Dicas para construir sua autoridade no Google
Autoridade de domínio ou DA é uma pontuação de domínio desenvolvida pela Moz para avaliar a qualidade de um site no Google. Moz, como você já deve saber, é um dos fornecedores pioneiros de soluções de SEO (Search Engine Optimization).
Acredita-se principalmente que o DA é calculado com base em alguns dos principais fatores de classificação que o Google usa em seu algoritmo. Contudo, a pontuação de autoridade de domínio não é um fator direto de classificação do Google.
Frequentemente, os proprietários de sites reclamam que têm uma pontuação de autoridade de domínio alta, mas ainda sem crescimento orgânico. Eles estão enganados, pois não há correlação direta entre o DA e o Google.
Com base em diferentes fatores, o Moz atribui uma pontuação a um site. Essa pontuação de métricas DA varia de 1 a 100. Quanto maior a pontuação do DA, melhor será a qualidade do site que vende escada metalica em u, por exemplo.
Um site com boa autoridade no Google tem diversos benefícios:
- Maior visibilidade;
- Melhor engajamento;
- Aumento do tráfego;
- Aumento das chances de conversão (acesso em compra);
- Maior alcance geral.
Isso também se traduz em maiores chances de o site gerar tráfego orgânico e maiores chances de indexações altas no Google. Sendo assim, confira dicas de como aumentar sua autoridade de domínio do Google.
Melhore o SEO fora da página do seu site
Desde o momento em que o DA surgiu, ele tem sido amplamente utilizado pela equipe de divulgação para entender a qualidade de um site. Os sites com alta autoridade de domínio geralmente têm uma série de domínios de referência de alta qualidade.
Se você está tentando melhorar o DA do seu site, esforce-se para adquirir links de alta qualidade de domínios que tenham DA superior ao seu. Isso irá acelerar o crescimento do seu DA.
Além disso, certifique-se de não receber links de sites com pontuações mais altas de spam. Uma pontuação alta de spam pode resultar na perda de autoridade do site de instalação e manutenção de para-raios, por exemplo, e levar à perda de acessos.
Ao se certificar de que seu site está recebendo links de alta autoridade, você dá um sinal positivo aos algoritmos do Moz sobre a qualidade de seu site. Portanto, sempre mantenha um guia nos links que apontam para o seu site.
Se você tiver um número maior de domínios com links de spam apontando para o site, o DA pode ser atingido gravemente. Sempre faça uma análise completa do backlink (link que redireciona para outro conteúdo do mesmo site).
Você também deve garantir que os links externos em seu site não apontem para domínios com spam. Se você não tiver certeza sobre a qualidade do site ao qual está vinculado, use o atributo de link “não seguir” para ficar mais seguro.
Otimize o SEO na página
Melhorar a qualidade do SEO na página do seu site é fundamental. Isso não apenas melhorará as classificações de domínio no Google, mas também aumentará a pontuação do seu site de porta de aço automatica, por exemplo, na Moz.
No entanto, os fatores na página não afetam diretamente a pontuação DA. Mas se você fizer algo errado, isso pode impactar as classificações no Google e refletir indiretamente em sua pontuação do DA.
A Moz confirmou que seus recursos de aprendizado de máquina permitem fazer alterações intuitivas no DA com base nas flutuações que acontecem no SERP (lista de resultados de buscas na internet).
Portanto, quando uma nova atualização de algoritmo do Google é lançada, as chances são de que os sites que perderam posições também possam testemunhar uma diminuição em sua pontuação DA.
Aqui está uma visão geral do que você deve considerar além de escrever conteúdo de qualidade e envolvente para melhorar suas chances de aumentar a Autoridade de Domínio do seu site.
1. Otimização de palavras-chave
Antes de começar a escrever o conteúdo do seu site, certifique-se de ter um conjunto de palavras-chave para as quais deseja classificar. Assim, a venda de seu vergalhão de aço, por exemplo, torna-se mais simplificada, mesmo sendo complexa.
Obter as palavras-chave certas também significa que você está alinhando o conteúdo com o do público-alvo. Escrever conteúdo que ninguém lê não agrega valor ao seu site e também à sua persona.
2. A novidade do conteúdo
Seu conteúdo pode ficar obsoleto depois de alguns anos ou até meses. Isso pode fazer com que suas classificações orgânicas e pontuação DA diminuam.
