Como aumentar as conversões de seu site?
Aumentar as conversões de leads tem sido uma das prioridades de empresas, por meio de um acompanhamento contínuo de estratégias e seus resultados. Encontrar essa taxa pode ser importante para produzir ações que correspondam aos objetivos desejados.
No texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre o que de fato significa a conversão de leads, sua importância e como ela pode ser colocada em prática com eficiência.
O que e como calcular a conversão de leads?
A conversão de leads nada mais é do que uma ação a ser feita por um cliente, despertada pela própria empresa por meio de múltiplas ferramentas disponíveis. O objetivo de cada ação pode ser o mais variado, dependendo estritamente da própria empresa.
Por exemplo, para uma fabrica de mochilas uma das prioridades da conversão é que o cliente faça uma compra o mais rápido possível. Já para uma empresa de cosméticos, a conversão acontece quando o usuário passa a seguir a sua página na rede social.
Tudo fica cada vez mais palpável de ser verificado por meio do cálculo de conversão, que mostra para a empresa se suas ações estão provendo algum resultado, ou se estão sendo ineficientes para aquele objetivo, o que deve ser sempre acompanhado.
Para encontrar resultados e fazer o cálculo é simples: se um site tem 2000 visitantes e apenas 200 conversões, deve-se dividir 200 por 2000 e depois multiplicar por 100, para encontrar então a porcentagem de conversão que foi feita pela empresa.
Essa é uma maneira interessante de fazer um acompanhamento contínuo, analisando os formatos de comunicação e estratégias ao longo do tempo, o que agrega uma importância à taxa e também ao trabalho executado pelos profissionais envolvidos.
Outro ponto benéfico dessa utilização da taxa de conversão e a importância de seu trabalho é o fato de que a empresa neste momento poderá ser guiada por resultados e objetivos, e consegue compreender estratégias que podem não estar funcionando tão bem.
Por exemplo, se uma clínica médica trabalha a conversão de clientes, mas consegue em três meses uma taxa contínua de 30%, inferior à meta, pode ser possível a modificação de ideias que eram utilizadas, incorporando um estudo mais aprofundado dos erros.
Principais maneiras de aumentar uma conversão
Como entendemos acima, a conversão nada mais é do que uma ação a ser cumprida pelo cliente, e que deve ser induzida pela empresa, por meio de técnicas de indução e também de produção de conteúdos, nas mais diferentes plataformas possíveis.
E para que sua empresa tenha esse objetivo facilmente conquistado, é preciso que ela alinhe suas equipes de produção de comunicação, um canal direto com o público, e passe a produzir um caminho ideal para que esse objetivo seja realizado.
Assim, veja a seguir o que não deve ficar de fora na busca pela conversão.
- Verificar a qualidade dos conteúdos produzidos
Seus clientes provavelmente vão se sentir mais dispostos a produzirem uma ação desejada pela sua empresa a partir do recebimento de conteúdos de altíssima qualidade, por meio de redes sociais, comunicações via e-mail marketing e até mesmo em e-books.
Tudo vai ditar o seu conteúdo, seguindo esse pensamento, se uma empresa de limpeza terceirizada determina que a conversão ocorre quando um possível cliente entra em contato pedindo um orçamento, todo o conteúdo deve induzir a isto da melhor maneira.
Por isso, é importante atentar à qualidade do que é produzido, focando em formatos visuais e verbais dispostos com o que é exigido pelo cliente para que ele se sinta cada vez mais incentivado a se voltar para os desejos que a empresa impõe indiretamente sobre ele.
- Fazer constantes pesquisas com usuários
Não existe uma melhor forma de produzir conteúdos e de ditar comportamentos do que um conhecimento pleno sobre com quem se está lidando. Se para a empresa é importante que o cliente a conheça, é preciso chegar onde ele está, e isso inclui pesquisas em:
- No Google;
- Redes Sociais;
- Públicos do setor;
- Métricas de resultados;
- Formulários;
- Ter um site profissional.
Toda a qualquer ferramenta que puder ser utilizada para filtrar conhecimentos sobre o consumidor devem ser testadas e colocadas em prática. Pois só assim um escritorio de assessoria contábil poderá direcionar seus propósitos com base em um padrão.
