O que é conteúdo evergreen e como produzir conteúdo relevante?
O conteúdo evergreen é um tipo de material muito útil para o marketing, principalmente o de conteúdo. Também conhecido como material perene, ele trata de informações que são consideradas atemporais.
Apesar de o termo não ser muito conhecido, é bem provável que você já tenha entrado em contato com esse tipo de publicação. Os conteúdos perenes são aqueles que não importa quanto tempo depois da publicação sejam encontrados, eles continuam relevantes.
Vivemos em um mundo de informação, onde a cada dia surgem novas possibilidades e novos conceitos. Entretanto, alguns elementos são fixos, e não mudam tão rapidamente quanto nossa tecnologia.
Por isso, algumas publicações acabam mantendo seu potencial de engajamento, e ainda conseguem um acesso maior conforme o tempo passa, pode ser o caso de algo voltado para serviço de processamento de folha de pagamento ou qualquer outro.
Dessa forma, quando você procura um conteúdo que é de fator comum, é provável que este material permaneça assim por um bom tempo. Tome como exemplo um vídeo ensinando a fazer ovos cozidos.
Não importa o tempo que passe, aquele formato de receita permanecerá o mesmo, e permanecerá funcional. Isso significa que esse é um conteúdo evergreen.
Quais são os tipos de conteúdo existentes?
A verdade é que existem diversos conteúdos que podem ser considerados perenes. Qualquer texto que seja introdutório, ou que tenha informações práticas sobre a realização de alguma atividade ou situação acaba sendo considerado perene.
Então, conseguir esse tipo de recurso em sua ação de marketing se torna uma excelente forma de ganhar mais engajamento, seja para a sua empresa de limpeza piso ou de qualquer outro ramo de atuação.
Os conteúdos na internet podem ser de diversos tipos. Quando você aposta em apresentar algo inédito ou recente, está utilizando um conteúdo considerado noticioso. Esse tipo de material busca um engajamento rápido e assertivo.
Depois de um pouco de tempo da publicação, o conteúdo noticioso acaba perdendo o impacto ou ficando ultrapassado, conforme novas notícias o substituem.
Por outro lado, quando você faz uma crítica ou uma resenha de um produto, está criando conteúdo opinativo. Algumas empresas de contabilidade usam esse tipo de recurso para atrair mais atenção para suas companhias.
O conteúdo opinativo também tem data de validade, uma vez que ele conta enquanto o assunto relacionado à opinião é relevante. Quanto menos as pessoas falarem sobre um determinado assunto, mais apagada ficará sua publicação opinativa.
Entretanto, com o conteúdo evergreen, não importa o tempo que passe a informação permanece funcional. A relevância do conteúdo não se desfaz com o tempo, muitas vezes porque esse tipo de texto apresenta conceitos.
Mesmo que haja mudanças em um determinado procedimento, o conteúdo evergreen permanece importante, uma vez que ele é um conteúdo introdutório, criado para que o usuário busque um conhecimento mais aprofundado sobre um determinado tema.
A ideia de um conteúdo evergreen é não ter um prazo de validade, mas algumas empresas consideram que publicações que durem pelo menos dois anos em atividade podem ser enquadradas como perenes.
Assim, você pode criar um material sobre o conceito de serviços contábeis, que certamente ficaria um bom tempo no ar, ou qualquer outro tema parecido, que seja relevante por um longo período.
A importância do conteúdo evergreen
O marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas da atualidade. Quando um cliente tem uma necessidade ou problema, ele vai imediatamente buscar resultados em conteúdo.
O tempo de utilizar o marketing de forma rasa e direta acabou, deixando o conteúdo como um grande diferencial do mercado atual. Quando você pensa em criação de material para engajar com seu público, é importante pensar na relevância que esse conteúdo trará.
O material certo pode atrair uma série de novos clientes para sua empresa, aproveitando esse tipo de conteúdo para iniciar um relacionamento entre consumidor e marca, garantindo assim resultados muito mais adequados.
Para conseguir identificar se um assunto é de fato relevante para sua empresa, o primeiro passo que você deve levar em conta é se ele atinge o público que você está buscando. Entender o seu público-alvo é fundamental para a criação de conteúdo.
Para conseguir uma boa interação com as pessoas que seguem suas redes ou site, é importante que você pense na utilização de uma persona, seja para a sua empresa de manutenção de máquinas de café expresso ou qualquer outra.
