Entenda a importância da criação de um blog em uma estratégia de marketing de conteúdo
Você está desenvolvendo estratégias de marketing de conteúdo para a sua empresa? Não se esqueça que o blog é uma das principais, sendo responsável por bons resultados para o seu negócio.
A internet se tornou fundamental para que os estabelecimentos conseguissem conquistar o seu espaço no mercado, de modo a alcançar um número de clientes cada vez maior.
Ela ainda contribui de modo fundamental para os empresários que desejam expandir a sua área de atuação, indo de um trabalho regional para uma abrangência nacional.
Nesse sentido, ter um site institucional da sua empresa de máquina cnc é importante, justamente para que o seu público possa encontrá-lo mais facilmente.
Mas como não poderia deixar de ser, isso não é tudo. Afinal, várias empresas do mesmo nicho reconhecem a necessidade de desenvolver um site e deixá-lo sempre ativo e atualizado.
Nesse processo entra o marketing digital, responsável pelo sucesso de vários estabelecimentos na internet, graças às estratégias de divulgação e publicidade que são feitas para alcançar os potenciais clientes do negócio que estão no mundo virtual.
Há ainda outro elemento que contribui de modo essencial para o crescimento online de uma empresa: o marketing de conteúdo. E com ele, o blog se torna uma ferramenta fundamental dentro do seu site institucional.
Por isso, se você ainda tinha dúvidas se deveria investir na criação de uma página para disponibilizar diferentes materiais para o seu público, certamente elas foram sanadas agora.
Está pensando em criar o seu blog? Então siga na leitura deste artigo e entenda como ele pode ser uma estratégia assertiva para que o seu negócio ganhe destaque na internet.
Por que ter um blog é uma boa estratégia?
Se dois empresários estão conversando sobre equipamentos indispensáveis para as suas empresas e um deles menciona que um secador de ar para compressor foi fundamental para o seu negócio, certamente o outro vai querer saber o motivo disso.
Uma das maneiras mais eficientes que ele terá para entender os benefícios do produto é a pesquisa sobre o assunto nos principais buscadores da internet.
Nos resultados da busca, ele poderá visualizar diversos blogs que tratam do assunto, e ver que eles, em sua maioria, estão relacionados a um estabelecimento que pode vender o secador ou, até mesmo, ser responsável pela manutenção do equipamento.
Com isso, se ele pretendia comprar uma unidade do item, pode ser nesse momento que ele vai acessar o site da empresa e realizar o seu pedido.
Assim, é possível dizer que ter um blog é uma boa estratégia para um negócio em vários sentidos, tais como:
- Estar mais próximo do público;
- Produzir conteúdos relevantes;
- Conquistar uma boa visibilidade no seu segmento;
- Fortalecer a marca;
- Entre outros pontos.
Proximidade com o público
Ter um blog no site institucional da sua empresa pode ser uma forma simples de estar mais próximo do seu público.
Isso porque é por meio dessa página que você poderá comunicar as novidades do estabelecimento e do segmento em que atua, permitindo que o público esteja sempre bem atualizado.
Se um negócio deseja ampliar as suas frentes de atuação e passa a oferecer serviços de manutenção para elevador monta carga, por exemplo, a empresa poderá utilizar o blog para comunicar esse acontecimento e para explicar ao público como ele será feito.
Por isso, o blog pode ser um ótimo canal de aproximação de uma marca com os seus clientes.
Produção de conteúdos relevantes
Para quem conhece e deseja aplicar o marketing de conteúdo, o blog é a ferramenta mais apropriada para esta finalidade. Afinal, trazer conhecimentos relevantes para as pessoas se tornou um requisito para as empresas que desejam crescer.
Dessa maneira, é fundamental que artigos, vídeos, podcasts e outros tipos de formatos de conteúdos estejam disponíveis na sua página, para que sejam consumidos pelas pessoas que estão interessadas no seu trabalho.
Ao abordar as vantagens do uso de uma estrutura pré moldada, o seu blog pode ser visto por uma série de usuários que estão em busca de informações sobre o tema, mas ainda não conseguiram encontrar um bom conteúdo na internet.
Nesse sentido, o blog é indispensável para que uma empresa consiga trazer mais clientes ao disponibilizar artigos relevantes para leitura.