Além disso, é importante incorporar feedbacks dentro do trabalho diário. Só assim os clientes vão poder ajudar a melhorar o serviço feito para aqueles que ainda vão se interessar pela empresa, podendo ficar ainda mais próximos da corporação.
- Determinar um bom tom de voz
Estamos sempre propensos, em um sentido de compras, a acreditar mais em empresas que se mantêm em um mesmo ideal de marca, algo que inclui a voz e o posicionamento. Apesar de ser fácil de ser encontrado, é preciso trabalhar bem sua divulgação e incorporação.
Por exemplo, se os clientes e a própria empresa de fomento mercantil focam em um viés ambiental, não há nada melhor do que insistir em uma constituição de linguagens e conteúdos que tenham essa pegada, justamente para agregar coesão e unidade.
Caso contrário, a empresa acaba não criando a consistência para se diferenciar da concorrência e provocar vontades de consumo ou de conversão diversas naquele consumidor, acarretando em maus resultados observados a curto prazo.
- Investir em técnicas de persuasão
A persuasão faz parte da base da conversão, afinal, é a partir dela que uma pessoa pode correr para fechar um negócio, procurar baixar um material produzido pela empresa em seu site ou até mesmo compartilhar mais sobre o negócio com sua base de amigos.
O ideal é trabalhar o copywriting e até mesmo a escrita voltada à experiência do usuário, fazendo com que ele tenha cada vez mais vontade de atender às expectativas que são esperadas pelo negócio, por exemplo, do ramo de soluções financeiras para empresas.
Por exemplo, pesquise bem sobre o seu público e entenda de que maneira ele costuma se comunicar com seus colegas usuários em uma rede social, e coloque dentro da comunicação ganchos que lembrem essa forma de diálogo.
- Focar (sempre) na experiência do usuário
A experiência do usuário é um dos assuntos mais comentados por comunicadores e estrategistas digitais nos últimos anos, pois trabalha com a ampliação dos canais de comunicação para que melhorem a usabilidade dentro da plataforma.
Podemos ver isso em aplicativos de comida ou até mesmo em site de produção de conteúdo, onde os botões e caminhos estão focados para entregar aquilo que o cliente deseja, no momento que ele deseja, de forma prática e sem muitas delongas.
Colocar isso dentro de uma comunicação voltada para conversão pode facilitar, por exemplo, que uma clinica de fisioterapia tenha maiores índices de acesso em seu blog, criando uma audiência fiel e cada vez mais participativa nos conteúdos produzidos.
- Trabalhar bem os CTAs
Os CTAs (Call to Action) são induções colocadas tanto em conteúdos online, como postagens, até as formas de interação presencial, como banners e outdoors, fazendo com que haja uma urgência em converter uma ação naquele momento, como uma compra.
Trabalhar isso é muito fácil. Basta encontrar momentos, geralmente dispostos após a apresentação de um produto ou o oferecimento de um conteúdo informativo, para ressaltar a importância naquele momento de que um cliente faça algo para ter uma solução.
É o caso de uma fabrica de etiquetas adesivas que passa a oferecer uma promoção a partir do acesso de uma página própria de cupons, e que após a apresentação dos produtos que oferecem, ressaltam que é uma chance única, e que o consumidor deve aproveitar.
- Ter como foco a humanização
Hoje em dia, com tantas opções de produtos e serviços no mercado, o cliente tem em mãos o poder de escolha muito maior, o que agrega força para que as empresa deixem de lado modos robotizados e monótonos de comunicação e abram espaço para a humanização.
Por meio dessa forma de abordagem, as empresas passam a entender melhor seus clientes e conversar com eles com proximidade, tanto em um conteúdo verbal e visual, mas sobretudo na maneira como os conteúdos são direcionados dentro dos canais.
Utilizando o exemplo de uma fábrica de camisetas personalizadas que tem como principal objetivo de conversão as compras no Dia das Mães, a humanização pode levar clientes para estrelar campanhas, trazendo uma urgência na compra dos produtos.
Considerações finais
Com as estratégias voltadas para a produção de conteúdo de qualidade, com um site profissional, humanização e reconhecimento do que mais o cliente deseja consumir em um conteúdo ou uma campanha, fica mais fácil prover um aumento significativo na taxa de conversão.
Essa é uma das prioridades dentro das empresas nos últimos anos, e cada vez mais tem sido o foco das equipes para que as vendas aumentem consideravelmente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.