Dicas para elaborar um plano de mídias mensal
Elaborar um plano de mídias mensal é muito importante para que sua empresa de drenagem, bem como qualquer outra, lide com todos os detalhes envolvendo o marketing digital e tradicional, identificando quais ações são uma prioridade em sua interação.
A comunicação é um dos principais elementos de qualquer tipo de estratégia, e é muito importante que você consiga trabalhar com efetividade para garantir uma interação assertiva com o público do qual está se engajando.
Com um bom plano de mídias, você consegue acessar seu público-alvo independentemente de quais canais de contato eles utilizam, ampliando o impacto da mensagem de seu negócio de forma muito mais expressiva.
Algumas mídias possuem custos, e estes valores podem ser bastante elevados. Por conta disso, é muito importante que você tenha um bom planejamento para entender suas possibilidades e conseguir distribuir corretamente suas propagandas.
Um plano de mídia tem como principal função mapear todos os formatos com o qual sua equipe de publicidade pode trabalhar, bem como quais desses canais são os melhores para criar campanhas e conseguir um bom retorno para sua administração de condomínios.
Além disso, existem outros pontos importantes para se avaliar com relação a mídias, como:
- Alcance;
- Volume;
- Custo;
- Modelo de comunicação.
Passar sua mensagem da melhor maneira para os consumidores é fundamental, ampliando suas chances de engajamento e permitindo uma comunicação muito mais expressiva a longo prazo.
Muitas vezes, é preciso a contratação de um profissional apenas para lidar com estes recursos. Trata-se do analista de mídia, que muitas companhias acabam contratando para ter um insight maior sobre esse tipo de promoção.
Um plano de mídia adequado entende as necessidades da empresa, e busca encaixar os objetivos de marketing para criar campanhas otimizadas e que dialoguem diretamente com o público escolhido para sua empresa de topografia, assim como qualquer outra.
Para isso, é importante que todos os envolvidos nesse processo tenham um conhecimento maior do produto ou serviço que está sendo oferecido, além de entender o mercado do segmento de atuação.
Estas informações são fundamentais para se criar um plano coerente, que vá de encontro ao público e consiga ampliar as vendas de maneira efetiva, otimizando alguns resultados a longo prazo.
Dentro do plano de mídia, é importante que você coloque o máximo de detalhes possíveis, até mesmo horário para exibição de propagandas, períodos em que esse tipo de ação ficará no ar e qualquer outro detalhe que possa ser pensado a longo prazo.
Então, as pessoas responsáveis por essa elaboração ficam responsáveis por transmitir todas as informações relevantes para os envolvidos no processo, desde a equipe de gestão até o operacional da empresa de pintura residencial, por exemplo.
Além disso, é preciso pensar em justificativas adequadas para as escolhas do plano de marketing. Ao final da execução do plano mensal, é preciso fazê-lo se encaixar no orçamento, e para isso é preciso que os gestores entendam as razões para dispor dessa verba.
Como elaborar um plano de mídia?
Agora que você já consegue compreender o que é o plano de mídia, é muito importante identificar a melhor maneira de montar um destes elementos e garantir um acesso ainda maior para sua comunicação.
Vale lembrar que cada empresa é única, e as necessidades podem variar muito da contratação de canais de mídia, ainda que duas empresas estejam trabalhando sobre o mesmo segmento e montando planos de mídia similares.
Para conseguir resultados mais expressivos, é muito importante que você conte com entendimento de sua realidade e adaptação para conseguir explorar todas as suas possibilidades dentro desse formato de ação. Pois bem, faz parte do processo:
Construção de briefing
Um dos passos mais importantes para a construção de um plano mensal de mídias é entender suas necessidades. Para isso, é ideal que seja realizado um briefing do planejamento, esquematizando durante as reuniões de estipulação de metas mensais.
Esse documento terá todas as informações necessárias para a elaboração de um bom plano de mídias, desde o público-alvo da empresa, as variações que o mercado passou e até os dados de empresas de acompanhamento de obras concorrentes, para que você tenha mais assertividade.
Quanto mais conseguir estruturar essas informações, maiores serão as chances de engajamento de mídias, otimizando esse tipo de relação e ampliando suas oportunidades de fechar mais negócios.
Durante o planejamento, muitas informações serão necessárias e o briefing pode ajudar a agilizar esse processo, apresentando dados de maneira precisa e rápida para que você consiga ter mais assertividade.