Conquistar visibilidade no seu segmento
Como mencionado, pode ser que várias empresas do mesmo segmento entendam a importância de marcar presença no mundo virtual, mas sem dúvida ter um blog pode ser um dos grandes diferenciais do seu negócio.
Isso porque ter uma página atualizada demanda investimento de tempo, já que é preciso elaborar conteúdos de qualidade e postá-los periodicamente.
Com esse tipo de ação, a empresa se destaca no seu segmento, sendo encontrada mais facilmente por usuários na internet.
Desse modo, é possível dizer que o blog é uma opção bastante interessante para que o negócio se torne cada vez mais visível.
Fortalecimento de marca
Também vale mencionar o papel do blog no fortalecimento de uma marca. Uma empresa de aluguel de andaimes pode ser bastante conhecida no seu nicho e garantir que os clientes a reconheçam ao apostar em diversas ações que a tornem uma referência.
Além de campanhas publicitárias, outra maneira eficaz de fortalecer a sua marca é por meio de um blog de conteúdo, onde quem possui qualquer dúvida sobre andaimes pode ir direto na página da empresa para obter os conhecimentos necessários.
O fortalecimento de marca, tendo o blog como ferramenta, é construído sempre que o público percebe a autoridade do negócio no segmento em que atua.
Assim, ao disponibilizar um novo conteúdo relevante, o estabelecimento ganha visibilidade e também a atenção dos seus potenciais e atuais clientes, construindo uma identidade forte para a sua marca.
Esses são apenas alguns dos principais motivos que permitem entender a importância de criar e alimentar um blog dentro das suas estratégias de marketing.
O blog e outras estratégias de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo pode ser fundamental para que uma empresa de plataforma elevatória consiga uma boa visibilidade na internet e alcance facilmente o seu público-alvo.
Sendo assim, é importante fazer um planejamento para que as ações de marketing possam ser mais assertivas e trazer os resultados desejados. Conheça algumas delas a seguir.
Elaboração da persona
A primeira estratégia de marketing de conteúdo deve ser a elaboração da persona do seu negócio. Afinal, com um perfil fictício de um potencial cliente da sua marca, é possível desenvolver frentes muito mais diretas e produtivas.
A elaboração da persona pode ser essencial para que você saiba a melhor linguagem para utilizar no seu blog, além de contribuir para a produção de pautas mais interessantes para o público.
Desenvolvimento de ebooks
Outro importante uso do marketing de conteúdo é para o desenvolvimento de ebooks sobre diferentes assuntos do seu segmento, tratando sobre a importância, a montagem e a conservação de um mezanino metálico, por exemplo.
Os ebooks são materiais bastante completos sobre diferentes assuntos, e podem ser fundamentais para atrair a atenção do público, sendo também utilizados como uma estratégia para captação de leads.
E-mail marketing
O e-mail marketing é outra ferramenta indispensável do marketing de conteúdo, podendo ser utilizado também em conjunto com o seu blog para garantir o aumento do tráfego.
Além de permitir que artigos e outros tipos de conteúdo possam ser enviados diretamente para a caixa de entrada de e-mail dos seus clientes, o e-mail marketing ajuda na divulgação de novidades do seu blog.
Por isso, é uma das principais estratégias de marketing de conteúdo, e deve ser utilizado no planejamento de marketing da sua empresa para alcançar resultados positivos para o negócio.
Técnicas de SEO
As técnicas de otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization, o SEO), são importantes para qualquer blog, ajudando para que ele adquira um bom posicionamento na internet.
Sendo assim, elas devem ser aplicadas em diversos conteúdos, permitindo que eles sejam vistos nos principais resultados de uma pesquisa no Google.
Ao inserir palavras-chave como “porta de PVC de correr”, títulos atrativos e boas imagens em um artigo do seu blog, é possível que os usuários encontrem a sua página mais facilmente, aumentando o número de pessoas que acessam a sua página.
Além disso, outras configurações como formato responsivo e carregamento rápido dos conteúdos contribuem para que o seu blog possa ser visto adequadamente também em dispositivos móveis.
Por isso, o SEO é fundamental para que a qualidade presente na sua página seja vista por um maior número de usuários, de modo que a sua empresa alcance de maneira mais assertiva o público e consiga maior relevância na internet.
Os pontos tratados neste artigo mostram a importância da criação de um blog dentro da estratégias de marketing de conteúdo, fazendo com que ele contribua de modo relevante para os resultados do negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.