
Uma empresa de consultoria fiscal, por exemplo, precisa entender quais os perfis dos clientes dos quais planeja atender e também quais seriam seus principais concorrentes, para dessa forma montar suas estratégias.
Quando estes pontos são compreendidos por esses novos negócios, diversos benefícios nascem dessas relações.
Benefícios das estratégias de marketing
Quando uma empresa entende e aplica esse conjunto de estratégias, as mudanças podem ser de diversos tipos, indo desde as mais iniciais até as que serão construídas com o tempo.
Essas vantagens podem ser representadas pelos seguintes pontos:
- Conhecimento de mercado;
- Localização de melhores públicos;
- Adaptação às inovações;
- Conhecimento da empresa;
- Melhorias na atuação do negócio;
- Elaboração da mensagem.
Os estudos realizados inicialmente para montar a estratégia de marketing precisam considerar todo o mercado em que está inserido, com isso o conhecimento nesse sentido crescerá de forma contínua.
Concorrentes, público, clientes valiosos e informações sobre o produto que comercializa devem ser informações presentes no plano, o que liga diretamente o conhecimento de mercado com a estratégia de marketing.
As mudanças constantes do mercado exigem das marcas uma grande capacidade de adaptabilidade. As estratégias de marketing devem justamente entender essas mudanças e auxiliar a empresa a adequar-se a elas.
Uma montadora de caixa de hidrante completa, por exemplo, deve estar atenta para adaptar sua comunicação às novas necessidades do cliente, dessa forma haverá um entendimento real das inovações do mercado.
Quando a empresa conhece a si própria, entendendo quais seus pontos fortes e fracos, para onde está sendo direcionado seu produto e até quais os perfis dos clientes ela passa a conhecer também qual o seu posicionamento no mercado.
Dessa forma será possível intervir na forma de atuação do negócio naquele momento, dando ênfase a atitudes mais produtivas. A forma com a qual a mensagem da empresa é passada também é muito importante.
Quando uma empresa que oferece o serviço de quick massage para empresas, por exemplo, adapta sua mensagem ao seu público, o número de contratos que ela conseguirá fechar será maior, afinal os termos utilizados focam no seu cliente final.
Importância da estratégia de marketing
Entrar no mercado sem uma estratégia de marketing bem definida, que direcione o novo negócio a um caminho de sucesso é um grande risco.
Dificilmente um negócio sustenta-se sozinho atualmente, é necessário gerar conversas a respeito da marca para que ela seja inserida de forma saudável na vida do possível cliente, fazendo então com que não ocorra um desgaste na interação inicial.
Com esse cenário, um desenho de estratégias bem definidas tornará o negócio pronto para receber os incentivos de crescimento que surgirão com sua entrada efetiva no mercado.
Como elaborar uma estratégia de marketing?
O primeiro passo a ser dado para a criação de uma forte estratégia de marketing é realizar um estudo completo do entorno do negócio.
Se uma empresa de aluguel de van 18 lugares, por exemplo, montar sua estratégia de forma prática, considerando todos os fatores de mercado e analisando cada característica deste, ela terá maior sucesso em detrimento de uma empresa que não realizou o estudo.
Com a etapa do estudo pronta, a empresa pode então avançar para o desenho de cada passo, pensando em alguns fatores importantes, conheça-os abaixo.
Conheça o objetivo do negócio
Cada negócio almeja chegar em um lugar específico, priorizando determinados resultados a serem alcançados no final de cada atuação.
Diversos objetivos podem estar na lista da empresa para buscar. Muitas vezes a necessidade é crescer a presença digital da marca, dessa forma as redes sociais e demais plataformas de interação devem estar presentes no plano inicial de ações.
Se o objetivo, por exemplo, for aumentar as vendas diretas, talvez optar por uma aliança entre o meio online e offline, aplicando a estratégia conhecida como O2O, sigla para online to offline, venha a ser a opção mais inteligente.
Tendo esse conjunto de metas e objetivos em mente, cada ação traçada irá focar em alcançar esses objetivos, buscando prioritariamente o sucesso do negócio.