Escolha de canais de comunicação
A segunda etapa fundamental para o plano de mídia é entender quais serão os veículos escolhidos para que você estruture suas campanhas.
Nem sempre os mesmos canais de comunicação serão utilizados, por isso é importante uma boa frequência de escolha para sua construtora industrial, ou qualquer outro ramo de atuação.
A cada mês, você pode avaliar o quanto uma mídia rendeu resultados para sua empresa e identificar se vale a pena estender suas campanhas nela ou modificar a forma como você se conecta com os clientes.
Vale lembrar que nenhuma empresa é obrigada a trabalhar exclusivamente com algum tipo de mídia. É possível unir os conceitos digitais e tradicionais para otimizar as chances de vendas e atingir uma margem de público muito maior.
Normalmente, as pessoas responsáveis pela elaboração do plano estão constantemente buscando novas mídias para explorar, enquanto avaliam o quão interessante é investir em um canal de comunicação em particular.
Além disso, é preciso ter em mente que algumas mídias, principalmente as mais tradicionais, possuem um valor elevado para investimento, e nem sempre sua empresa de ar condicionado, por exemplo, terá o orçamento disponível para esse tipo de ação.
Neste caso, é importante ter como backup uma boa qualidade em canais digitais, que além do preço mais acessível, acaba sendo uma forma mais direta de se comunicar com os consumidores e entender suas necessidades.
Calendário de ações
Quando você faz um planejamento mensal, é interessante determinar as datas e horários em que algumas ações acontecerão, principalmente ações envolvendo mídias convencionais como televisão e rádio.
Isso porque o período de exibição durante a programação destes canais é muito importante para que você consiga acessar seu público-alvo corretamente, garantindo uma estrutura de qualidade para suas ações.
O calendário de ações deve ser fácil e prático, para que qualquer pessoa dentro de sua equipe seja capaz de identificar estes pontos e o que precisa ser estruturado para gerar um interesse maior dentro de suas possibilidades, além de identificar melhorias.
Caso você não consiga recuperar com qualidade as ações estipuladas para um mês em particular, é possível identificar os pontos que não foram funcionais e adaptá-los para o próximo mês, organizando o calendário de acordo com essa necessidade.
O calendário ajuda a estruturar melhor suas atividades ao longo do mês, permitindo que você concentre esforços em cada ação e aumente as possibilidades de distribuir melhor o material para cada canal que será utilizado por sua empresa de cabeamento de rede.
Conteúdos relevantes
É preciso ter um cuidado especial também para que os conteúdos sejam sempre atualizados e relevantes. Você não deve buscar informações antigas ou ultrapassadas quando estiver lidando com qualquer canal de divulgação.
Ao criar um plano mensal de mídia, você consegue identificar o que está sendo relevante para cada um dos canais no momento e estruturar suas ações para se comunicar adequadamente com o público, permitindo uma aproximação maior.
Nestes casos, muitas vezes é preciso pensar em formas de se adaptar e de dar espaço para a equipe de criação inovar dentro de suas possibilidades, ampliando sua jornada.
Acompanhamento de resultados
Um dos pontos mais importantes do trabalho com gestão de mídias é justamente a avaliação dos resultados conquistados após uma campanha estratégica. Ao realizar o plano de mídia mensal, você deve ter em mente que estes processos devem render.
Por isso, é muito importante fazer um monitoramento de resultados de seu plano de mídias para identificar se suas ações estão rendendo o que é adequado ou se você precisa reestruturar alguma etapa para o mês posterior.
Além disso, é importante monitorar estes resultados com ferramentas mais efetivas de análise, o que é possível em canais digitais. Embora as mídias tradicionais sejam mais difíceis de mensurar, elas também oferecem recursos para este fim.
Considerações finais
Criar um plano de mídia permite que você não fique na mão com ações e campanhas, tendo uma estrutura adequada e fixa para lidar, um norte para correr quando algo não der certo.
Para isso, é muito importante que as pessoas encarregadas de fazer esse processo estejam o tempo todo ligados nas tendências de mercado, seja em mídias tradicionais ou digitais, para conseguir resultados mais expressivos.
Dessa maneira, você consegue um destaque maior dentro do nicho em que atua, tornando-se uma liderança dentro de seu segmento e aumentando consideravelmente suas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.