Como o DA também é calculado com base no número de palavras-chave classificadas no SERP do Google, no momento em que um pedaço de palavras-chave perde a posição, você pode ver uma redução na pontuação do DA.
Para garantir que as palavras-chave permaneçam nas primeiras posições do SERP do Google, você deve continuar atualizando o conteúdo que está direcionando a maior parte do tráfego para o seu site.
3. Otimização de URL
O URL é, às vezes, o fator mais ignorado na página. Na maioria das vezes, o URL de um site é gerado automaticamente pelo CMS e não é compatível com SEO. Um URL amigável de SEO deve seguir algumas práticas recomendadas.
4. Meta Título
Este é o aspecto mais importante da otimização da página e é considerado um dos fatores de classificação de SEO mais importantes.
A falha em otimizar o título pode resultar na não classificação de suas páginas no SERP do Google e pode resultar na não melhoria da Autoridade de Domínio Moz.
Assim, o seu serviço de impermeabilização com manta liquida não aparecerá entre os primeiros resultados de busca, por exemplo.
Uma vez que a ferramenta On-Page Grader (da Moz para verificar SEO de site) considera o Meta Título como um componente importante, há uma grande chance de que o DA de um site possa oscilar se o título não for otimizado.
5. Meta Descrição
A meta descrição não é um fator de classificação para o Google. No entanto, quando se trata de Moz, ele considera a meta descrição como um fator de classificação integral na página.
A falha em otimizar a descrição com a palavra-chave de foco pode reduzir a classificação geral de sua página da web.
6. Tags de título
O Google confirmou que o H1 (título principal) e outras tags de título usadas em uma página fornecem uma indicação clara sobre os diferentes tópicos cobertos na página. Dessa forma, seu site que vende portão de garagemfica mais ao topo nas buscas, por exemplo.
7. Texto alternativo da imagem
Outro fator importante que o Moz usa para entender a qualidade de uma página é o texto alternativo usado nas imagens.
De acordo com Moz, usar as palavras-chave foco e as palavras-chave LSI (palavra secundária) tem uma “correlação positiva” quando se trata de melhores classificações no Google e também quando se trata de melhorar a Autoridade de Domínio.
8. Links internos
Links internos também são um fator importante de classificação na página para a Moz. Segundo eles, um número ideal de links internos ajudará no melhor rastreamento e também ajudará os usuários a navegarem por diferentes páginas do site.
A Moz recomenda não mais do que 100 links internos em uma página. Este número é relativo ao número de palavras na página. Dessa forma, a página para venda de telha metálica acústica é otimizada e facilita que os clientes a encontrem, por exemplo.
9. Corrigir problemas técnicos de SEO
Um dos motivos pelos quais os algoritmos do Google penalizam os sites é o fato de eles não seguirem as melhores práticas técnicas de SEO.
Muitos redirecionamentos 301 (problemas de servidor), páginas duplicadas, falta de links canônicos, etc., podem levar a uma queda nas classificações de domínio dos sites.
Além disso, você também deve considerar verificar o arquivo Robot.txt, .htaccess , os códigos de erro, a marcação de esquema e o código de status http (que fazem parte da linguagem de programação).
10. Velocidade de carregamento da página
Depois que o Google anunciou a indexação primeiro para dispositivos móveis, um dos fatores mais importantes que o Google considera ao classificar sites é a velocidade de carregamento da página.
Qualquer site que fique atrás do concorrente no que diz respeito à velocidade do site pode ter uma queda nas posições de palavras-chave orgânicas. Assim, vender sua manutenção ar condicionado BH MGpode ser mais difícil, por exemplo.
Além disso, qualquer site que não tenha feito a transição para uma versão responsiva móvel também pode sofrer um apagão do Google SERP. Tudo isso pode impactar indiretamente a Autoridade de Domínio do seu site.
Aumente seus sinais sociais
Embora não se fale muito sobre o impacto dos Sinais Sociais no DA, uma vez que Moz considera muitos fatores externos antes de decidir o DA de um site, acreditamos que o sinal social é um dos fatores.
Embora o Google ainda não tenha confirmado se o Social Signal faz parte do algoritmo, as páginas que se classificam nas primeiras posições no SERP do Google geralmente têm uma alta participação social.
A maneira de aumentar o sinal social do seu site é garantir que você compartilhe ativamente postagens interessantes por meio dos canais oficiais. Além disso, você pode adicionar ícones de mídia social ao site para que o Google possa entender facilmente o sinal.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.