Conheça o mercado e seus clientes
Como citado acima, conhecer o mercado é essencial para um negócio posicionar-se da maneira mais assertiva possível.
A todo instante surgem novas tendências que poderão facilitar a relação da empresa com seus clientes, dessa forma é preciso que as estratégias de marketing estejam considerando essas tendências e estando abertas para modificar-se com o surgimento de outras.
Elencar os potenciais concorrentes nesse estudo é essencial para montar a comunicação da primeira abordagem com um possível cliente.
Um cliente que busca online “onde comprar microscópio”, por exemplo, será apresentado a diversas marcas, e para que uma empresa se destaque nesse meio, ela precisará entender como os concorrentes irão se posicionar, melhorando assim a sua apresentação.
Com essa relação construída entre concorrentes e mensagem, ainda tem a necessidade de entender o perfil do cliente ideal para a marca, pois dessa forma localizar um público de valor ficará mais simples.
Conheça seus pontos fortes e fracos
Erros e acertos são comuns, principalmente em uma fase inicial do negócio. É através desses momentos que os pontos fortes e fracos da atuação são definidos.
Muitas vezes essa definição pode ser algo claro e simples, como em um óleo de girassol para pele preço, e nesse caso é um ponto forte, afinal é um produto extremamente útil e de fácil acesso. Assim, apostar na comunicação desse fator pode ser essencial.
Quando identificados esses pontos, a empresa consegue distinguir qual o melhor local para aumentar seus esforços de atuação, pois a tendência é aumentar os olhares sobre os pontos fracos e continuar as ações com relação aos pontos fortes.
A estratégia de marketing bem aplicada
Com isso é possível perceber que aplicar uma estratégia de marketing é essencial em qualquer setor, desde a área médica, com a comunicação assertiva de uma paquimetria ocular, até a indústria, com a popularização de novos produtos.
Existem diversos exemplos de empresas, em segmentos diferentes, que aplicaram uma estratégia de marketing em diferentes momentos de sua atuação e colheram excelentes resultados. Conheça alguns deles abaixo.
Case de empresas de fast food
Duas das maiores redes de fast food no mundo frequentemente aparecem com estratégias que poderiam ser consideradas como um co-marketing, pois mesmo sem citar a outra, a estratégia acrescenta bons resultados para ambas.
Essa estratégia é possível, pois o público valioso para elas é o mesmo, nesse sentido é mais interessante para as marcas criar situações de uma falsa concorrência de guerrilha para que as duas marcas ganhem espaço nas discussões, principalmente online.
Mensagem subliminar, imagens com identidade visual da concorrente ou até usar termos que são comuns a outra marca transformam essa inserção de campanhas com o mesmo público interessante de acompanhar e rentável para as empresas.
Case de marcas de bebida
O principal diferencial de uma marca de bebida muito conhecida no Brasil é apostar em uma mensagem extremamente clara e que perdura bastante.
Quando uma mensagem fixa na cabeça do consumidor, é interessante que a marca continue a reforçando, principalmente se for positiva. Nesse caso, a estratégia de marketing é usar a relação da marca com o verão e apostar nela em todas as suas inserções.
Com isso é possível aproveitar tanto as aparições online quanto em outdoors e televisão. A mensagem pode ser mais provocativa, pois não precisará estar totalmente exposta à marca, afinal a relação da estação do ano com a empresa já faz total sentido ao consumidor.
Case de distribuidoras online
Além de pensar na mensagem passada, é preciso aliar na execução da estratégia de marketing a identidade visual.
Quando uma marca aposta em uma identidade com cores marcantes, ela será identificada com uma facilidade maior. Algumas lojas online, que são distribuidoras de produtos, utilizam dessa estratégia.
Escolhendo cores como amarelo e laranja, as marcas conseguem diferenciar-se entre si e imprimir a sua identidade em qualquer cenário.
Possui uma estratégia de marketing pensada exclusivamente para a marca, trazendo a ela uma impressão de exclusividade e personalização, tanto então maior força no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.