A persona nada mais é do que uma figura fictícia, que pode ser utilizada para conseguir respostas sobre a reação de seu público, ela deve ser criada com o máximo possível de informações.
Entretanto, não basta simplesmente escolher os elementos e montar sua persona. É preciso analisar seu público-alvo através de pesquisas, análises de negociações anteriores e outros elementos que consigam explorar com mais tranquilidade estes recursos.
Saiba quais são as vantagens do conteúdo evergreen
Existem diversas vantagens para a utilização desse tipo de recurso. Entendê-las é fundamental para que você consiga identificar a importância de criar conteúdo perene em suas mídias, alcançando assim um público muito maior.
Autoridade da marca
Em um mercado cada vez mais competitivo, conseguir se destacar é fundamental. Você precisa entender todo o potencial que sua empresa consegue explorar para conseguir identificar o quanto as pessoas estão confiando em seu conteúdo.
Quanto mais as pessoas procuram material relacionado a sua empresa, maior é a autoridade dela perante os mecanismos de busca. A autoridade é uma métrica de relevância, que mostra que seu conteúdo vale a pena ser exibido. Ela indica:
- Reputação;
- Confiança do público;
- Relevância nas redes;
- Construção de relacionamento.
Esse tipo de ação apresenta profissionalismo e qualidade para as pessoas que estão procurando esse tipo de assunto em particular, além de identificar que sua empresa apresenta conteúdo sem data de validade.
Isso passa uma segurança muito maior para o cliente, que entende que sua empresa de montagens industriais, ou de outro ramo, é séria e está de fato buscando o melhor para seus clientes.
Aumenta o engajamento
Um dos principais critérios para melhorar seu ranqueamento nos motores de busca é a autoridade. Esse tipo de métrica é conquistada quando as pessoas começam a referenciar sua empresa.
Quando você cria um link perene, é muito comum que outros sites comecem a usar seu material de exemplo. Isso gera uma série de links externos que direcionam para seu site, o que ajuda muito no seu SEO.
A sigla, que significa Search Engine Optimization, lida com a otimização de seu site dentro dos motores de busca. Uma das principais métricas de relevância é o quanto outras pessoas vinculam seu material.
Isso passa uma credibilidade muito maior para a empresa. Quando falamos de um link evergreen, vale lembrar que ele não envelhece, seja sobre coaching de carreira ou outro assunto.
Isso significa que volta e meia uma nova referência é feita, reavivando a página e mantendo um fluxo constante de consumo.
Melhora seu ranqueamento
Conforme mencionamos anteriormente, os conteúdos perenes são muito bons para seu SEO. Quando um cliente digita palavras-chave buscando uma solução, ele ativa algoritmos dos motores de busca.
Esses algoritmos buscam em inúmeros bancos de dados informações relevantes, criando uma lista de conteúdo para que o cliente consiga escolher. Na maioria dos casos, o cliente encontra o que procura entre os primeiros links.
Estar entre esses primeiros é um passo fundamental para aumentar seu potencial de produção. Quanto mais você estiver bem colocado nos motores de busca, maior a chance de os clientes encontrarem seu conteúdo.
Melhora a segmentação
Quando você trabalha com leads, é importante qualificá-los, principalmente para saber quando é a hora de agir. O conteúdo perene é ótimo para separar aqueles leads que estão apenas curiosos e os que realmente querem criar engajamento com um negócio.
Quanto mais segmentados seus leads forem, maiores são as chances de você conseguir conquistar aqueles mais próximos de efetuar uma compra. Isso porque eles estão mais suscetíveis, então é mais fácil sua equipe de vendas agir.
Além disso, o conteúdo evergreen mostra o tipo de material que os clientes estão pesquisando em seu site. Isso faz com que você consiga identificar que tipo de conteúdo adicional criar para melhorar a captação da sua empresa terceirização de serviços de portaria, ou outra.
Considerações finais
O conteúdo evergreen é uma forma de conquistar uma reputação estável e duradoura na internet. Quanto mais desse tipo de conteúdo você tiver, maiores são as chances de conseguir conquistar resultados positivos.
Por isso, trabalhar com o conteúdo perene é uma excelente maneira de conseguir explorar melhor o mercado, e como você pode melhorar enquanto empresa para utilizar com qualidade esse tipo de recurso. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.